Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter conhecimento das diferentes Tecnologias de Reabilitação Auditiva, da Patologia do Sistema Audiovestibular, dos métodos de avaliação audiológica em diferentes faixas etárias, bem como de Psicologia das Relações interpessoais.
Métodos de Ensino
A UC funcionará com aulas teórico-práticas e práticas.
Aulas teórico-práticas
Será utilizado o método expositivo com recurso a meios audiovisuais, com momentos ativos individuais e em grupo de interação entre estudante e docente, que permitem a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem. Estas aulas possibilitam que o estudante assimile a metodologia de avaliação audiológica com vista ao processo de Reabilitação Auditiva mais indicado para a situação clínica e faixa etária. Será utilizada a metodologia de estudos de caso (Case Studies), analisados e discutidos pelo grupo durante a aula, com necessidade de acesso a recursos digitais, pelo que a presença de um computador por grupo de trabalho é fundamental.
São também disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.
Aulas práticas
Serão lecionadas no laboratório de Audiologia e permitem ao estudante colocar em prática as metodologias de avaliação com vista selecionar o plano de Reabilitação Auditiva mais adequado. Para o efeito serão usadas diferentes metodologias com recurso a programas de simulação, softwares de programação, role-play, entre outros, o que vai permitir o desenvolvimento de competências necessárias em contextos reais.
Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e, como complemento de formação.
Resultados de Aprendizagem
Descrever e aplicar metodologias de avaliação e intervenção em reabilitação auditiva em equipas interdisciplinares.
Programa
Definição de reabilitação e reabilitação auditiva (2h)
Importância da reabilitação auditiva; Privação, estimulação precoce, plasticidade cerebral; Tipos de reabilitação
auditiva; Limitações da reabilitação auditiva (4h)
Os diferentes graus e tipos de surdez e os desafios na re(h)abilitação (2h)
O impacto da deficiência auditiva no indivíduo com perda auditiva (2h)
Aplicação das escalas de desvantagem auditiva (6h)
Fatores psicológicos e educacionais e a sua influência na motivação para a reabilitação auditiva (2h)
Análise das expectativas sob o ponto de vista do utente e do audiologista (2h)
Fatores éticos e económicos e a sua influência no processo de reabilitação auditiva (2h)
A Avaliação audiológica de crianças, adultos e idosos no âmbito do processo de reabilitação auditiva e respetivo relatório (2h)
Casos clínicos: trabalhos de grupo (2h)
Apresentação de caso clínico (2h)
Avaliação de conhecimentos (2h)
Matriz prática: os alunos serão divididos em 5 grupos num total de 150h.
Docente(s) responsável(eis)
Carla Sofia Duarte de Matos SilvaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
HULL, R. (2001) Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4ª Edição, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.
KATZ, J. (2009) Handbook of Clinical Audiology, 6th Edition, Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.
McCREERY, R. W.; WALKER, E. A. (2017) Pediatric Amplification – Enhancing Auditory Access, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-992-7.
RICKETTS, T. A.; BENTLER, R., MUELLER, H. G. (2019) Essentials of Modern Hearing Aids – Selection, Fitting, and Verification, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-853-1
SCHNUPP, J. ; NELKEN, I. ; KING, A. (2011) Auditory neuroscience : making sense of sound. [1st ed.], Cambridge, Mass. : MIT Press, ISBN 978-0-262-11318-2
SWANN S, O’BRIEN I, RANCE G, DOWELL R. Interviews with musicians with hearing aids. Int J Audiol. 2024 Nov;63(11):844-852. doi: 10.1080/14992027.2023.2275118. Epub 2023 Nov 19. PMID: 37980926.
TYE-MURRAY, N. (2009) Foundations of Aural Rehabilitation, Children, Adults and Their Family Members, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.
VALENTE, M.(2002), Hearing aids: Standards, Options And Limitations, 2 Edition. New York, Thieme.
VALENTE, M. & VALENTE, L. M. (2015). Adult Audiology Casebook. New York: Thieme Medical Publishers, Inc. ISBN: 978-1-60406-850-4.
VAN DER HOEK-SNIEDERS HEM, BOYMANS M, DRESCHLER WA. Factors associated with change in the need for recovery and subjective listening effort in employees with hearing loss receiving aural rehabilitation. Int Arch Occup Environ Health. 2023 Mar;96(2):271-283. doi: 10.1007/s00420-022-01920-1. Epub 2022 Sep 12. PMID: 36094620; PMCID: PMC9905203.
Bibliografia Complementar:
KRUMENACKER, S. (2019). Hearing aid dispensing training manual. Second edition. San Diego, CA : Plural Publishing. ISBN 9781635501315
MALTBY, M T (2019) Principles of Hearing Aid Audiology, 3rd Edition, Newcastle, 2019, ISBN: 1-5275-3033-7
SOUZA, C.; ROLAND, P. ; TUCCI, D. L. (2017) Implantable Hearing Devices, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-855-5
TYE-MURRAY, N. (2024) Foundations of Aural Rehabilitation, Children, Adults and Their Family Members. Sixth Edition. San Diego, Plural Publishing Group, Inc. ISBN13: 978-1-63550-420-0
VENEMA, T. H. (2017) Compression for Clinicians – A Compass for Hearing Aid Fittings, 3rd Edition, Plural Publishing. ISBN 978-1-59756-987-3