Métodos de Ensino
O Seminário decorrerá semanalmente, implicando o recurso a:
a. Explanações dos docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;
b. Seleção, preparação e planificação de temas a implementar na sala de aula;
c. Construção de instrumentos de: observação/avaliação, planos de atividades e materiais didáticos;
d. Reflexão sobre a prática de sala de aula e sobre a aprendizagem do estagiário em diferentes situações pedagógicas;
e. Discussão e resolução de situações-problema identificadas no estágio;
f. Orientação e acompanhamento do Dossiê de Estágio
Resultados de Aprendizagem
– Dominar o conhecimento de princípios e métodos que permitam capacitar os futuros docentes para a adoção de atitude investigativa no
desempenho profissional em contexto específico, com base na compreensão e análise crítica de investigação relevante.
– Perspetivar e fundamentar a ação pedagógica no quadro integrador dos princípios e valores do currículo em Educação Básica.
– Adequar os conhecimentos teóricos às exigências da docência nas áreas curriculares ou disciplinas abrangidas pelo respetivo domínio de
habilitação para a docência.
– Levantar pistas consistentes de intervenção e investigação educativas e formular hipóteses de trabalho e projetos de investigação e
intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.
– Perspetivar a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar e utilizar a avaliação
como regulador pedagógico.
-Planificar a intervenção educativa nos domínios de Português e de HGP.
Programa
Para cada um dos domínios: História e Geografia de Portugal e Português:
1.Observação e avaliação em contexto educativo:
a. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação.
b. Análise e interpretação dos dados.
2.Construção Curricular – dos normativos legais à planificação das intervenções.
3.Intervenção educativa e reflexão crítica sobre as práticas.
Métodos de Avaliação
- - Prova Pública - 100.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Alarcão, I., Tavares, J. (2010). Supervisão da Prática Pedagógica – Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª edição).
Almedina.
Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In G. (org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). APM.
Borich, G. D. (2015). Observation Skills for Effective Teaching. Research-Based Practice. Routledge.
Estrela, A. (1984). Teoria e Prática de Observação de Classes. Uma Estratégia de Formação de Professores. INIC.
Lopes, J. A. (2009). Comportamento, Aprendizagem e “Ensinagem” na Ordem e Desordem da Sala de Aula. Psiquilibrios Edições.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. Fundação Manuel Leitão.
Gaspar, M. I. (2019). Supervisão em Contextos de Educação e Formação. Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leitão.
Mesquita, E., Roldão, M. C. (2017). Formação Inicial de Professores. A supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha.
Edições Sílabo