Resultados de Aprendizagem
Pretende-se apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis TCM (Teacher Classroom Management), que permitirão aos formandos:
– aumentar a utilização de abordagens educativas pró-ativas e reduzir as negativas;
– promover nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva;
– contribuir para a redução da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação;
– favorecer o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo
Programa
1. A construção de relações positivas com as crianças e as famílias
2. O educador/professor pró-ativo. A construção e utilização de planos
de comportamento
3. A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio
4. A motivação das crianças através de incentivos
5. A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar
6. A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das
consequências
7. Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas pelas crianças
Métodos de Avaliação
- - elementos de avaliação contínua - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Gaspar, M. F. (2017). Arquitetos de soft skills? Os/as educadores/as de infância do séc. XXI. Cadernos de Educação de Infância: Especial 30 anos, 112, 92-97.
Reinke, W. M., Stormont, M., Webster‐Stratton, C., Newcomer, L. L., & Herman, K. C. (2012). The incredible years teacher classroom management program: Using coaching to support generalization to real‐world classroom settings. Psychology in the Schools, 49(5), 416-428.
Seabra-Santos, M., Gaspar, M., Tatiana, H., Azevedo, A., Silva, I., Vera, V. (2016). Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto & R. Raimundo (org.). Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261.
Vale, V. (2012). Tecer para não ter de remendar: O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância (Dissertação de Doutoramento não publicada). Disponível em https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/handle