Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado ter alguns conhecimentos de química decorrentes dos programas lecionados no ensino secundário, que contemplam a matéria aqui descrita, nomeadamente, grupos funcionais orgânicos, ligação química, concentração de soluções e equilíbrio químico. Os tópicos serão aprofundados tendo em consideração as necessidades do Curso ao qual Química Analítica é ministrado. Além disso, os alunos serão, também, ouvidos por forma a estabelecer a perceção sobre os seus conhecimentos base. Recomenda-se, ainda, um conhecimento base de matemática.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando-se uma metodologia expositiva-ativa. Os conteúdos são expostos apelando a uma intervenção constante do aluno. São efetuados cálculos analíticos tipo, pelo professor, que permitirão a resolução acompanhada dos problemas propostos nas aulas práticas. Nas aulas práticas, serão realizados trabalhos laboratoriais, para aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica.
A carga horária da disciplina será coadjuvada por um horário semanal de atendimento aos alunos. Quando necessário, serão dadas aulas complementares de esclarecimento de dúvidas.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos e aptidões sobre:
Nomenclatura dos principais compostos inorgânicos.
Nomenclatura e escrita de estruturas para os principais compostos orgânicos. Reconhecimento dos grupos funcionais. Noções básicas de isomerismo.
Ligação química.
Concentração de soluções aquosas expressas em unidades físicas e em unidades químicas. Noção de diluição e fator de diluição. Cálculos analíticos correspondentes.
Equilíbrio químico. Constante de equilíbrio. Caso particular do equilíbrio ácido-base em solução aquosa. Escala de pH. Titulações, indicadores de pH e soluções tampão.
A Química Aplicada é uma disciplina integrada que tem como pretensão permitir ao estudante a familiarização com as estruturas e esquemas químicos mais comuns, existentes no âmbito da química geral e da química orgânica. Por outro lado, a componente de cálculo analítico respeitante aos conteúdos ministrados é importante e extensa, pelo que a conclusão da disciplina deve dotar o aluno de capacidades de cálculo, nomeadamente, destreza com operações matemáticas que permitam concretizar a aplicação dos conhecimentos adquiridos. O principal objetivo destes conteúdos programáticos é criar uma interface entre os conhecimentos e fenómenos químicos lecionados e outras disciplinas que deles se socorrem, tanto a nível teórico como a nível prático laboratorial.
Programa
Compostos inorgânicos (compostos iónicos, compostos moleculares, ácidos e bases, hidratos).
Compostos orgânicos (hidrocarbonetos, haletos de alquilo, aldeídos e cetonas, álcoois, ácidos carboxílicos, aminas, amidas).
Isomerismo estrutural e estereoisomerismo.
Ligação química.
Concentração de soluções (percentagem em massa/massa, massa/volume, volume/volume, molaridade, molalidade, fração molar, normalidade, fator de diluição).
Propriedades das soluções diluídas. Equilíbrio químico. Natureza do equilíbrio químico. Constantes de equilíbrio Kc, Kp, Kps. Interpretação das constantes de equilíbrio. Quociente de reação. Produto iónico. Cálculos analíticos.
Equilíbrio ácido-base. Teorias. Força de ácidos e de bases. Escala de pH. Indicadores de pH e mecanismo de viragem. Titulações. Cálculo de pH nas titulações. Soluções tampão. Capacidade tampão e efeito tampão. Cálculos analíticos.
Docente(s) responsável(eis)
Carla Patrícia Gonçalves SilvaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
– Alexéev V. Análise Quantitativa. 3ª ed. Lopes da Silva Editora, Porto, 1983.
– MORRISON R., BOYD R., Química Orgânica, 13.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
– Skoog DA, West DM. Fundamentals of Analytical chemistry. 7ª ed. Saunders College Publishing, New York 1996
– TOMÉ, A., Introdução à nomenclatura dos compostos orgânicos, 1ª Edição, Lisboa, Escolar Editora, 2010.
Bibliografia secundária:
– CAREY, F.A., Organic Chemistry, 6nd ed, New york, McGraw-Hill, 2006.
– Guernet M, Guernet E, Herrenknecht-Trottmann C. Équilibres en solution aqueuse. 1ª ed. Masson, Paris, 1996.
– Vogel RI. Quantitative Chemical Analysis. 15ª ed. Longman Scientific & Technical, New York,1989.