Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se um conhecimento base na área de química geral e orgânica.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando-se uma metodologia expositiva-ativa. Os conteúdos são expostos apelando a uma intervenção constante do aluno. Nas aulas práticas, serão realizados trabalhos laboratoriais, para aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica.
A carga horária da disciplina será coadjuvada por um horário semanal de atendimento aos alunos. Quando necessário, serão dadas aulas complementares de esclarecimento de dúvidas.
Resultados de Aprendizagem
A UC de Bromatologia está relacionada com todos os diferentes aspetos que envolvem o alimento e pretende dar seguimento à UC de Química Alimentar. A análise de alimentos e produtos alimentares é de extrema importância para as Ciências da Nutrição, na medida em que a promoção da saúde através dos alimentos implica:
– conhecer a sua composição química e as ferramentas utilizadas para o seu estudo;
– reconhecer as propriedades químicas dos alimentos e as alterações decorrentes do seu processamento e armazenamento;
– reconhecer as propriedades nutricionais e/ou químicas dos alimentos e interpretá-las à luz de legislação aplicável, no âmbito da rotulagem, controlo da qualidade e segurança alimentar.
Estes são fatores determinante na promoção da saúde através da alimentação, algo que é transversal à prática do Nutricionista, independentemente da área de atuação que o profissional licenciado venha a seguir. Assim, pretende-se fornecer conhecimentos sólidos sobre os princípios e conceitos da Bromatologia e análises bromatológicas, dar conhecer aos estudantes os fundamentos teóricos de técnicas analíticas utilizadas na análise da composição dos alimentos. Pretende-se, também, através das aulas laboratoriais, despertar um maior interesse por parte dos alunos sobre os conceitos teóricos básicos relativos à instrumentação analítica. É objetivo desta UC fornecer as noções básicas e fundamentais sobre a validação de metodologias analíticas usadas nas aulas laboratoriais e incentivar a correta interpretação dos resultados obtidos.
Programa
Matriz teórica:
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE ALIMENTOS
1.1. Análise qualitativa e quantitativa
1.2. Métodos clássicos versus Métodos instrumentais
2. AMOSTRAGEM e MÉTODOS DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRA
2.1. Plano e técnicas de amostragem
2.2. Conservação de amostras
2.3. Redução da amostra bruta
2.4. Processos de separação, extração e pré-concentração
3. MÉTODOS CLÁSSICOS DE ANÁLISE
3.1. Volumetria ácido-base
3.2. Volumetria de oxidação-redução
3.3. Volumetria precipitação
3.4. Volumetria de complexação
4. MÉTODOS INSTRUMENTAIS DE ANÁLISE
4.1. Métodos de calibração e validação
4.2. Espectroscopia de ultravioleta-visível
4.3. Métodos cromatográficos
Matriz Prática (P):
Nas aulas práticas irão aplicar-se algumas das técnicas analíticas leccionadas na análise de diferentes alimentos, águas e/ou aditivos alimentares.
Docente(s) responsável(eis)
Diana Luísa Duarte de LimaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
· SKOOG, D. A.; HOLLER, F.J. CROUCH, S. R. Principles of instrumental analysis. 6 edition. Australia: Thomson, cop. 2007.
· ROUESSAC, F., ROUESSAC, A. Chemical analysis: modern instrumentation methods and techniques. 2 edition, Chichester, England: Wiley, 2007.
Bibliografia secundária
· ROBINSON, J.W., FRAME, E. M. S., FRAME II, G. M. Undergraduate instrumental analysis. 7 edition, Boca Raton, Florida: Taylor & Francis Group, llc, 2014.