Psicoacústica

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de: anatomo-fisiologia do sistema auditivo, acústica, audiologia clínica, processos cognitivos e tecnologias de reabilitação auditiva.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas expositivas com recursos audiovisuais; demonstrações práticas dos diferentes conceitos estudados: no laboratório; através de simulações audio e audiovisuais e interativas; visionamento de vídeos e escuta de áudios; exploração de websites científicos e de softwares/aplicações na área da psicoacústica; quizzes; análise de artigos científicos; trabalhos de grupo; atendimento aos estudantes no gabinete da docente/à distância e apoio na pesquisa de bibliografia para os trabalhos. Até 25% das aulas poderão ser lecionadas à distância.

 

Resultados de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos a capacidade de adquirir os conceitos básicos no âmbito da Psicoacústica, definir e compreender os vários fenómenos psicoacústicos e saber relacioná-los com as aplicações práticas em Audiologia.

Programa

–       Introdução à Psicoacústica; Perceção auditiva; Métodos psicofísicos; Sensibilidade diferencial; Gama dinâmica da audição; (7h)

–       Perceção temporal dos sons: Resolução Temporal; Ordenação Temporal; Integração Temporal; Mascaramento Temporal; (3h)

–       Loudness; Recrutamento Auditivo; Fadiga Auditiva; Temporary Threshold Shifts; Adaptação Auditiva; Habituação Auditiva; (7h)

–       Pitch; Efeito de Máscara; Banda Crítica; Psychoacoustic Tuning Curves; (7h)

–       Audição Binaural; Localização Sonora; Binaural Masking Level Differences; (5h)

–       Timbre; Perceção da música; Ilusões Auditivas e Audiovisuais; (3h)

–       Aplicações Práticas; Demonstrações e simulações audio e audiovisuais no âmbito da psicoacústica; (6h)

–       Apresentação da Unidade Curricular e marcação de datas de avaliação; Apresentação de trabalhos; Esclarecimento de dúvidas; Avaliação escrita. (7h)

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Jordão Nazaré

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária:

Allen, P. (2007). Acoustics and psychoacoustics. In R. Roeser, M. Valente, & H. Hosford-Dunn. Audiology diagnosis: audiology. (2nd ed., pp.153-180). NY: Thieme Medical Publishers, Inc.
Gelfand, S. A. (2016). Essentials of audiology. (4rd ed). NY: Thieme Medical Publishers, Inc.
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisboa: Serviço de Educação de Bolsas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Moore, B. (2008). An introduction to the psychology of hearing. (5th ed.). San Diego: Academic Press.
Moore, B. (2007). Cochlear hearing loss: Physiological, psychological and technical issues. (2nd ed.). Chichester: John Wiley & Sons, Lda.
Plack, C. J. (2005). The Sense of Hearing. Hove: Psychology Press.
Yost, W., Popper, A., Fay, R. (2008). Auditory Perception of Sound Sources. Chicago: Springer.

Secundária:

Clark, G. (2003). Psychophysics. In G. Clark. Cochlear implants: fundamentals and applications. (pp.296-380). New York: Springer.
Fastl, H. & Zwicker, E. (2007). Psychoacoustics: Facts and models. (3rd ed.). Berlin: Springer. Berlin.
Florentine, M., Popper, A., & Fay, R. (2011). Loudness. Springer Handbook of Auditory Research. New York: Springer.
Gelfand, S. A. (2010). Hearing: An Introduction to Psychological and Physiological Acoustics (5th ed.). London: Informa Healthcare.
Monteiro, L. & Subtil, J. (2018). Audiologia, som e audição das bases à clínica. (1ª ed.) Massamá: Círculo Médico.
Hurley, R. & Fulton, S. (2007). Psychoacoustic considerations and implications for the diagnosis of (C)APD. In F. Musiek, & G. Chermak, Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder: Auditory neuroscience and diagnosis. (pp.13-51). San Diego: Plural Publishing, Inc.
Lentz, J. J. (2020). Psychoacoustics: perception of normal and impaired hearing with audiology applications. San Diego, CA: Plural Publishing.
Plack, C. J., Oxenham, A., Fay, R., & Popper, A. (2005). Pitch. Neural Coding and Perception. Springer Handbook of Auditory Research. New York: Springer.
Schnupp, J., Nelken, I., & King, A. (2011). Auditory neuroscience: Making sense of sound. Cambridge: MIT Press.