Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos prévios nos seguintes domínios:
– Anatomofisiologia e patologia do sistema audiovestibular
– Conceitos básicos sobre impedancimetria, audiometria, testes supraliminares e otoemissões acústicas e suas aplicações clínicas
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida com uma abordagem ativa, prática e integrada, combinando aulas expositivas com aulas práticas. O foco está no desenvolvimento de competências práticas e analíticas, estimulando a autonomia e o pensamento crítico.
As aulas práticas consistirão na revisão e aprofundamento dos exames audiológicos com discussão de casos reais e/ou fictícios, bem como na exploração do raciocínio clínico através da apresentação de casos clínicos e interpretação progressiva dos resultados dos exames audiológicos. Sessões práticas com discussão dos cenários clínicos propostos e construir hipóteses diagnósticas com base nos dados disponíveis.
Monitorização dos conhecimentos adquiridos através das aulas práticas.
Possibilidade de aulas online até 20%.
Resultados de Aprendizagem
– Consolidar e aprofundar os conhecimentos em exames audiológicos.
– Reconhecer padrões audiológicos associados a diferentes tipos de patologia.
– Interpretar criticamente os resultados dos principais exames audiológicos, incluindo audiometria tonal e vocal, impedanciometria, otoemissões acústicas e testes supraliminares.
– Aprender a correlacionar resultados de diferentes exames audiológicos.
– Comunicar eficazmente os resultados audiológicos em diferentes contextos.
Programa
Apresentação e marcação de datas e parâmetros de avaliação
Revisão dos Exames Audiológicos: Audiometria tonal e vocal; Impedanciometria: timpanometria e reflexos estapedianos; Otoemissões acústicas; Testes supraliminares
Perfis audiológicos típicos e atípicos
Diagnóstico e Diagnóstico Diferencial em Audiologia
Abordagem Clínica e Comunicação de Resultados
Avaliação Escrita
Aulas práticas (PL):
Correlação de Resultados e Raciocínio Clínico
Discussão de casos clínicos integrados (exames + anamnese)
Construção do relatório audiológico
Avaliação prática
Docente(s) responsável(eis)
Tatiana Carina Antunes MarquesEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
Bess, Fred, H.; Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). NY: Thieme Medical Publishers, Inc.
Hall, James. W. (2000). Handbook of Otoacoustic Emissions. Canada: Singular Publish Group – Thompson Learning.
Hall, James W. III, De Wet Swanepoel. (2010) Objective assessment of hearing. San Diego; Oxford : Plural Publishing.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Bibliografia secundária:
Kramer, S., & Brown, D. K. (2018). Audiology: Science to Practice, Third Edition. Plural Publishing, Incorporated.
Stach, Brad A, & Ramachandran, Virginia (2017). Clinical Audiology: An Introduction (Third Edition). San Diego: Plural Publishing. I
Weinstein, B.E. (2012). Geriatric Audiology. NY: Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts: Academic Press, Elsevier, Inc.