Qualidade do Ar

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de base de química e microbiologia do ambiente.

Métodos de Ensino

Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; Discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Avaliação prática no contexto da Avaliação da Qualidade do Ar Interior e apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:

Composição e constituintes do ar

Forma e agentes de poluição atmosférica

Dispersão e tratamento de poluentes

Metodologias de monitorização da qualidade do ar

O aluno deve adquirir aptidões para:

Reconhecer as fontes de poluição da qualidade do ar

Reconhecer metodologia para monitorização da qualidade do ar

Realizar avaliações da qualidade do ar interior

Criar formas de melhorar a qualidade do ar

O aluno deve adquirir competências para:

Integrar equipas de avaliação da qualidade do ar

Realizar avaliações da qualidade do ar interior

Criar mecanismos de melhoria da qualidade do ar

Programa

A ATMOSFERA – A composição e função da atmosfera;

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

  • História e Origem da poluição atmosférica;
  • Principais Poluentes atmosféricos e efeitos à escala global, na saúde humana e nos ecossistemas;
  • Classificação de fontes de emissão.

Conceito de uma só saúde, fenómenos de poluição atmosférica e principais efeitos ambientais, na saúde humana e saúde animal

Mecanismos de transporte, dispersão e de deposição de poluentes atmosféricos

Monitorização da qualidade do ar: rede de monitorização, análise e tratamento de dados

Processos de tratamento e depuração de efluentes gasosos

Alterações Climáticas e influências na qualidade do ar

A camada do Ozono

Fenómenos de acidificação e eutrofização

QUALIDADE DO AR INTERIOR

Enquadramento legal;

Principais elementos poluentes no ar interior

Regulamentação e Normalização Existente

Metodologias de Avaliação da Qualidade do Ar

Estratégias para uma boa QAI

Síndrome do edifício doente e Doenças relacionadas com o edifício;

Docente(s) responsável(eis)

Marta Jorge de Vasconcelos Pinto

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária

– Ferreira, A.; Qualidade do ar interior em escolas e saúde das crianças, Faculdade de Medicina da universidade de Coimbra, 2014

– Vasconcelos Pinto, M.; Percepción y Riesgo de exposición laboral a agentes biologicos en centros de classificación de residuos y vertederos, Universidad de Léon, 2013

– Silva, M. Eldery exposure to air pollitants, Delft University of Technology, 2015

– GOMES, J. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, EDIÇÕES TÉCNICAS, LISBOA, 2001

– ITSEMAT AMBIENTAL, MANUAL DE CONTAMINACIÓN AMBIENTAL, FUNDACIÓN MAPFRE, EDITORIAL MAPFRE, S.A., 2000

– THAD GODISH, AIR QUALITY, 3RD EDITION, LEWIS PUBLISHERS, 2004

– BOMBEL, R.W. ET AL: FUNDAMENTALS OF AIR POLLUTION, 3RD EDITION, ACADEMIC PRESS

DE NEVERS, NOEL (1997): INGINIERIA DE CONTROL DE LA CONTAMINACIÓN DEL AIRE, MCGRAW HILL

 

 

Bibliografia Secundária e outras referências de interesse:

APA, AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, RELATÓRIO DO ESTADO DO AMBIENTE, ALFRAGIDE, PORTUGAL (última edição em vigor);

www.qualar.org

www.apambiente.pt

www.epa.gov/iaq/

www.who.int