Conhecimentos de Base Recomendados
– O estudante deve saber e compreender a anatomofisiologia do sistema vestibular;
– O estudante deve saber as patologias mais frequentes do sistema vestibular;
– O estudante deve ter os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Vestibulogia I.
Métodos de Ensino
– Aulas teórico-práticas de ensino expositivo, Interrogativo e Ativo, com recurso a meios audiovisuais;
– Realização de trabalhos em pequenos grupos, em sala de aula para melhorar interiorização dos conteúdos teóricos;
– Serão analisados artigos científicos e vídeos com diferentes tipos de nistagmos e de manobras para a VPPB;
– As aulas práticas decorrerão no laboratório de audiologia onde terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender numa dinâmica de roleplay.
Resultados de Aprendizagem
– Adquirir conhecimentos sobre o equilíbrio postural, os sintomas vestibulares e os diferentes tipos de nistagmos;
– Adquirir conhecimentos sobre a anamnese do indivíduo com alterações vestibulares;
– Adquirir conhecimentos sobre a realização e interpretação da avaliação do RVE e do RVO, através dos diferentes testes;
– Adquirir conhecimento sobre a realização e interpretação da avaliação dos órgãos otolíticos;
– Adquirir conhecimento sobre a Vertigem posicional paroxismo benigna (VPPB) e a sua avaliação clínica;
– Adquirir conhecimento sobre a vertigem em idade pediatria;
– Saber relacionar os resultados dos diferentes testes de avaliação do sistema vestibular com as estruturas.
Programa
– Apresentação das metodologias e datas das avaliações; Revisão sobre a função do sistema vestibular – 2h
– Revisão dos testes de avaliação do RVE e do RVO, abordados em vestibulogia I – 2h
– Video Head Impulse Test (vHIT): HIMP e SHIMP – 4h
-Relação clínica entre o vHIT e o teste calórico – 2h
– Orgãos Otolíticos (VVS; cVEMP e oVEMP) – 6h
– Vertigem Posicional Paroxistica Benigna (VPPB): fisiopatologia e manobras de deteção – 4h
– Avaliação vestibular em idade pediatria – 4h
– Análise e interpretação de casos clínicos que envolvem os diferentes testes de avaliação do sistema vestibular – 4h
– Avaliação Escrita – 2h
– Aulas práticas (PL) – 30 h para cada grupo:
As aulas práticas irão acompanhar a matéria lecionada nas aulas teórico/prática, com a realização e interpretação dos diferentes testes de avaliação do sistema vestibular.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Ines Cardoso AraujoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
– Bronstein, A. M. e Lempert, T. (2017). Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge, University Press.
– Costa, S. & Henriques, M. (2024). Exames Audiovestibulares. Circulomédico
– Crowson, MG., et al. Vestibular Testing Interpretation. Plural Publishing. 2020
– Eggers, S. et al. (2019). Classification of vestibular signs and examination techniques: nystagmus and nystagmus-like movements. Journal of vestibular Research, 29: 57-87
– Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia.1997
– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Funtion Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.2021
SECUNDÁRIA:
– Seabra, R., Monteiro, C., Trigueiros, N., Costa., Subtil, J. & Lemos, J. (2023). Otoneurologia. Circulomédico