Conhecimentos de Base Recomendados
Os decorrentes do acesso ao ensino superior e adquiridos em UC lecionadas no 1.º semestre.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a vídeos, programas informáticos, instrumentos profissionais. Contempla ainda, e sempre que se justifique, o estudo autónomo com pesquisa sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de artigos/textos.
Avaliação formativa através da colocação de questões para verificação do grau de domínio e perceção das matérias e das dificuldades encontradas pelos estudantes. Disponibilização de materiais de apoio ao estudo.
Nas aulas teórico-práticas, o objetivo é integrar o ensino teórico com a aplicação prática, permitindo aos alunos desenvolver competências essenciais para a Unidade Curricular.
A metodologia principal adotada é a aprendizagem baseada na análise e resolução de problemas na área da nutrição, promovendo uma aprendizagem ativa. Entre os objetivos dessa abordagem estão a aquisição de conhecimento sólido, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, a motivação para aprender e o trabalho em grupo.
A estratégia do método consiste em colocar os alunos em situações desafiadoras e reais, ajudando-os a aplicar o conhecimento e a tomar decisões profissionais. Para isso, são utilizados materiais diversos, como filmes, estudos de caso, documentos técnicos e artigos científicos.
As sessões de discussão incluem técnicas como debates em grupo (“one-to-one”) e brainstorming, incentivando os alunos a apresentar suas conclusões e a refletir sobre diferentes soluções para os problemas discutidos.
Horário de atendimento aos estudantes, extra-aulas, para esclarecimento de dúvidas ou explicação de conceitos.
Resultados de Aprendizagem
A frequência desta unidade curricular deve dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam:
– Perceber a nutrição na saúde e na doença;
– Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas;
– Conhecer as recomendações nutricionais e as suas bases metodológicas;
– Perceber qual a situação alimentar em Portugal e no Mundo;
– Caraterizar o padrão nutricional ideal;
– Ter capacidade para contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de trabalhos em grupo;
– Saber nutrir saudavelmente o ser humano, o que envolve a aplicação das ciências da nutrição, nomeadamente através do estudo aprofundado dos nutrientes, sua ação no funcionamento, crescimento e desenvolvimento normal do organismo e na manutenção da saúde e reconhecer a importância da profissão para planear a ingestão alimentar e nutricional.
Programa
1. Introdução ao estudo da Nutrição Humana: conceitos gerais, necessidades, recomendações, fatores que interferem na biodisponibilidade e qualidade nutricional, manifestações carenciais.
2. Energia. Programação do apetite e balanço energético. Componentes do gasto energético, peso e composição corporal.
3. Macronutrientes e micronutrientes: definições, necessidades, recomendações, fontes alimentares e papel biológico.
4. Relações entre alimentação, desenvolvimento e saúde. Situação alimentar em Portugal e no Mundo. Práticas alimentares correntes em Portugal, erros alimentares mais graves e situação sanitária decorrente. Desequilíbrios e défices nutritivos em sociedades de consumo.
5. Recomendações e guias alimentares.
6. Diferentes padrões alimentares.
Docente(s) responsável(eis)
Bárbara Beleza de Vasconcelos Monteiro PereiraEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária:
Mahan L. Kathleen. Krause’s Food & the Nutrition Care Process. Saunders. 14th ed. 2017 ISBN: 9780323340755
EFSA (European Food Safety Authority); Dietary Reference Values for nutrients Summary report, EFSA supporting publication 2017:14(12): e15121. 92 pp, 2017
Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. (2006). Dietary Reference Intakes: The essential guide to nutrient requirements. National Academies Press. https://doi.org/10.17226/11537
Secundária:
Bibliografia adicional a ser referenciada pelo docente no decorrer da unidade curricular.