Conhecimentos de Base Recomendados
Não há.
Métodos de Ensino
Exposição detalhada de conteúdos teóricos com recurso a apresentações multimédia, tal como utilização de programas específicos e recursos afetos ao planeamento e integração de sistemas de informação.
Exposição dos diferentes conceitos programáticos, e a resolução assistida e autónoma de exercícios práticos para consolidação de conhecimentos da matéria e a sua aplicação em contexto real.
Realização de debates sobre as temáticas desenvolvidas decorrente de análise de artigos científicos e estudos de caso, resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:
– Compreender a relação entre a Gestão, as Tecnologias e a importância de um Sistema de Informação na Gestão do negócio;
– Analisar e planear a arquitetura de Sistemas de Informação;
– Conhecer modelos, técnicas e ferramentas que permitam conceber de forma sistemática e integradora as melhores soluções de Sistemas de Informação, incluindo
- Normas e boas práticas de gestão e planeamento de SI/TI (ISO/IEC 20000, ITIL, COBIT)
- Ferramentas para engenharia e modelação organizacional e ferramentas integradas de diagnóstico e planeamento (do negócio, dos SI e das TI).
Programa
1. Introdução e conceitos fundamentais
1.1. Conceitos e fundamentos de Sistemas de Informação
1.2. Sistemas de Informação nas organizações – Evolução histórica
1.3. Atividades da função de Gestão de Sistemas de Informação
2. Planeamento e desenvolvimento de e Sistemas de Informação nas Organizações
2.1. Estratégias associadas à utilização de SI
2.2. O Processo de Planeamento Estratégico de SI nas Organizações
2.2.1. Análise Estratégia de Negócio
2.2.2. Modelos de Negócio
2.2.3. Arquitetura de Informação
2.2.4. Carteira de Aplicações
2.2.5. Redes de Valor
3. Governança e Gestão de Sistemas de Informação
3.1. Enquadramento conceptual: Governança, estratégia e gestão de SI
3.2. Alinhamento estratégico: modelos, domínios e fatores de sucesso
3.3. Gestão de Processos de Negócio – BPM
3.3.1. Relevância estratégica da gestão de processos de negócio
3.3.2. Business Process Management Notarion – BPMN
3.4. Normas e Boas práticas de Governança e Gestão de SI
Docente(s) responsável(eis)
Celia Teresa Ligeiro Mendes PereiraEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Amaral, L. & Varajão, J. (2007). Planeamento de sistemas de informação. 4ª Edição. FCA.
Henriques, T. (2019). Gestão de Sistemas de Informação – Frameworks, Modelos e Processos. FCA.
Henriques, T. (2019). Gestão de Sistemas de Informação – Pessoas, Equipas e Mudança Organizacional. FCA.
Rainer, R. K., Prince, B., & Cegielski, C. (2011). Introduction to information systems. 3rd Edition. John Wiley & Sons.
Artigos científicos publicados em conferências e revistas da especialidade.