Comunicação não Oral e Língua Gestual

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais. Realização de trabalhos de grupo em sala de aula. Serão analisados e discutidos vídeos de casos clínicos com diferentes tipos de dificuldade de comunicação, e explorados materiais/equipamentos relacionados com a comunicação aumentativa e alternativa.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender a comunicar através da LGP sempre que necessitam.

Resultados de Aprendizagem

– Melhorar a comunicação com pessoas com dificuldades comunicativas;
– Conhecer e caracterizar diferentes formas de comunicação;
– Conhecer meios de comunicação não oral e estratégias facilitadoras para a comunicação efetiva;
– Melhorar a comunicação verbal e não verbal e conhecer tecnologias de apoio para a comunicação;
– Perceber a especificidade da comunicação na multideficiência e no envelhecimento;
– Adquirir conhecimentos sobre a Surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP);
– Adquirir competências básicas que permitam compreender e utilizar a LGP;
– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com a pessoa surda.

Programa

Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação – 2h
Noções sobre Comunicação humana, linguagem, língua e fala – 4h
Caracterização da Língua vs Linguagem – 3h
Função e caracterização da Comunicação Não verbal – 3h
Classificação e função dos sistemas de comunicação Aumentativa e Alternativa – 6h
Diferentes tipos de tecnologias de apoio para a comunicação – 6h
Tipo de utilizadores e critérios de comunicação (patologias mais frequentes da comunicação) – 6h
Envelhecimento e comunicação – 3h
Estratégias facilitadoras para a comunicação – 4h

O Implante Coclear e o constructo surdo – 3h

Contextualização histórico-social da LG – 4h 
Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas visuais -5h
Cultura e Identidade Surdas – 6h
A LGP como um meio de comunicação verbal – 15h
– Princípios básicos de organização linguística da LGP
– Vocabulário quotidiano e estratégias simples de comunicação
– Vocabulário aplicado à audiologia

Apresentação do trabalho de grupo – 3h

Avaliação escrita – 2h

Docente(s) responsável(eis)

Maria Ines Cardoso Araujo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AmaraL, M., et al. Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1994
Correia, I. et al. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Limguísticos de Morfologia e Signwriting, Lisboa, Sítio do livro, 2021
Correia, I., et al. Línguas de Sinais: Cultura, Educação, Identidade. Lisboa, Sítio do Livro, 2019
Downing, J. Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 1999
Faria, I. et al. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Caminho, 1996
Boesch M. & Fonte, A. Effective Augmentative and Alternative Communication Practices: A Handbook for School-Based
Practitioners New Yourk:. Publisher: Routledge – Taylor Francis Group, 2019
Mateus; M. et al. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2004
Sandler, W. & Lillo-Martin. Sign Language and Linguistic Universals. Cambridge: University Press, 2006
Tetzchner, S. & Martinsen, H. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora, 2000

Secundário:
– Amaral, Isabel & Santos, Mónica. 2017. A Língua Gestual Portuguesa no Ensino e na Saúde.
– Amaral, Marta. 2021. Healthcare Interactions with Deaf Patients: Portuguese Sign Language Perspective.
– Martins, João Paulo, & Freitas, Maria José. 2018. Portuguese Sign Language: A Comprehensive Introduction.
– Mendes, Carlos, & Ribeiro, Sofia. 2022. Manual de Língua Gestual Portuguesa para Profissionais de Saúde.
2022
– Oliveira, Miguel. 2015. Língua Gestual Portuguesa: Introdução à Linguagem Gestual.
– Oliveira, Rita. 2019. Teaching Portuguese Sign Language to Healthcare Students: Strategies and Outcomes.
– Quinto-Pozos, David. 2013. Sign Languages in Contact.
– Rocha, Cláudia. 2014. Sign Language Interpreting and the Health Sector in Portugal.
– Silva, Ana Sofia. 2020. Communicating in Portuguese Sign Language: Health Contexts.
– Venade, Filipe. 2016. Linguística da Língua Gestual Portuguesa.