Português e Didática do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Explicação dos conceitos e exemplificação das atividades didáticas, bem como esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos;

Problematização de conceitos de acordo com as diretrizes curriculares para o  2º CEB;

Exemplificação de estratégias de ensino de conteúdos gramaticais adequadas ao nível de lecionação;

Comentário crítico de textos sobre os conteúdos a lecionar.

Os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua baseia-se na conceção  e apresentação  de dois  trabalhos práticos com o peso total de 100% na nota final (50%+50%). O exame consiste numa prova teórico-prática de peso total 100%.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver a fluência leitora, com foco na velocidade, precisão e prosódia, por meio de leituras compartilhadas e individuais.

Promover a escrita progressiva, utilizando estratégias que permitam a evolução gradual na complexidade dos textos produzidos pelos alunos.

Introduzir conceitos de literatura e educação literária, valorizando a diversidade de géneros e estilos textuais.

Promover atividades que estimulem a reflexão sobre as regras e processos gramaticais, contribuindo para o desenvolvimento da consciência metalinguística.

Ressaltar a inseparabilidade entre o ensino da língua e da literatura, promovendo atividades que integrem esses saberes.

Programa

A Oralidade

O discurso oral e o discurso escrito: produção e análise em contexto de ensino

Leitura e Escrita:Especificidades didáticas e desafios no ensino da leitura no 1º CEB

Desenvolvimento da fluência de leitura (velocidade, precisão e prosódia)

A compreensão leitora

Leitura informativa, leitura funcional e leitura literária

Conceitos de literatura, educação literária e promoção da leitura: os textos literários, a literatura para a infância: qualidade e adequabilidade para o 1º CEB

Gramática e domínio de regras e processos gramaticais: conhecimento lexical, sintático,  pragmático e discursivo no 1º CEB

Orientações e contributos curriculares e extracurriculares: PASEO e Aprendizagens Essenciais, PNL,  mediação leitora das bibliotecas escolares

Os manuais escolares e a produção de materiais didáticos inovadores

Contributo das TIC: vantagens, limitações e fronteiras

Ensino da língua materna no 1º CEB e cruzamentos interdisciplinares com outras áreas do saber.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho 2 - 50.0%
  • - Trabalho 1 - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, A., Viana, F. L., & Barbeiro, L. F. (2006). O ensino da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica. Ministério da Educação – PNEP.

Barbeiro, L. F., & Pereira, M. L. Á. (2006). O ensino da escrita: A dimensão textual (com a colaboração de Aleixo, C., & Pinto, M. O.). Ministério da Educação – PNEP.

Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística. Ministério da Educação – PNEP.

Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência lexical (com a colaboração de Colaço, M., Freitas, M. J., & Gonçalves, A.). Ministério da Educação – PNEP.

Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fonológica. Ministério da Educação – PNEP.

Gonçalves, F., Guerreiro, P., & Freitas, M. J. (2008). O conhecimento da língua: Percursos de desenvolvimento (com a colaboração de Sousa, O.). Ministério da Educação – PNEP.

Mira Mateus, M. H. (2017). Gramática do Português Contemporâneo. Porto Editora.