Métodos de Ensino
As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão fomentar a participação ativa e a reflexão dos estudantes na aprendizagem e
aprofundamento de conceitos e processos matemáticos, bem como de conhecimentos pedagógicos e didáticos. Poderá recorrer, sempre
que oportuno a situações de ensino e de aprendizagem da matemática a ensinar.
Os métodos serão diversificados e envolverão entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas, aprendizagem
colaborativo e práticas de ensino exploratório.
Resultados de Aprendizagem
MATEMÁTICA
1. Identificar, analisar e aprofundar o conhecimento especializado do conteúdo relativo à matemática a ensinar no 1.º Ciclo do Ensino
Básico (CEB).
2. Desenvolver processos de raciocínio matemático usados na matemática elementar.
3. Conhecer ideias matemáticas nucleares a ser fomentadas no 1.º CEB, tais como: valor de posição, sentido do número, cálculo mental,
sentido espacial, representação e análise de dados.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
4. Identificar, analisar e aprofundar o conhecimento didático necessário para promover aprendizagens matemáticas no 1.º CEB
5. Construir e analisar sequências didáticas, enquadradas no currículo de matemática para o 1.º CEB, para promover a aprendizagem de
matemática elementar nas crianças, consistentes com as formas de pensar e de desenvolvimento das mesmas
6. Desenvolver competências de orquestração instrumental para a implementação de práticas de ensino exploratório e para usar de
artefactos como mediadores epistémicos das aprendizagens.
Programa
MATEMÁTICA
1. Número e sentido de número; valor de posição, modelos para a aritmética, cálculo mental e estimação.
2. Números racionais; diferentes representações de números racionais; sentidos das frações; frações equivalentes; introdução aos
decimais; percentagens.
4. Geometria e sentido espacial: figuras geométricas e propriedades de figuras geométricas.
5. Medida: comprimento, área, volume, capacidade, massa, tempo, dinheiro, ângulo. O sistema métrico.
6. Padrões visuais e padrões numéricos; descobrir e generalizar padrões.
7. Organização e análise de dados.
8. Resolução de problemas e pôr problemas.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
9. Perspetivas sobre o conhecimento didático para promover a aprendizagem dos tópicos matemáticos explorados.
10. Planificação de trajetórias de ensino e de aprendizagem para diferentes tópicos matemáticos.
11. Tarefas matemáticas e artefactos nos processos de ensino e de aprendizagem
12. Avaliação em Matemática: diferentes fins e formatos
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Manuel Lourenço MartinsMétodos de Avaliação
- - Mini Testes - 35.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Trabalho de síntese - 10.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Herring, M., Koehler, M., & Mishra, P. (Eds.). (2016). Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPACK) for educators.
Routledge.
2.Bennett, A., Burton, L., & Nelson, L. (2016). Mathematics for elementary teachers: A conceptual approach. McGraw-Hill
3. Clements, D. & Sarama, J. (2014). Learning and teaching early Math, learning trajectories approach. Routledge
4. Fritz, A., Haase, V., & Rasanen, P. (2019). International handbook of mathematical learning difficulties. Springer
5. National Council of Teachers of Mathematics. (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. APM.
6. Palhares, P., Gomes, A., & Amaral, E. (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel.
7. Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publis.
8. Wu, H. (2017). Compreender os Números na Matemática Escolar. Porto Editora