Aplicações Móveis

Conhecimentos de Base Recomendados

Conceitos de programação orientada a objetos.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceitos são apresentados pelo docente e discutidos com a turma. Os conceitos e informações serão apresentados aos alunos através, por exemplo, de apresentações em slides ou discussões orais. Será utilizado nas aulas para a estruturação e esquematização da informação.

2. Método demonstrativo: baseia-se na exemplificação pelo docente de uma operação técnica ou prática que se deseja aprendida. Centra-se na forma como se executa uma dada operação, destacando as técnicas, as ferramentas e os equipamentos mais adequados. Será por exemplo utilizado em aulas práticas e laboratoriais.

3. Método interrogativo: processo que se fundamenta em interações verbais, sob a condução do docente, adotando o formato de questões e respostas. Permite obter maior dinâmica na aula e consolidar a aprendizagem. Será utilizado por exemplo para recordar elementos de aulas anteriores, e em revisões do conteúdo lecionado.

4. Métodos ativos: serão utilizadas técnicas pedagógicas em que o aluno é o centro do processo de aprendizagem, sendo um participante ativo e envolvido na sua própria formação. O docente assume o papel de facilitador, estimulando o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade e a autonomia dos alunos. Serão aplicados nas aulas para alcançar um ambiente de aprendizagem dinâmico e mais duradouro.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
1. Identificar tecnologias e sistemas operativos para dispositivos móveis;
2. Elaborar aplicações para dispositivos móveis com base no sistema operativo Android;
3. Avaliar a importância da usabilidade em interfaces móveis.

Programa

1. Introdução à computação móvel
– Dispositivos móveis
– Sistemas operativos para dispositivos móveis
– Desenvolvimento de aplicações móveis: usabilidade

2. Introdução ao sistema operativo Android
– História e versões
– Arquitetura e camadas de software
– O ecossistema Android
– Distribuições Android

3. Android Development Tools
– Android Studio
– Android SDK
– Android Virtual Device (AVD)
– Criação e configuração de AVDs

4. Desenvolvimento de aplicações Android
– Ciclo de vida das Activities
– Elementos da interface gráfica: TextView, EditText, Buttons, etc.
– Layout da interface gráfica

5. Android Activities e Intents
– Invocação de Activities
– Passagem de dados entre Activities

6. Processamento em background em Android:
– Processos e threads
– A Thread de Interface com o Utilizador
– AsyncTask

8. Estado e Persistência:
– Callbacks relacionadas a estado
– SharedPreferences
– Android databases: SQLite

9. Content Providers
– Content Providers nativos
– Content Resolvers

10. Android REST Client
– Retrofit
– Definição da Interface REST
– Configuração e inicialização da framework
– Invocações síncronas e assíncronas

Docente(s) responsável(eis)

Francisco Carlos Afonso

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Griffiths, D., & Griffiths, D. (2021). Head First Android Development: A Brain-Friendly Guide (3rd ed.). O’Reilly Media.

Darwin, I. F. (2017). Android Cookbook: Problems and Solutions for Android Developers (2nd. ed). “O’Reilly Media, Inc.”.

Meier, R., & Lake, I. (2018). Professional Android (4th. ed.). Wrox.

Wickham, M. (2018). Practical Android. Apress.