Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de neuroanatomia e neurofisiologia.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada nas componentes teórica e teórica-prática é do tipo expositivo-ativo, utilizando diapositivos, vídeos e textos. Serão também discutidos artigos científicos em contexto de sala de aula.
A componente prática está prevista com aplicação de eléctrodos de superfície para execução de eletroencefalograma, aplicação prática dos conteúdos programáticos desenvolvidos na teórica-prática e utilização de equipamento de eletroencefalografia em softwares associados.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
– Origem do sinal eletroencefalográfico (EEG);
– Distinguir características normais do sinal EEG de vigília e sono em adultos e crianças;
– Existência e origem de múltiplas interferências (artefatos) durante a aquisição EEG;
– Distinguir padrões EEG normais de variantes benignas em adultos e crianças;
– Reconhecer e classificar padrões EEG patológicos em adultos e crianças.
O aluno deve adquirir aptidões e competências de:
– Realizar um EEG, desenvolvendo a metodologia necessária para preparação do doente, nomeadamente esclarecimento do exame complementar em apreço e colocação de elétrodos respeitando o Sistema Internacional 10-20 e as recomendações mais recentes da International Federation of Clinical Neurophysiology (IFCN);
– Otimizar a colocação dos elétrodos, particularmente em doentes pouco colaborantes;
– Analisar e integrar os resultados de um EEG no contexto clínico, conhecendo a utilidade e limitações deste meio complementar de diagnóstico no estudo de patologias neurológicas e sistémicas;
– Atuar de acordo com a ética profissional.
Programa
Conteúdos teóricos e teórico-práticos:
– Perspectiva histórica e origem do registo eletroencefalográfico (EEG);
– Princípios neurofisiológicos e bases neuroanatómicas do sinal EEG;
– Principais indicações clínicas do EEG;
– Especificidade e Sensibilidade, valor preditivo positivo e negativo;
– O Sistema Internacional 10-20 e a recomendação mais recente da International Federation of Clinical Neurophysiology (IFCN);
– Montagens e filtros;
– Padrões do EEG: abordagem ordenada da análise visual;
– Principais ritmos cerebrais e variantes benignas, em vigília e sono;
– Artefatos;
– Métodos de ativação (Hiperventilação e Estimulação Luminosa Intermitente) e respostas expectáveis (normais e patológicas).
Conteúdos práticos:
– Aplicação de elétrodos de superfície segundo o Sistema Internacional 10-20 e últimas recomendações da IFCN;
– Aquisição de eletroencefalograma e provas de ativação;
– Identificação e resolução de atividade artefatual mais comum;
– Elaboração de relatório técnico de electroencefalograma.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Isabel Rodrigues SoaresEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária:
– Schomer D, Lopes da Silva F. Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 6th Ed. 2011. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
– Ebersole JS, Husain A, Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed. 2014. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
Secundária:
– Blume W, Holloway G, Young GB, Kaibara M. Blume’s Atlas of Pediatric and Adult Electroencephalography. 2010. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
– Nunez P, Srinivasan R. Electric Fields of the Brain: The Neurophysics of EEG. 2nd Ed. 2006. Oxford University Press.
– Libenson MH. Practical Approach to Electroencephalography. 1st Ed. 2009. Saunders, Philadelphia, USA