Conhecimentos de Base Recomendados
Identificar e caracterizar os principais tipos de microrganismos, bem como substâncias físicas, químicas e toxicológicas presentes na água.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino utilizados na unidade curricular são os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo.
Aulas expositivas– transmissão estruturada de conteúdos teóricos, com recurso a suportes visuais e exemplos aplicados.
Aula expositiva interativa– Integração de momentos de participação ativa dos estudantes, com recurso a perguntas, sondagens e resolução de pequenos problemas.
Questões- Estímulo à reflexão crítica e ao raciocínio lógico por meio de perguntas estratégicas durante as aulas.
Flipped Learning – Disponibilização prévia de materiais (textos, vídeos, apresentações), permitindo que o tempo em aula seja dedicado à aplicação prática e ao esclarecimento de dúvidas.
Aprendizagem baseada em casos (Case-Based Learning) – Estudo e análise de casos reais ou simulados, previamente preparados pelos estudantes, com discussão em aula para aplicação prática dos conceitos.
Aprendizagem colaborativa– Realização de trabalhos em grupo, promovendo a cooperação, a partilha de ideias e a resolução conjunta de problemas.
Aprendizagem baseada em casos (Case-Based Learning)- análise e discussão de estudos de caso representativos da realidade profissional, incentivando a aplicação prática dos conceitos.
Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning) – Concretização de projetos práticos aplicáveis ao setor alimentar, que promovam a autonomia, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas reais.
Organização e/ou participação em eventos de carácter técnico-científico com oportunidades para participar em debates e discussões construtivas sobre temas relevantes, incentivando o desenvolvimento de habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Visitas técnicas- proporcionando aos alunos uma visão prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Pretende-se que em todas as matrizes sejam utilizadas ferramentas como o Mentimeter, Kahoot, entre outras, essencialmente na avaliação formativa.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir os seguintes conhecimentos:
1. Compreender os fundamentos dos recursos hídricos: Explicar o ciclo hidrológico e identificar as origens da água; caracterizar as massas de água superficiais e subterrâneas, explicando as interações entre elas. 2. Avaliar a poluição hídrica e seus impactos: identificar e caracterizar os principais tipos de poluição da água; avaliar os impactos da poluição hídrica no ambiente e na saúde pública. 3. Conhecer o enquadramento legal e normativo: identificar e interpretar a legislação nacional e europeia relativa à proteção ambiental e ao uso dos recursos hídricos; compreender os regulamentos e políticas para a utilização sustentável da água; reconhecer os regimes jurídicos aplicáveis à exploração e comercialização de águas minerais naturais e de nascente. 4. Avaliar e garantir a qualidade da água para consumo humano: conhecer os padrões e critérios de potabilidade da água; identificar e caracterizar doenças de origem hídrica e os seus fatores de risco; compreender os métodos e processos de tratamento da água; analisar e gerir riscos associados aos sistemas de abastecimento de água; desenvolver e aplicar Planos de Segurança da Água. 5. Conhecer as águas minerais naturais e de nascente: identificar os tipos de águas minerais e de nascente; conhecer a legislação que regula a sua exploração e comercialização; descrever os critérios de qualidade e os procedimentos de vigilância e controlo aplicáveis. 6. Analisar e tratar águas residuais: Identificar a origem, composição e características das águas residuais; interpretar os parâmetros analíticos das águas residuais; compreender e descrever os processos de tratamento das águas residuais.
O aluno deve adquirir aptidões para:
Aplicar metodologias de resolução de problemas relacionados com os recursos hídricos, incluindo medidas de proteção e vigilância; Elaborar e implementar programas de vigilância sanitária e de controlo da qualidade da água, tanto para consumo humano como para águas minerais naturais e de nascente; Elaborar, aplicar e monitorizar Planos de Segurança da Água de Consumo e das Águas Residuais; Interpretar criticamente resultados laboratoriais e relatórios técnicos relacionados com a qualidade da água; Diagnosticar situações de risco e propor soluções sustentáveis para a gestão eficiente e segura dos recursos hídricos.
O aluno deve adquirir competências para:
Exercer funções técnicas, científicas e operacionais em entidades públicas ou privadas na gestão dos recursos hídricos, qualidade da água e saneamento; Atuar em organismos reguladores e fiscalizadores, empresas de abastecimento e tratamento de água, laboratórios de controlo e instituições de investigação; Participar no desenvolvimento e implementação de tecnologias e estratégias de tratamento de águas residuais, com foco na proteção da saúde pública e do ambiente; Contribuir para a conservação e gestão sustentável dos ecossistemas aquáticos, promovendo práticas ambientais responsáveis; Apoiar a implementação de políticas públicas e programas de vigilância da qualidade da água, com impacto direto na promoção da saúde e bem-estar das populações.
