Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação dos conteúdos programáticos, recorrendo a metodologia expositiva ativa,
apelativa da intervenção direta dos alunos. Esta será realizada com recurso a meios audiovisuais e
apresentações em PowerPoint.
Será distribuído suporte escrito da matéria lecionada em cada aula, no início de cada ano letivo será
entregue uma lista de bibliografia recomendada para a unidade curricular.
As aulas teórico-práticas irão decorrer em ambiente hospitalar.
Resultados de Aprendizagem
- Identificar os marcos históricos do desenvolvimento das Ciências Biomédicas Laboratoriais, analisando criticamente o seu trajeto;
- Reconhecer o enquadramento da formação das Ciências Biomédicas Laboratoriais no sistema educativo e compreender a sua inserção na orgânica e funcionamento do Sistema de Saúde Nacional;
- Conhecer a legislação relativa ao exercício profissional;
- Definir conceito de profissão, dimensões e etapas do processo de profissionalização;
- Compreender o conceito de biossegurança identificando os principais fatores de risco e níveis de
- contenção laboratorial;
- Classificar os agentes biológicos com base nos grupos de risco;
- Triar corretamente os resíduos laboratoriais;
- Saber/estar respeitando as boas práticas laboratoriais;
- Aplicar os conceitos de ética e deontologia em Ciências Biomédicas Laboratoriais em contexto profissional, e os níveis de responsabilidade subjacentes ao exercício confidencial;
- Caraterizar as Ciências Biomédicas Laboratoriais no contexto nacional e internacional;
- Realizar pesquisa bibliográfica e utilização de software de referenciação bibliográfica;
Programa
1 – Origem e evolução do profissional de Ciências Biomédicas Laboratoriais ao nível nacional e internacional;
2 – A profissão Ciências Biomédicas Laboratoriais na Europa, Diretiva Comunitária 36/2005, Reconhecimento de Qualificações Profissionais;
3 – O perfil de formação – curso de CBL;
4 – O perfil profissional do Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública e do Técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica;
5 – O Sistema de Saúde Português, Enquadramento normativa-legal do exercício da profissão;
6 – Ciências Biomédicas Laboratoriais – seu enquadramento na saúde face ao conceito sociológico das
profissões;
7 – Associativismo profissional – Sindicatos, Associações e ordens Profissionais;
8 – Bioética e Comportamento profissional;
9 – Biossegurança; Risco profissional – Conceito; Grupos de risco de Agentes Biológicos e vias de
transmissão; Boas práticas laboratoriais; Níveis de confinamento dos laboratórios; Avaliação de risco,
Resíduos Laboratoriais;
10 – Realizar pesquisa bibliográfica na PubMed;
11 – Utilização de software de referenciação bibliográfica;
12- Visitas a Laboratórios de Patologia Clínica, de Anatomia Patológica, de Medicina Transfusional e Investigação.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando José Figueiredo Agostinho d' Abreu MendesEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
Biomedical Science Practice, Hedley Glencross, Nessar Ahmed & Qiuyu Wang, Oxford, 2011
Bibliografia Secundária
Lopes A. Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional. Grupos por Área de Conhecimento:
Tecnologias da Saúde. Lisboa, Portugal: MCTES; 2004;
Lourtie P, Pinto M. Adequação dos Cursos de Tecnologias da Saúde. Lisboa, Portugal: Ministério da Saúde;
2007;
Grupo de Trabalho de Terapia e Reabilitação e Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. 1.o Relatório sobre
propostas de “agregação/fusão” de 1.os ciclos de estudos. Lisboa, Portugal: A3ES; 2013 Dec p. 32;
European Association for Professions in Biomedical Science. Policy in Education for Biomedical Sciences.
2009;
IFBLS. Guidelines regarding Core Competence and Core Curriculum. 2012;
Code of ethics, Internacional Federation of Biomedical Laboratory Sciences;
WHO. Laboratory Biosafety Manual. 4th Edition; 2020
Legislação Portuguesa Aplicável aos Técnicos Superiores das áreas de Diagnóstico e Terapêutica
www.pubmed.com
www.mendeley.com