Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As aulas visam uma metodologia ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos, favorecendo uma iconografia abundante em detrimento do ensino meramente teórico-descritivo.
As aulas teórico-práticas têm como objetivo complementar as aulas teóricas, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos fisiológicos em situações práticas e reais. Com este fim, serão analisados casos clínicos relevantes para a prática profissional futura dos alunos, plataformas online de simulação e conteúdos em vídeo. Serão ainda realizadas fichas de trabalho durante as aulas teórico-práticas, permitindo aos alunos receber feedback imediato sobre a aquisição de conhecimento e identificar áreas que precisam de ser reforçadas ou aprofundadas em aula.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos essenciais são a aprendizagem e o desenvolvimento da aplicação de conhecimentos da Anatomia e Fisiologia Humana, numa perspetiva moderna e de utilidade prática no futuro profissional dos alunos que concluírem este curso.
As capacidades que se pretendem desenvolver situam-se ao nível da observação, identificação de estruturas anatómicas em figuras, modelos e mesmo no cadáver, bem como na compreensão das funções básicas e funcionamento normal dos órgãos e sistemas.
Nesta medida desenhou-se um programa da disciplina que pretendemos, preencha as necessidades específicas de conhecimentos básicos em anatomia e fisiologia, que difere segura e assumidamente, dos programas clássicos destas disciplinas.
A contextualização clínica dos conceitos anátomo-fisiológicos será também uma realidade constante e permanente ao longo dos diversos temas do curso, porque a achamos de grande relevância e interesse, efetivo e prático, para os alunos.
Programa
A. ANATOMIA DO TÓRAX
B. FISIOLOGIA DO TÓRAX – SISTEMA RESPIRATÓRIO
C. FISIOLOGIA DO TÓRAX – SISTEMA CIRCULATÓRIO
D. ANATOMIA DO ABDÓMEN E PÉLVIS
E. FISIOLOGIA ABDOMINO-PÉLVICA – SISTEMA DIGESTIVO
F. FISIOLOGIA ABDOMINO-PÉLVICA – SISTEMA URINÁRIO
G. FISIOLOGIA ABDOMINO-PÉLVICA – SISTEMA REPRODUTOR
H. ANATOMIA DOS MEMBROS SUPERIOR E INFERIOR
I. FISIOLOGIA DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Fernandes SerranoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
– MOORE, KL., DALLEY AF (2017). CLINICALLY ORIENTED ANATOMY. 8ª ED., LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS, BALTIMORE.
– NETTER FH (2018). ATLAS OF HUMAN ANATOMY, 7ª ED., SAUNDERS, ELSEVIER.
– SEELEY, R., STEPHENS, T., TATE, P. (2016). ANATOMIA E FISIOLOGIA. 10ª ED., LUSOCIÊNCIA
– ESPERANÇA PINA JA. (2015). ANATOMIA HUMANA DA LOCOMOÇÃO, 5ª ED., LISBOA, LIDEL.
– SOBOTTA J, PUTZ R, PABST (2018). SOBOTTA ATLAS OF HUMAN ANATOMY (2 VOLS). 16ª ED., LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS.
– GRAY´S ANATOMY (2015). 41ª ED, CHURCHILL LIVINGSTONE, LONDRES.
– IRA FOX, S. (2018). HUMAN PHYSIOLOGY. 15ª ED, MCGRAW-HILL SCIENCE
– GUYTON, AC., HALL, JE. (2015). TEXTBOOK OF MEDICAL PHYSIOLOGY. 13ª ED, SAUNDERS.
– BERNE, R., LEVY, M. (2005). PRINCIPLES OF PHYSIOLOGY. ELSEVIER MOSBY. 4TH ED.
– TRESGUERRES, J. (2010). FISIOLOGIA HUMANA. MCGRAW-HILL. 4TH ED.
– WANDER J., SHERMAN J., LUCIANO, D. (2001). HUMAN PHYSIOLOGY. MCGRAW HILL. 8TH ED.
– MEDEIROS, J.A.S. – FISIOLOGIA HUMANA E CONCEITOS DE FISIOPATOLOGIA
– MACHADO, H. (2018) – FISIOLOGIA CLÍNICA. LIDEL ED.