Educação Alimentar e Modulação do Comportamento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos base adquiridos em UC prévias no plano de estudos, tais como Psicologia das relações interpessoais e Psicologia da Saúde.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão desenvolvidas num modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e as aulas teórico praticas, segundo metodologias ativas, analise/discussão/debate e aplicações praticas dos conteúdos abordados. Utiliza-se uma metodologia interrogativa/interativa e demonstração/exemplificação através da sua aplicação prática em situações quotidianas e em contextos reais. Contempla o estudo e aplicação autónoma de conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve:
– Compreender a relação da alimentação e do estado nutricional do indivíduo com o enquadramento cultural e social do indivíduo e da comunidade

– Identificar mecanismos cerebrais envolvidos quer no comportamento alimentar quer no funcionamento cognitivo no controlo das emoções dos comportamentos alimentares, bem como a importância da alimentação na socialização do indivíduo.

– Compreender a relação entre a neuropsicologia e a modelação do comportamento humano

– Aplicar métodos e técnicas de investigação no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença.

–  Adquirir conhecimentos sobres técnicas básicas de comunicação e aconselhamento em Nutrição e compreender o papel da motivação na adesão da terapêutica nutricional.

Programa

  1. Psicologia do Comportamento alimentar
  2. Fome, emoções e cérebro
  3. Influências familiares, laborais e socioculturais no comportamento
  4. Prazer e recompensa: os mecanismos de motivação determinantes dos comportamentos alimentares
  5. Mudança de comportamentos alimentares
  6. Conhecer os Métodos, Tipologia e Técnicas de Aconselhamento em Nutrição, em situações Fisiológicas (Educação para a Saúde), ou em situações patológicas (Prevenção da Doença)
  7. Conhecer as Habilidades Básicas do Aconselhamento
  8. Relacionar as Habilidades do Aconselhamento com situações-problema em Nutrição
  9. Compreender o papel da motivação na adesão da terapêutica nutricional
  10. Técnicas básicas de comunicação e aconselhamento em Nutrição. Entrevista motivacional e adesão ao tratamento.
  11. Perturbações mentais em relação com alterações do comportamento alimentar (ex: Doenças do comportamento alimentar, depressão)

Docente(s) responsável(eis)

Elsa Cristina Timóteo Feliciano

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

Holli, Betsy B. ; Beto, Judith A. Nutrition counseling and education skills : a guide for professionals. 7th edition. Philadelphia : Wolters Kluwer Health, cop. 2018. xi, 447 p.. ISBN 978-1-4963-6824-9

Secundária:

Álamo et al. (2019). Fome, emoções e cérebro : comer com cabeça: Atlântico Press. ISBN 978-989-8965-82-0
Booth (2016) Psychology of Nutrition. London: Taylor & Francis (e-book).
Conner (2012). The Social Psychology of Food (applying social psychology), Brunner-Routledge.
Dierssen (2019). Como Aprende (e Recorda) o Cérebro? Princípios da neurociência para aplicar à educação, Atlântico Press.
Fonseca (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 33(102), 365-384.
Lauffer, J. (2019 Prazer e recompensa : os mecanismos da motivação. Atlântico Press, (Neurociências & Logue, A. W. (2015). The Psychology of Eating and Drinking (4ª Edição). Nova Iorque: Routledge
Jar, N. (2019). Comunicação Não Verbal. A linguagem silenciosa para além das palavras, Atlântico Press, 2019. ISBN: 978-989-8965-70-7