Certificação da Qualidade Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem identificar e aplicar conceitos, princípios e práticas de higiene e segurança alimentar.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino utilizados na unidade curricular são os métodos expositivo e demonstrativo.

  • Aulas expositivas– transmissão estruturada de conteúdos teóricos, com recurso a suportes visuais e exemplos aplicados.
  • Aula expositiva interativa– Integração de momentos de participação ativa dos estudantes, com recurso a perguntas, sondagens e resolução de pequenos problemas.
  • Questões- Estímulo à reflexão crítica e ao raciocínio lógico por meio de perguntas estratégicas durante as aulas.
  • Flipped Learning – Disponibilização prévia de materiais (textos, vídeos, apresentações), permitindo que o tempo em aula seja dedicado à aplicação prática e ao esclarecimento de dúvidas.
  • Aprendizagem baseada em casos (Case-Based Learning) – Estudo e análise de casos reais ou simulados, previamente preparados pelos estudantes, com discussão em aula para aplicação prática dos conceitos.
  • Aprendizagem colaborativa– Realização de trabalhos em grupo, promovendo a cooperação, a partilha de ideias e a resolução conjunta de problemas.
  • Aprendizagem baseada em casos (Case-Based Learning)-  análise e discussão de estudos de caso representativos da realidade profissional, incentivando a aplicação prática dos conceitos (ex: auditorias)
  • Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning) – Concretização de projetos práticos aplicáveis ao setor alimentar, que promovam a autonomia, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas reais.
  • Participação em eventos de carácter técnico-científico com oportunidades para participar em debates e discussões construtivas sobre temas relevantes, incentivando o desenvolvimento de habilidades de argumentação e pensamento crítico.
  • Visitas técnicas- proporcionando aos alunos uma visão prática do que aprendem em sala de aula.

         Nas aulas serão utilizadas ferramentas como o Mentimeter, Kahoot entre outras.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir os seguintes conhecimentos:

Identificar os princípios e estruturas dos sistemas de gestão da qualidade e da segurança alimentar; reconhecer e aplicar os referenciais normativos mais relevantes no setor alimentar; interpretar os princípios de auditoria e desenvolver competências para participar em auditorias de sistemas de segurança alimentar; implementar e monitorizar sistemas de gestão baseados em normas como ISO 9001, ISO 22000, HACCP e outras relevantes; identificar e interpretar a legislação aplicável em matéria de segurança alimentar, higiene e controlo de qualidade.

O aluno deve adquirir aptidões para:

Aplicar os principais referenciais de certificação e avaliar criticamente os benefícios, limitações e exigências associadas à certificação de sistemas alimentares de gestão da segurança alimentar em contexto organizacional.

O aluno deve adquirir competências para:

Implementar eficazmente referenciais de certificação de sistemas de gestão da segurança alimentar em empresa do setor alimentar, nomeadamente nas áreas do processamento e/ou controlo da qualidade de géneros alimentícios.

Programa

Módulo I – Sistemas de Qualidade na Indústria Agroalimentar

    1.    Conceito e importância da qualidade no setor alimentar

    2.    Normas ISO 9001 e ISO 14001: princípios, estrutura e aplicação

    3.    Integração do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) nos sistemas de gestão da qualidade

    4.    Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar: ISO 22000 e FSSC 22000

    5.    Sistema HACCP:

      5.1- Princípios orientadores segundo o Codex Alimentarius

      5.2- Fases de implementação e exemplos práticos

    6.    Enquadramento dos principais referenciais normativos nacionais e internacionais aplicáveis à segurança alimentar

 

Módulo II – Conceitos e Princípios de Auditoria

    1.    Fundamentos e objetivos das auditorias (internas, externas e de certificação)

    2.    Princípios de auditoria: imparcialidade, competência, confidencialidade, abordagem baseada em evidência

    3.    Norma NP EN ISO 19011: diretrizes para auditorias de sistemas de gestão

    4.    Análise de casos práticos: planeamento, execução e reporte de auditorias a sistemas HACCP

 

Módulo III – Referenciais de Certificação em Segurança Alimentar

    1.    GLOBALG.A.P. – Referencial de boas práticas agrícolas

    2.    FSSC 22000 – Certificação integrada reconhecida pela GFSI

    3.    SQF – Safe Quality Food

    4.    IFS – International Featured Standards

    5.    BRCGS – British Retail Consortium Global Standard

    6.    ERS 3002 – Referencial português para sistemas de segurança alimentar

    7.    Certificação de sistemas: benefícios estratégicos, desafios operacionais e fatores críticos de sucesso

    8.    O modelo europeu de segurança alimentar: estrutura da EFSA e seu papel na avaliação e gestão do risco

     Apresentação do trabalho de grupo e realização da avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Sofia dos Reis Santos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Manual Prático com Textos de Apoio

Regulamentos, Normas NP, EN E ISO.

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