Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Explicação dos conceitos e exemplificação das atividades didáticas, bem como esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos;
Problematização de conceitos de acordo com as diretrizes curriculares para o 2º CEB;
Exemplificação de estratégias de ensino de conteúdos gramaticais adequadas ao nível de lecionação;
Comentário crítico de textos sobre os conteúdos a lecionar.
Os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua baseia-se na conceção e apresentação de dois trabalhos práticos com o peso total de 100% na nota final (50%+50%). O exame consiste numa prova teórico-prática de peso total 100%.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a fluência leitora, com foco na velocidade, precisão e prosódia, por meio de leituras compartilhadas e individuais.
Promover a escrita progressiva, utilizando estratégias que permitam a evolução gradual na complexidade dos textos produzidos pelos alunos.
Introduzir conceitos de literatura e educação literária, valorizando a diversidade de géneros e estilos textuais.
Promover atividades que estimulem a reflexão sobre as regras e processos gramaticais, contribuindo para o desenvolvimento da consciência metalinguística.
Ressaltar a inseparabilidade entre o ensino da língua e da literatura, promovendo atividades que integrem esses saberes.
Programa
A Oralidade
O discurso oral e o discurso escrito: produção e análise em contexto de ensino
Leitura e Escrita:Especificidades didáticas e desafios no ensino da leitura no 1º CEB
Desenvolvimento da fluência de leitura (velocidade, precisão e prosódia)
A compreensão leitora
Leitura informativa, leitura funcional e leitura literária
Conceitos de literatura, educação literária e promoção da leitura: os textos literários, a literatura para a infância: qualidade e adequabilidade para o 1º CEB
Gramática e domínio de regras e processos gramaticais: conhecimento lexical, sintático, pragmático e discursivo no 1º CEB
Orientações e contributos curriculares e extracurriculares: PASEO e Aprendizagens Essenciais, PNL, mediação leitora das bibliotecas escolares
Os manuais escolares e a produção de materiais didáticos inovadores
Contributo das TIC: vantagens, limitações e fronteiras
Ensino da língua materna no 1º CEB e cruzamentos interdisciplinares com outras áreas do saber.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho 2 - 50.0%
- - Trabalho 1 - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, A., Viana, F. L., & Barbeiro, L. F. (2006). O ensino da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica. Ministério da Educação – PNEP.
Barbeiro, L. F., & Pereira, M. L. Á. (2006). O ensino da escrita: A dimensão textual (com a colaboração de Aleixo, C., & Pinto, M. O.). Ministério da Educação – PNEP.
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística. Ministério da Educação – PNEP.
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência lexical (com a colaboração de Colaço, M., Freitas, M. J., & Gonçalves, A.). Ministério da Educação – PNEP.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fonológica. Ministério da Educação – PNEP.
Gonçalves, F., Guerreiro, P., & Freitas, M. J. (2008). O conhecimento da língua: Percursos de desenvolvimento (com a colaboração de Sousa, O.). Ministério da Educação – PNEP.
Mira Mateus, M. H. (2017). Gramática do Português Contemporâneo. Porto Editora.