Gestão da Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

N. A.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino têm como objetivo conferir as competências visadas, recorrendo a métodos expositivos e demonstrativos, à resolução de problemas práticos, ao estudo de casos e à utilização de meios informáticos.

O ensino é muito vocacionado para o desenvolvimento de competências, exigindo-se da parte do aluno um substancial trabalho suplementar e proactivo fora das horas de contacto.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Gestão da Qualidade versa tópicos de avaliação, implementação e controlo da qualidade e melhoria da qualidade que constituem um apoio à resolução de problemas, melhoria da eficácia e eficiência e apoio à tomada de decisões. Aborda também os sistemas de gestão da qualidade, seu estabelecimento, documentação, implementação e o seu contributo para aumentar a satisfação dos clientes e das restantes partes interessadas. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

• Melhorar o desempenho das suas organizações;

• Estruturar um sistema de gestão da qualidade;

• Implementar práticas e ferramentas da qualidade;

• Desenvolver práticas de melhoria nos processos.

Programa

1. Gestão da qualidade: Conceitos e Princípios de Qualidade, Gestão pela Qualidade Total, Controlo da Qualidade, Controlo por Amostragem, Ferramentas de Melhoria da Qualidade, Sistema Português da Qualidade, Certificação

2. O Sistema Português da Qualidade

3. Introdução ao cálculo do custo de obtenção da Qualidade

4. Introdução à Gestão da Qualidade e às Normas da série ISO 9000:2000

5. Fases de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Docente(s) responsável(eis)

Ana Margarida Januário Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Apresentação do trabalho - 5.0%
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Trabalho - 45.0%
Avaliação final
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Trabalho - 45.0%
  • - Apresentação do trabalho - 5.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

António N., Teixeira A., Rosa & A. (2019). Gestão da Qualidade – De Deming ao Modelo de Excelência da EFQM (3.ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Instituto Português da Qualidade (2015). NP EN ISO 9000:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Fundamentos e vocabulário. Monte da Caparica: IPQ.

Instituto Português da Qualidade (2015). NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos. Monte da Caparica: IPQ.

Pinto, A. (2017). ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade – Guia Prático. Lisboa: LIDEL.

Pinto, A. (2018). Sistema de Gestão da Qualidade Guia para a sua implementação (2.ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Pires, A. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2.ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.