Conhecimentos de Base Recomendados
Origem do sinal eletroencefalográfico.
Distinguir características normais do sinal EEG de vigília e sono em adultos e crianças, incluindo variantes benignas, provas de ativação e artefatos.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada nas componentes teórica e teórica-prática é do tipo expositivo-ativo, utilizando diapositivos, vídeos e textos. Serão também discutidos artigos científicos em contexto de sala de aula.
Na componente prática está prevista a análise integral de traçados de EEG, normais e das diferentes patológicas neurológicas e sistémicas, bem como a construção do seu relatório técnico.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
– Padrões eletroencefalográficos em diferentes doenças neurológicas.
– Tratamento farmacológico, cirúrgico e paliativo em epilepsias refractárias.
– Modalidades de estudo invasivo e não invasivo do cérebro humano em contexto de cirurgia de epilepsia.
– Importância do EEG como ferramenta de avaliação neurológica no estudo de neonatais de termo e prematuros.
– Métodos multimodais de avaliação de quadros clínicos neurológicos.
O aluno deve adquirir aptidões e competências de:
– Aquisição, leitura e construção de relatórios de EEG de vigília, sono e de 24 horas em crianças e no adulto.
– Correlação clinico-eletroencefalográfica e diagnóstico diferencial em Neurologia
Programa
– Síndromes epilépticas nas diferentes faixas etárias pediátricas e do adulto jovem.
– Opções terapêuticas em Epilepsia.
– Cirurgia de Epilepsia: electrocorticografia (electrodos subdurais, profundos e estimulação eléctrica cortical).
– Fenómenos Paroxísticos Não Epilépticos.
– EEG neonatal.
– EEG nas doenças cerebrovasculares e demências.
– EEG em alterações do estado de consciência.
– Métodos avançados em EEG: EEG Ambulatório, 24h, EEG source imaging, EEG/EMG backaveraging.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Isabel Rodrigues SoaresEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária:
– Schomer D, Lopes da Silva F. Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 6th Ed. 2011. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
– Ebersole JS, Husain A, Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed. 2014. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
Secundária:
– Mizrahi EM, Hrachovy RA, Kellaway P. (2004). Atlas of Neonatal Electroencephalography. 3rd ED. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA.
– Doose H. (2003). EEG in Childhood Epilepsy: Initial Presentation and Long-Term Follow-Up. John Libbey Eurotext, France.
– Luders, HO. (2008) Textbook of Epilepsy Surgery. 2nd Ed.CRC Press.
– Eeg-Olofsson KE (2007). Pediatric Clinical Neurophysiology (International Review of Child Neurology. Mac Keith Press.
– Bureau M, Genton P, Delgado-Escueta AV, Dravet C, Guerrini R, Tassinari CA, Thomas P, Wolf P. Epileptic Syndromes in Infancy, Childhood and Adolescence. 6th Ed. 2019. John Libbey Eurotext.
– Rossetti AO (Editor), Laureys S (Editor) (2015). Clinical Neurophysiology in Disorders of Consciousness: Brain Function Monitoring in the ICU and Beyond.