Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter conhecimentos de base de Psicologia Infantil (desenvolvimento infantil, das técnicas de condicionamento clássico e operante); de anatomo-fisiologia e patologia do sistema audio- vestibular; de genética em audiologia, bem como conhecimentos básicos de audiologia clínica, no que respeita à avaliação audiológica.
Métodos de Ensino
A UC funcionará com aulas teórico-práticas e práticas.
Aulas teórico-práticas
Será utilizado o método expositivo com recurso a meios audiovisuais, com momentos ativos individuais e em grupo de interação entre estudante e docente, que permitem a compreensão dos conteúdos programáticos e a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem. Será utilizada a metodologia de estudos de caso (Case Studies), analisados e discutidos pelo grupo durante a aula, com necessidade de acesso a recursos digitais, pelo que a presença de um computador por grupo de trabalho é fundamental.
São também disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.
Aulas práticas
Serão lecionadas no laboratório de Audiologia e em meio hospitalar, com contacto direto entre o estudante e casos clínicos reais, possibilitando colocar em prática as técnicas de avaliação da audição em crianças, anteriormente estudadas.
Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e, como complemento de formação.
Resultados de Aprendizagem
– Avaliar e identificar a hipoacúsia em função do seu tipo e grau;
– Descrever e classificar a hipoacúsia em função da idade de aparecimento;
– Relacionar a etiologia da perda auditiva na criança com os diferentes tipos e graus;
– Avaliar criticamente situações de perda auditiva sensorioneural minor, flutuante e progressiva;
– Interpretar e relacionar as diferentes técnicas de condicionamento;
– Aplicar eficazmente as diferentes técnicas de avaliação audiológica nas crianças, em função da idade.
Programa
1 – Classificação da hipoacúsia – 2h
1.1 – Em função do tipo e grau de perda auditiva
1.2 – Em função da idade de aparecimento
2 – Técnicas de condicionamento- 6h
3 – Técnicas de avaliação audiológica em lactentes e crianças- 12h
3.1 – Testes com sons complexos
3.2 – Testes com sons puros
3.2.1 – Reflexo de Orientação Condicionada (ROC)
3.2.2 – Peep – Show
3.2.3 – Block – Test
3.2.4 – Provas de discriminação tonal
3.3 – Audiometria vocal
3.3.1 – Testes vocais de perceção
3.3.2 – Testes vocais de identificação sonora
3.3.3 – Testes vocais de compreensão
4 – Etiologia da surdez na criança – 12h
4.1 – Surdez hereditária
4.2 – Surdez adquirida
4.3 – Surdez sensorioneural minor
4.4 – Surdez sensorioneural flutuante e progressiva
4.5 – Neuropatia auditiva
5 – Modelo interativo da consulta de surdez – 3h
6 – Apresentação/discussão dos trabalhos de grupo – 6h
7 – Esclarecimento de dúvidas – 2h
8 – Avaliação – 2h
Matriz prática: os alunos serão divididos em 5 grupos, num total de 150h
Docente(s) responsável(eis)
Carla Sofia Duarte de Matos SilvaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
– Bess, F H.; Gravel, J S. (2006). Foundations of pediatric audiology : identification and assessment. San Diego, CA : Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-108-2
– Bluestone, Charles D. ; Simons, Jeffrey P. ; Healy, Gerald B. (2014) Pediatric otolaryngology. 5th edition. Shelton, Connecticut : People’s Medical Publishing House-USA, 2 volumes. ISBN 978-1-60795-018-9 (2 volumes).
– Madell, J R.; Flexer, C; Alexiades, G (2008). Pediatric audiology : diagnosis, technology, and management. New York; Stuttgart : Thieme, ISBN 978-1-60406-001-0
– Madell, J R.; Flexer, C (2019).Pediatric Audiology Casebook. New York. Thieme, ISBN 13: 9781626234031
– Northern, J; Downs M. (2014). Hearing in Children, 6th edition, Plural Publishing inc, San Diego USA, ISBN 9781597563925
– Orlando M S.; Prieve B A. (1998). Models for universal newborn hearing screening programs. In: Spivak LG. Universal newborn hearing screening. New York Thieme Medical Publishers; Inc.
– Samantha Anne, Judith Lieu, Margaret Kenna (2018). Pediatric Sensorineural Hearing Loss: Clinical Diagnosis and Management. 1st Edition. Plural Publishing. ISBN13: 978-1-63550-011-0
– Seewald, R.; Tharpe, A M. ed. lit. (2011). Comprehensive handbook of pediatric audiology [1st ed.], San Diego; Oxford; Brisbane: Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-245-4
– Year 2019 Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs. Disponivel em: http://www.jcih.org
Bibliografia Complementar:
– Anne Marie Tharpe, Richard Seewald (2017) Comprehensive Handbook of Pediatric Audiology. 2nd Edition. Plural Publishing. ISBN13: 978-1-59756-615-5
– Newton, V. (2009). Paediatric Audiological Medicine. Second Edition. Wiley-Black Well, UK, ISBN 978-0-470-31987-1
– Rehm, H. L.,Williamson, R. E., Kenna, M. A., Korf, B. R.(2003). Understanding the genetics of deafness. A guide for patients and families. Harvard Medical School, Center for Hereditary Deafness. Cambridge, USA