Conhecimentos de Base Recomendados
N. A.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino têm como objetivo conferir as competências visadas, recorrendo a métodos expositivos e demonstrativos, à resolução de problemas práticos, ao estudo de casos e à utilização de meios informáticos.
O ensino é muito vocacionado para o desenvolvimento de competências, exigindo-se da parte do aluno um substancial trabalho suplementar e proactivo fora das horas de contacto.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Gestão da Qualidade versa tópicos de avaliação, implementação e controlo da qualidade e melhoria da qualidade que constituem um apoio à resolução de problemas, melhoria da eficácia e eficiência e apoio à tomada de decisões. Aborda também os sistemas de gestão da qualidade, seu estabelecimento, documentação, implementação e o seu contributo para aumentar a satisfação dos clientes e das restantes partes interessadas. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
• Melhorar o desempenho das suas organizações;
• Estruturar um sistema de gestão da qualidade;
• Implementar práticas e ferramentas da qualidade;
• Desenvolver práticas de melhoria nos processos.
Programa
1. Gestão da qualidade: Conceitos e Princípios de Qualidade, Gestão pela Qualidade Total, Controlo da Qualidade, Controlo por Amostragem, Ferramentas de Melhoria da Qualidade, Sistema Português da Qualidade, Certificação
2. O Sistema Português da Qualidade
3. Introdução ao cálculo do custo de obtenção da Qualidade
4. Introdução à Gestão da Qualidade e às Normas da série ISO 9000:2000
5. Fases de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
Docente(s) responsável(eis)
Ana Margarida Januário CruzMétodos de Avaliação
- - Apresentação do trabalho - 5.0%
- - Teste escrito - 50.0%
- - Trabalho - 45.0%
- - Teste escrito - 50.0%
- - Trabalho - 45.0%
- - Apresentação do trabalho - 5.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
António N., Teixeira A., Rosa & A. (2019). Gestão da Qualidade – De Deming ao Modelo de Excelência da EFQM (3.ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Instituto Português da Qualidade (2015). NP EN ISO 9000:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Fundamentos e vocabulário. Monte da Caparica: IPQ.
Instituto Português da Qualidade (2015). NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos. Monte da Caparica: IPQ.
Pinto, A. (2017). ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade – Guia Prático. Lisboa: LIDEL.
Pinto, A. (2018). Sistema de Gestão da Qualidade Guia para a sua implementação (2.ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Pires, A. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2.ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.