Tecnologias de Reabilitação Auditiva

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deverá ter conhecimentos de Acústica, de Processamento de sinal na fala e audição, de Psicoacústica bem como conhecimentos básicos de Audiologia Clínica.

 

 

Métodos de Ensino

A UC funcionará com aulas teórico-práticas e práticas.

Aulas teórico-práticas

Será utilizado o método expositivo com recurso a meios audiovisuais, com momentos ativos individuais e em grupo de interação entre estudante e docente, que permitem a compreensão dos conteúdos programáticos e a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem. 

São também disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.

Aulas práticas

Aulas lecionadas no laboratório de Audiologia que permitem a consolidação dos conhecimentos obtidos nas aulas teórico-práticas, aumentando as competências e aptidões dos estudantes ao poderem identificar e selecionar a ajuda técnica mais indicada a cada programa /Plano individual de Reabilitação Auditiva.

Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e, como complemento de formação.

 

 

 

 

Resultados de Aprendizagem

Identificar, caracterizar e aplicar eficazmente as diferentes tecnologias de reabilitação auditiva.

Programa

Componentes dos aparelhos auditivos (2 horas)

Tipos de aparelhos auditivos (2 horas)

        – Aparelhos auditivos resistente à água

Tipos, materiais e modificações acústicas dos moldes auriculares: Processo de tomada de impressão; moldes para aparelhos auditivos; Protetores de ruído, Protetores de natação; In ears (4 horas)

Diferentes tipos de compressão (2 horas)

Uso da tecnologia para melhorar a discriminação da fala no ruído (2 horas)

        – Novas gerações de microfones

Regras de pré-seleção (2 horas)

Aparelhos auditivos digitais (2 horas)   

        – Transposição frequencial

Adaptação protésica no adulto (2 horas)

Adaptação protésica na criança (2 horas)

Métodos de avaliação funcional em reabilitação auditiva (2 horas):

Implantes auditivos (4 horas)   

        – Implantes osteo-integrados

        – Implantes de ouvido médio

        – Implantes cocleares

        – Implantes do tronco cerebral

Sistemas de apoio à escuta (2 horas):

        – Anel magnético

        – Sistemas de FM

        – Tecnologia Bluetooth

        – Auracast

Avaliação (2 horas)

Matriz prática: os alunos serão divididos em 5 grupos, num total de 150h.

 

Docente(s) responsável(eis)

Carla Sofia Duarte de Matos Silva

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

CALVO PRIETO, Juan Carlos ; MAGGIO DE MAGGI, Mariana – Mi hijo tiene una pérdida auditiva : audífonos e implantes cocleares : guía para padres. Septima edición. [Madrid] : Programa Infantil Phonak, 2022. 97 p.

CLARK, G., 2003 – Cochlear implants: fundamentals and applications. New York: Springer, cop. XXXVIII, 830 p. ISBN 0-387-95583-6.

DILLON, H. (2012) Hearing aids. 2nd edition. Sydney ; New York ; Stuttgart : Boomerang Press : Thieme ISBN 978-1-60406-810-8

HULL, R, 2001, Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4ª Edição, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

KATZ, J. 2009, Handbook of Clinical Audiology, 6th Edition, Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.

MCCREERY, Ryan W. ; WALKER, Elizabeth A. – Pediatric amplification : enhancing auditory access. [1st ed.]. San Diego, CA : Plural Publishing, cop. 2017. [xvi], 251 p. ISBN 978-1-59756-992-7.

RICKETTS, T. A.; BENTLER, R., MUELLER, H. G. (2019) Essentials of Modern Hearing Aids – Selection, Fitting, and Verification, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-853-1

SANDLIN, R, 2000, Textbook of Hearing Aid Amplification, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

SCHNUPP, Jan ; NELKEN, Israel ; KING, Andrew, 2011, Auditory neuroscience : making sense of sound. [1st ed.], Cambridge, Mass. : MIT Press, ISBN 978-0-262-11318-2

TYE-MURRAY, N.2009, Foundations of Aural Rehabilitation, Chilbren, Adults and Their Family Members, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

VALENTE, M. et al, 2000, Audiology Treatment, New York, Thieme.

VALENTE, Michael, ed. lit., 2002, Strategies for selecting and verifying hearing aid fittings, 2nd ed. New York ; Stuttgart : Thieme, ISBN 3-13-125-802-0

ZENG, FAN-GANG; POPPER, ARTHUR; FAY, RICHARD., 2012, Auditory Prostheses – New Horizons, Springer, New York. ISBN 978-1-4614-2990-6

 

Bibliografia Complementar:

CLARK, G. et al, 1997, Cochlear implantation for infants and children, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

MUELLER, H. et al, 1992, Probe Microphone Measurements, Hearing Aid selection and assessment, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

TAYLOR, B., MUELLER, G. (2021). Fitting and Dispensing Hearing Aids. 5ª edição, Plural Publishing, 978-1-63550-210-7.