Estratégia de Internacionalização

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recursos práticos (case studies). Pretende-se estimular a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões que incluam actividades de contacto com o docente, orientação tutorial e de trabalho autónomo e de grupo do aluno.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo geral preparar o aluno para intervenções nos diferentes domínios estratégicos e operacionais da internacionalização das empresas. Para tal o aluno será confrontado com as principais decisões a tomar e ações a implementar no sentido de dar sequência à estratégia internacional da empresa/organização.
   Compreender as particularidades dos mercados internacionais/globais
   Analisar o processo de internacionalização das empresas.
   Estudar as principais formas de expansão internacional das empresas.
   Discutir os desafios e riscos das empresas à escala mundial
   Compreender a importância do marketing internacional na prossecução de uma estratégia de internacionalização que vise reforçar a competitividade da empresa
   Capacitar o aluno para tomar decisões em âmbito de marketing-mix numa perspetiva internacional, agindo sobre o produto, preço, canais de distribuições e comunicação

Programa

I.   Conceitos e teorias
a.   Teorias e modelos
b.   Ciclo de vida Internacional do produto
c.   Visão baseada nos recursos

II.   Networks Internacionais
a.   Competitividade e networks
b.   Obstáculos ao processo de Internacionalização
c.   Startups globais

III.   Processo de Internacionalização      
a.   Escolha de mercados
b.   Modos de entrada
c.   Estratégia Internacional

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho grupo - 30.0%
  • - Teste individual - 70.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brooks, J. , Weatherston, J. & Wilkinson, G. (2010); The International Business Environment: Challenges and Changes; 2nd Ed. FT Prentice Hall.

   Ghauri, Pervez N., Cateora, Philip, (2010) International Marketing, Bershire, McGraw Hill

   Hill, C. (2013) International Business: Competing in the Global Market Place. Chicago: Irwin McGraw-Hill.

Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010) Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.

   Mike Peng e Klaus Meyer, (2011) International Business, Cengage Learning

   Daniels, J. , Radebough, L. & Sullivan, D. (2012); International Business: Environments and Operations; 12th Ed.; Prenti

   Krugman, Paul, Maurice Obstfeld e Marc Melitz (2012), International Economics – Theory and Policy Ninth Edition, Pearson,

   Ilhéu, F. (2009); Estratégia de Marketing Internacional; Almedina.