Português no 2º Ciclo do Ensino Basico

Métodos de Ensino

Exposição de conceitos/temas com esclarecimento de dúvidas durante a abordagem teórico-prática. Com metodologia dominantemente prática, as aulas expositivas serão complementadas pela participação dos discentes com apresentação de trabalhos desenvolvidos quer durante o seu decorrer, quer como trabalho autónomo. Serão utilizados materiais multimédia, manuais de ensino do Português do 5º e 6º anos e textos literários selecionados pela docente, bem como textos de apoio disponíveis.

A avaliação contínua far-se-á por meio de um trabalho de apresentação oral  com o peso de 40% da nota final e um segundo trabalho de apresentação oral complementado com uma versão escrita com o peso global de 60% da nota final (escala 0 a 20).

A avaliação final resulta de exame final escrito com o peso de 100% da nota final (escala 0 a 20).

Considera-se aprovado nos exames o aluno que obtenha uma classificação igual ou superior a dez valores. Entre 7,5 e 9,4 valores na prova escrita final será admitido a oral .

Resultados de Aprendizagem

1.Desenvolver a reflexão, análise e crítica sobre textos.

2. Compreender a funcionalidade de conceitos e códigos dos textos lírico, narrativo e dramático.

3. Exercitar a leitura literária.

4. Desenvolver práticas e metodologias críticas de análise do texto literário.

5. Conhecer e utilizar estratégias interpretativas adequadas à leitura-interpretação de textos literários.

6. Adquirir saberes e competências (re)utilizáveis na prática pedagógica futura.

7. Refletir sobre a aplicação prática em contexto escolar dos conteúdos abordados.

8. Preparar orientações metodológicas de investigação.

Programa

1. Reflexão crítica sobre o texto literário: comentário e análise.

2. Comunicação linguística/comunicação literária; dimensão estética da literatura; núcleo e periferia do sistema literário.

2.1. Literário/não literário.

2.2. Intertextualidade, memória literária, enciclopédia pessoal.

3. Periodização literária: incidência em obras da literatura portuguesa de acordo com a Prática Pedagógica.

4. Texto poético: forma e expressão; retórica e emergência do sujeito.

5. Texto narrativo: questões de representação; autor empírico, autor textual, narrador; espaço e perspetiva narrativa; tempo e sintaxe narrativa.

6. Texto dramático/texto teatral.

7. Processo de leitura.

7.1. Leitura compreensiva: competências literária, linguística e textual.

7.2. Recetor, destinatário, leitor.

7.3. Leitura controlada, indeterminação textual e liberdade interpretativa.

7.4. Receção leitora e práticas educativas.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
  • - Apresentação oral de trabalho - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AGUIAR e SILVA, As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa, Almedina, 2010.

AGUIAR e SILVA, Teoria da Literatura, 8ª ed, Almedina, 2018.

AA.VV., O Cânone, Tinta da China, 2020.

BAUDELAIRE, A invenção da modernidade, Relógio d’Água, 2020.

BERNARDES, J. A. Cardoso, Literatura e Ensino do Português, Fund. Francisco M. Santos, 2013.

CEIA,C(coord.,2005-11), E-Dicionário de Termos Literários (EDTL),CETAPS,FCSH/UL&FLUP,http://www.edtl.com.pt/index.htm

EAGLETON, Terry, Como Ler Literatura, Ed. 70, 2021.

FRYE, Northrop, Elogio da Literatura, Ed. 70, 2022.

LODGE, David, A Consciência e o Romance, Asa, 2009.

PEREIRA, J. C. Seabra, As Literaturas em Língua Portuguesa, Gradiva, 2020.

REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos Literários, 2ª ed, Almedina, 2015.

STEINER, George, O Silêncio dos Livros, Gradiva, 2007.

WOOD, James, A Herança Perdida, Quetzal,2012.

AGUIAR e SILVA, As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa, Almedina, 2010.

AGUIAR e SILVA, Teoria da Literatura, 8ª ed, Almedina, 2018.

AA.VV., O Cânone, Tinta da China, 2020.

BAUDELAIRE, A invenção da modernidade, Relógio d’Água, 2020.

BERNARDES, J. A. Cardoso, Literatura e Ensino do Português, Fund. Francisco M. Santos, 2013.

CEIA,C(coord.,2005-11), E-Dicionário de Termos Literários (EDTL),CETAPS,FCSH/UL&FLUP,http://www.edtl.com.pt/index.htm

EAGLETON, Terry, Como Ler Literatura, Ed. 70, 2021.

FRYE, Northrop, Elogio da Literatura, Ed. 70, 2022.

LODGE, David, A Consciência e o Romance, Asa, 2009.

PEREIRA, J. C. Seabra, As Literaturas em Língua Portuguesa, Gradiva, 2020.

REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos Literários, 2ª ed, Almedina, 2015.

STEINER, George, O Silêncio dos Livros, Gradiva, 2007.

WOOD, James, A Herança Perdida, Quetzal,2012.