Conhecimentos de Base Recomendados
Identificar e caracterizar os principais tipos de microrganismos, bem como substâncias físicas, químicas e toxicológicas presentes nos alimentos.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino utilizados na unidade curricular são os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo.
Aulas expositivas– transmissão estruturada de conteúdos teóricos, com recurso a suportes visuais e exemplos aplicados.
Aula expositiva interativa– Integração de momentos de participação ativa dos estudantes, com recurso a perguntas, sondagens e resolução de pequenos problemas.
Questões- Estímulo à reflexão crítica e ao raciocínio lógico por meio de perguntas estratégicas durante as aulas.
Flipped Learning – Disponibilização prévia de materiais (textos, vídeos, apresentações), permitindo que o tempo em aula seja dedicado à aplicação prática e ao esclarecimento de dúvidas.
Aprendizagem baseada em casos (Case-Based Learning) – Estudo e análise de casos reais ou simulados, previamente preparados pelos estudantes, com discussão em aula para aplicação prática dos conceitos.
Aprendizagem colaborativa– Realização de trabalhos em grupo, promovendo a cooperação, a partilha de ideias e a resolução conjunta de problemas.
Aprendizagem baseada em casos (Case-Based Learning)- análise e discussão de estudos de caso representativos da realidade profissional, incentivando a aplicação prática dos conceitos.
Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning) – Concretização de projetos práticos aplicáveis ao setor alimentar, que promovam a autonomia, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas reais.
Organização e/ou participação em eventos de carácter técnico-científico com oportunidades para participar em debates e discussões construtivas sobre temas relevantes, incentivando o desenvolvimento de habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Visitas técnicas- proporcionando aos alunos uma visão prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Nas aulas serão utilizadas ferramentas como o Mentimeter, Kahoot entre outras.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos a adquirir pelo aluno:
Identificar e aplicar a legislação nacional e europeia no domínio da higiene e segurança alimentar; Conhecer os princípios e normas de gestão da qualidade alimentar; Identificar os principais aspetos relacionados com o controlo da segurança alimentar ao longo da cadeia de produção; Compreender os mecanismos de análise, avaliação, gestão e comunicação de risco em segurança alimentar; Adquirir conhecimentos sobre a integração de sistemas de gestão da qualidade e códigos de boas práticas no setor alimentar; Interpretar os requisitos normativos que regem os sistemas de qualidade e segurança alimentar; Identificar os princípios e requisitos de um sistema HACCP segundo o Codex Alimentarius; Compreender os fundamentos da implementação e gestão de sistemas de segurança alimentar baseados na metodologia HACCP.
Aptidões a adquirir pelo aluno:
Aplicar metodologias eficazes de gestão de risco alimentar em diferentes contextos; Executar processos de fiscalização e auditoria no setor alimentar; Assegurar o controlo, monitorização e vigilância da higiene e segurança alimentar em ambientes de produção, transformação e comercialização; Implementar sistemas de gestão da qualidade e segurança alimentar baseados em normas reconhecidas e nos princípios HACCP.
Competências a adquirir pelo aluno:
Exercer funções técnicas e de gestão em entidades públicas e privadas ligadas à saúde pública, segurança alimentar e qualidade; Atuar em empresas do setor agroalimentar, restauração coletiva, distribuição alimentar, bem como em laboratórios de controlo de qualidade e investigação científica; Contribuir para a promoção da segurança alimentar e proteção da saúde dos consumidores através da aplicação de normas e boas práticas reconhecidas a nível nacional e internacional.
Programa
Apresentação da Ficha da Unidade Curricular.
Módulo I – Alimentação
1.1. Conceitos de alimentação saudável e sustentável e sua relação com a saúde
Módulo I I- Introdução à Higiene e Segurança Alimentar
2.1. Importância da higiene e segurança dos alimentos
2.2. Impacto na saúde pública e no ambiente
2.3. Enquadramento legislativo e regulamentação aplicável
Módulo III – Microbiologia dos Alimentos
3.1. Principais microrganismos patogénicos relacionados com os alimentos
3.2. Fatores que influenciam o crescimento microbiano nos alimentos
3.3. Métodos de controlo microbiológico
Módulo IV – Contaminação dos Alimentos
4.1. Tipos de contaminação: física, química, biológica e cruzada
4.2. Principais fontes de contaminação
4.3. Estratégias de prevenção da contaminação
Módulo V – Boas Práticas de Fabrico (BPF)
5.1. Condições gerais das instalações: princípios de conceção e projeto, materiais, estrutura física, ventilação, instalações sanitárias e vestiários
5.2. Fases da cadeia alimentar – da produção à comercialização: requisitos estruturais e funcionais
5.3. Controlo integrado de pragas
Módulo VI – Boas Práticas de Higiene (BPH)
6.1. Instalações, equipamentos e utensílios – planos de higienização e manutenção
6.2. Higiene e comportamento do pessoal: saúde, vestuário e práticas seguras
6.3. Formação e sensibilização em segurança alimentar
Módulo VII – Rastreabilidade dos Alimentos
7.1. Conceitos e procedimentos de rastreabilidade ao longo da cadeia alimentar
Módulo VIII – Controlo de Temperatura
8.1. Importância do controlo de temperatura no armazenamento e distribuição de alimentos
Módulo IX – Doenças Transmitidas por Alimentos
10.1. Origem e vias de transmissão
10.2. Incidência e fatores de risco
Módulo X – Prevenção de Toxinfeções Alimentares
10.1. Medidas preventivas para minimizar os riscos de toxinfeções alimentares
Módulo XI – Vigilância e Controlo das Toxinfeções Alimentares Coletivas
11.1. Procedimentos de notificação, investigação epidemiológica e medidas de controlo
11.2. Dados estatísticos relevantes
Módulo XII – Sistema de Segurança Alimentar – HACCP
12.1. Origem e evolução do sistema HACCP
12.2. Enquadramento legal da sua aplicação
12.3. Benefícios da implementação do sistema HACCP
12.4. Requisitos prévios para a sua aplicação
12.5. Princípios do sistema HACCP
12.6. Elaboração do plano HACCP
12.7. Implementação prática do sistema – estudo de casos
AVALIAÇÃO
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Sofia dos Reis SantosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
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