Eletroencefalografia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Origem do sinal eletroencefalográfico.

Distinguir características normais do sinal EEG de vigília e sono em adultos e crianças, incluindo variantes benignas, provas de ativação e artefatos. 

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada nas componentes teórica e teórica-prática é do tipo expositivo-ativo, utilizando diapositivos, vídeos e textos. Serão também discutidos artigos científicos em contexto de sala de aula.

Na componente prática está prevista a análise integral de traçados de EEG, normais e das diferentes patológicas neurológicas e sistémicas, bem como a construção do seu relatório técnico.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre: 

– Padrões eletroencefalográficos em diferentes doenças neurológicas.

– Tratamento farmacológico, cirúrgico e paliativo em epilepsias refractárias.

– Modalidades de estudo invasivo e não invasivo do cérebro humano em contexto de cirurgia de epilepsia.

– Importância do EEG como ferramenta de avaliação neurológica no estudo de neonatais de termo e prematuros.

– Métodos multimodais de avaliação de quadros clínicos neurológicos.

O aluno deve adquirir aptidões e competências de:

– Aquisição, leitura e construção de relatórios de EEG de vigília, sono e de 24 horas em crianças e no adulto.

– Correlação clinico-eletroencefalográfica e diagnóstico diferencial em Neurologia 

Programa

– Síndromes epilépticas nas diferentes faixas etárias pediátricas e do adulto jovem.

– Opções terapêuticas em Epilepsia.

– Cirurgia de Epilepsia: electrocorticografia (electrodos subdurais, profundos e estimulação eléctrica cortical).

– Fenómenos Paroxísticos Não Epilépticos.

– EEG neonatal.

– EEG nas doenças cerebrovasculares e demências.

– EEG em alterações do estado de consciência.

– Métodos avançados em EEG: EEG Ambulatório, 24h, EEG source imaging, EEG/EMG backaveraging.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Isabel Rodrigues Soares

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária:

– Schomer D, Lopes da Silva F. Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 6th Ed. 2011. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore. 

– Ebersole JS, Husain A, Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed. 2014. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore. 

 

Secundária:

– Mizrahi EM, Hrachovy RA, Kellaway P. (2004). Atlas of Neonatal Electroencephalography. 3rd ED. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA. 

– Doose H. (2003). EEG in Childhood Epilepsy: Initial Presentation and Long-Term Follow-Up. John Libbey Eurotext, France. 

– Luders, HO. (2008) Textbook of Epilepsy Surgery. 2nd Ed.CRC Press. 

– Eeg-Olofsson KE (2007). Pediatric Clinical Neurophysiology (International Review of Child Neurology. Mac Keith Press. 

– Bureau M, Genton P, Delgado-Escueta AV, Dravet C, Guerrini R, Tassinari CA, Thomas P, Wolf P. Epileptic Syndromes in Infancy, Childhood and Adolescence. 6th Ed. 2019. John Libbey Eurotext. 

– Rossetti AO (Editor), Laureys S (Editor) (2015). Clinical Neurophysiology in Disorders of Consciousness: Brain Function Monitoring in the ICU and Beyond.