Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de base de química e microbiologia do ambiente.
Métodos de Ensino
Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; Discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Avaliação prática no contexto da Avaliação da Qualidade do Ar Interior e apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Composição e constituintes do ar
Forma e agentes de poluição atmosférica
Dispersão e tratamento de poluentes
Metodologias de monitorização da qualidade do ar
O aluno deve adquirir aptidões para:
Reconhecer as fontes de poluição da qualidade do ar
Reconhecer metodologia para monitorização da qualidade do ar
Realizar avaliações da qualidade do ar interior
Criar formas de melhorar a qualidade do ar
O aluno deve adquirir competências para:
Integrar equipas de avaliação da qualidade do ar
Realizar avaliações da qualidade do ar interior
Criar mecanismos de melhoria da qualidade do ar
Programa
A ATMOSFERA – A composição e função da atmosfera;
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
- História e Origem da poluição atmosférica;
- Principais Poluentes atmosféricos e efeitos à escala global, na saúde humana e nos ecossistemas;
- Classificação de fontes de emissão.
Conceito de uma só saúde, fenómenos de poluição atmosférica e principais efeitos ambientais, na saúde humana e saúde animal
Mecanismos de transporte, dispersão e de deposição de poluentes atmosféricos
Monitorização da qualidade do ar: rede de monitorização, análise e tratamento de dados
Processos de tratamento e depuração de efluentes gasosos
Alterações Climáticas e influências na qualidade do ar
A camada do Ozono
Fenómenos de acidificação e eutrofização
QUALIDADE DO AR INTERIOR
Enquadramento legal;
Principais elementos poluentes no ar interior
Regulamentação e Normalização Existente
Metodologias de Avaliação da Qualidade do Ar
Estratégias para uma boa QAI
Síndrome do edifício doente e Doenças relacionadas com o edifício;
Docente(s) responsável(eis)
Marta Jorge de Vasconcelos PintoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
– Ferreira, A.; Qualidade do ar interior em escolas e saúde das crianças, Faculdade de Medicina da universidade de Coimbra, 2014
– Vasconcelos Pinto, M.; Percepción y Riesgo de exposición laboral a agentes biologicos en centros de classificación de residuos y vertederos, Universidad de Léon, 2013
– Silva, M. Eldery exposure to air pollitants, Delft University of Technology, 2015
– GOMES, J. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, EDIÇÕES TÉCNICAS, LISBOA, 2001
– ITSEMAT AMBIENTAL, MANUAL DE CONTAMINACIÓN AMBIENTAL, FUNDACIÓN MAPFRE, EDITORIAL MAPFRE, S.A., 2000
– THAD GODISH, AIR QUALITY, 3RD EDITION, LEWIS PUBLISHERS, 2004
– BOMBEL, R.W. ET AL: FUNDAMENTALS OF AIR POLLUTION, 3RD EDITION, ACADEMIC PRESS
DE NEVERS, NOEL (1997): INGINIERIA DE CONTROL DE LA CONTAMINACIÓN DEL AIRE, MCGRAW HILL
Bibliografia Secundária e outras referências de interesse:
APA, AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, RELATÓRIO DO ESTADO DO AMBIENTE, ALFRAGIDE, PORTUGAL (última edição em vigor);
www.qualar.org
www.apambiente.pt
www.epa.gov/iaq/
www.who.int