Epidemiologia e Saúde Pública

Métodos de Ensino

Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa. A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da Saúde Pública e de Epidemiologia. Apresentação de modelos epidemiológicos,
aplicação de métodos de investigação com a concretização de medidas estatísticas acompanhados da realização de exercícios práticos em espaço aula.
A avaliação terá a seguinte classificação (peso) por matriz: Matriz Teórica (50%) e Teórico-Prática (50%) e terá os seguintes momentos:
Avaliação Contínua: duas frequências (provas escritas). Os alunos que obtiverem classificação inferior a 7,5 valores (Escala de O a 20 valores) na 1.a Frequência estão impedidos de participar na Za Frequência. A nota final resultará da média das classificações obtidas nas duas avaliações. Os alunos que apresentarem uma média final igual ou superior a 9,5 valores serão dispensados do exame final.
Avaliação por Exame: irá abranger toda a matéria lecionada na disciplina (escala de 0 a 20 valores).

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá adquirir conhecimentos sobre “Saúde Pública” e de “Epidemiologia”, desde as origens (formação e correntes teóricas) até à atualidade, dominando os princípios básicos e metodológicos de investigação em
epidemiologia com aplicação à saúde pública e à prática clínica. Ao nível das aptidões, o aluno irá reunir um conjunto de capacidades para avaliar/estudar fenómenos quer quanto à sua etiologia quer quanto à expressão da morbilidade e mortalidade com aplicação de medidas estatísticas que avaliem a frequência e a importância da doença, ou outro desfecho, e sua relação com a vigilância da doença. Ao nível das competências, o aluno deverá adquirir uma visão relativamente extensa dos temas do âmbito da saúde pública e de epidemiologia associados à investigação médica (científica).

Programa

Parte 1- A Saúde Pública: Perspetiva evolutiva da saúde pública até aos dias de hoje (Saúde Individual; Saúde Pública; Medicina Preventiva; Medicina Social e Medicina Comunitária).
Parte II: A Epidemiologia (introdução); A Saúde e Doença e Resultados de Saúde (Positivos e Negativos); Determinantes (Risco e de Proteção); A Etiologia e História Natural das Doenças; Níveis de prevenção.
Parte III: O estudo da saúde e da doença tendo em conta o “Tempo”; “Lugar” e a “Pessoa”; Mecanismos e Causas das Doenças; A relação Triádica: Hospedeiro, Agente e Meio Ambiente (o Vetor); O “Fator de Risco” e sua classificação; Tipos de Relação Causal e armadilhas comuns na Investigação.
Parte IV: Desenhos de Investigação em Epidemiologia (Desenhos Observacionais versus Desenhos Experimentais). Medidas descritivas em Epidemiologia (Taxas, Razões e Proporções); As medidas-base: Coeficientes de Incidência e Prevalência; Coeficientes de Efeito e de Associação; Medidas de Diagnóstico e de Concordãncia.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo de Figueiredo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1.° Bibliografia Primária:
1. Gordis, L. “Epidemiology”. 5.a Edição, Elsevier, 2014.
2. Mausner, J., Bahn. “Introdução à Epidemiologia”. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 1999.
3. Haynes, R.B.; Sackett, D.L.; Guyatt, G.H.; Tugwell, P. “Epidemiologia Clínica – Como realizar pesquisa clínica na prática”. 3.a Edição, Artmed: Porto Alegre, 2008
4. Berkman, L.F.; Kawachi L “Social Epidemiology”. 2.a Edição, Oxford University Press, New York, 2014.
2.° Bibliografia Secundária:
1. Oliveira, A. G. “Bioestatística Descodificada: Bioestatística, Epidemiologia e Investigação”. 2.a Ed., Lidei: Lisboa: 2014.
2. Greenberg, R.S.; Daniels, R.S.; Flanders, W.D.; Eley, J.W.; Boring, J.R. “Epidemiologia Clínica”. 3.a Ed. Porto Alegre: Artmed; 2005.
3. Jekel, J.F.; Katz, D.L; Elmore, J.G. “Epidemiology, Biostatistics and Preventive Medicine”. Third Edition, SAUNDES -Elsevier, Philadelphia, 2007.