Química Aplicada

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando-se uma metodologia expositiva-ativa. Os conteúdos são expostos apelando a uma intervenção constante do aluno e serão efetuados
cálculos analíticos exemplificativos. Nas aulas práticas serão realizados trabalhos laboratoriais pelos alunos sobre preparação de soluções, equilíbrio de solubilidade e titulações.
A avaliação contínua engloba dois instrumentos de avaliação: um teste escrito referente à componente teórica e um referente à componente prática.
A nota final é obtida pela média ponderada das duas matrizes correspondentes: Matriz T 75%; Matriz PL 25%. A classificação obtida em cada uma das matrizes deverá ser no mínimo 9/20 valores.
Os alunos dispõem ainda de uma época de exame normal onde a avaliação assume um caracter global (T e PL), também sob a forma de prova escrita, bem como de uma época de recurso e época especial.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir aptidões de:
Identificação dos principais compostos inorgânicos e orgânicos e formas mais recorrentes. Efetuar cálculos analíticos relacionados com equilíbrio químico, tal como equilíbrio ácido-base.
A Química Aplicada é uma disciplina integrada que tem como pretensão permitir ao estudante a familiarização com as estruturas e esquemas químicos mais comuns, ocorrentes no âmbito da química geral e da química orgânica. Por outro lado, a componente de cálculo analítico respeitante aos conteúdos ministrados é importante e extensa, pelo que a
conclusão da disciplina deve dotar o aluno de capacidades de cálculo, capazes de efetuar com destreza operações matemáticas que permitam concretizar a aplicação dos conhecimentos adquiridos. O principal objetivo destes
conteúdos programáticos é criar uma interface entre os conhecimentos e fenómenos químicos lecionados e outras disciplinas que deles se socorrem, tanto a nível teórico como a nível prático laboratorial.

Programa

Compostos inorgânicos (fosfatos, sulfatos, nitratos e nitritos, carbonatos, compostos oxigenados).
Compostos orgãnicos (hidrocarbonetos, álcoois, éteres, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, amidas). Isomerismo estrutural e estereoisomerismo.
Ligação Química (ligação jónica e ligação covalente, hibridação). Geometria molecular.
Forças intermoleculares.
Concentração de soluções (percentagem em massa, em volume em massa/volume, molaridade, molalidade, fração molar, normalidade, fator de diluição).
Propriedades das soluções diluídas. Equilíbrio químico. Natureza do equilíbrio químico. As constantes de equilíbrio Kp e Kc. Interpretação das constantes de equilíbrio. Princípio do equilíbrio móvel. Cociente de reação. Cálculos analíticos. Equilíbrio ácido-base. Teorias. Força de ácidos e de bases. Escala de pH. Indicadores de pH e mecanismo de viragem.
Titulações. Teoria do cálculo de pH nas titulações. Soluções tampão. Capacidade tampão e efeito tampão. Cálculos analíticos.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Patrícia Gonçalves Silva

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Alexéev V. Análise Quantitativa. 3a ed. Lopes da Silva Editora, Porto, 1983.
– MORRISON R., BOYD R., Química Orgãnica, 13.a edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
– Skoog DA, West DM. Fundamentais of Analytical chemistry. P ed. Saunders College Publishing, New York 1996 – TOMÉ, A., Introdução à nomenclatura dos compostos orgãnicos, 1a Edição, Lisboa, Escolar Editora, 2010.