Programa
Apresentação dos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Modulo I – Recursos Hídricos: Conceitos Fundamentais
1.1. O ciclo hidrológico
1.2. Origens da água
1.3. Bacias hidrográficas e disponibilidade hídrica
1.4. Características das massas de água superficiais
1.5. Interação entre águas superficiais e subterrâneas
1.6. Qualidade natural da água
1.7. Poluição hídrica: tipos, fontes e consequências
1.8. Avaliação da quantidade de água disponível
1.9. Enquadramento jurídico dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos)
1.10. Proteção e vigilância de origens de água
1.11. Águas com impacto sanitário
1.12. Lei da Água e desenvolvimento do regime jurídico
1.13. Regime jurídico da titularidade e utilização dos recursos hídricos
Modulo II – Água para Consumo Humano
2.1. Origem e características da água de abastecimento
2.2. Doenças de origem hídrica
2.3. Normas de qualidade da água
2.4. Regime jurídico da captação, tratamento e distribuição de água
2.5. Programas de vigilância da qualidade da água:
2.5.1. Vertente higio-sanitária e tecnológica
2.5.2. Vertente analítica
2.5.3. Vertente epidemiológica
2.6. Programas de controlo da qualidade da água
2.7. Análise e gestão de riscos em sistemas de abastecimento
2.8. Entidades fiscalizadoras e respetivas responsabilidades
2.9. Métodos de tratamento da água e funcionamento das ETA (Estações de Tratamento de Água)
2.10. Plano de Segurança da Água para Consumo Humano (PSA)
Modulo III – Águas Minerais Naturais e de Nascente
3.1. Conceitos, classificação e características
3.2. Enquadramento legal da exploração e comercialização
3.3. Requisitos estruturais e de funcionamento das unidades de captação
3.4. Critérios de qualidade da água mineral e de nascente
3.5. Análise laboratorial e papel dos laboratórios acreditados
Modulo IV -. Águas Residuais
4.1. Origem, composição e características
4.2. Interpretação da componente analítica
4.3. Tratamento de águas residuais urbanas (ETAR)
4.4. Tratamento de águas residuais industriais
4.5. Funcionamento das estações de tratamento (ETAR urbanas e industriais)
4.6. Regime de conceção, instalação e exploração dos sistemas públicos e prediais de abastecimento e drenagem
4.7. Plano de Segurança de Águas Residuais
Avaliação
A avaliação contempla os domínios teóricos, práticos e aplicados, tendo em vista os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Sofia dos Reis SantosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA PRIMÁRIA (EXISTENTE NA BIBLIOTECA)
SANTOS, Rita Cardoso Soares Ribeiro (2011) Avaliação e controlo da eficiência do tratamento de águas residuais: aplicação a sistemas de pequena dimensão. 1ª edição. Lisboa: LNEC, 2011. XXII, 278, [1] p.: il. (algumas color.); 30 cm. Teses e programas de investigação LNEC. TPI; 70. ISBN: 978-972-49-2232-4
HENRIQUES, José Duarte; PALMA, João Carlos Pires da; RIBEIRO, Álvaro Silva (2007) Medição de caudal em sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas. [Lisboa]: Laboratório Nacional de Engenharia Civil: Instituto Regulador de Águas e Resíduos. XVIII, 347 p.: il. ; 23 cm. Série Guias Técnicos; 9. ISBN: 978-989-95392-1-1
CORREIA, Maria dos Santos Boaventura Candeias (2002) Sistemas públicos de saneamento de águas residuais urbanas. 1ª ed. Lisboa: IDICT. 232 p.: il., col.; 24 cm. Segurança e saúde no trabalho. Estudos; 5. ISBN: 972-8321-50-3
SANTOS, Rita Cardoso Soares Ribeiro (2011) Avaliação e controlo da eficiência do tratamento de águas residuais: aplicação a sistemas de pequena dimensão. 1ª edição. Lisboa: LNEC, 2011. XXII, 278, [1] p.: il. (algumas color.); 30 cm. Teses e programas de investigação LNEC. TPI; 70. ISBN: 978-972-49-2232-4
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ALEGRE, Helena (2009) Sistema de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores: 1ª geração do sistema de indicadores de qualidade de serviço. [Lisboa]: Instituto Regulador de Águas e Resíduos: Laboratório Nacional de Engenharia Civil. VI, 175 p.: il.; 23 cm. Série Guias Técnicos; 12. ISBN: 978-989-95392-8-0
SILVA, Ricardo Fortunato da (2010) Valorização agrícola de Lamas de ETAR. Indústria e Ambiente. – p.16-17. ISSN 1645-1783. nº 63 (Julho/Agosto 2010)
LANÇA, Isabel (2004) Doença dos legionários: prevenção e controlo. Coimbra: CRSPC, D. L. 32 p: Il. col; 31 cm
BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA (OUTRA BIBLIOGRAFIA CONSIDERADA RELEVANTE)
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ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DE LISBOA E VALE DO TEJO (2015), Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos. Lisboa, disponível em https://www.arslvt.min-saude.pt/uploads/writer_file/document /8256/Torres_arrefecimento_e_Condens_Evaporativos.pdf
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LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA.
MANUAL PRÁTICO COM TEXTOS DE APOIO