Liderança e Gestão de Equipas em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Identificar as competências requeridas para liderar pessoas e grupos no setor do turismo;

b) Desenvolver comportamentos de liderança adequados ao setor do turismo;

c) Desenvolver capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização no setor do turismo;

d) Desenvolver competências específicas para a criação de equipas motivadas e autónomas no setor do turismo.

Programa

1. Os novos desafios da liderança para o século 21

2. Gestão da motivação no setor do turismo

3. Liderar no setor do turismo

Teorias contingenciais e abordagem situacional da liderança Liderança transacional e transformacional

Estilos de liderança Inteligência emocional

4. Gestão de equipas no setor do turismo Grupos de trabalho vs. equipas de trabalho Grupos autónomos de trabalho

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Exame - 50.0%
Avaliação contínua/periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. , Cabral-Cardoso, C., Marques, C. A., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3.ª ed.). Sílabo.

Paauwe, J., Guest, D. E., & Wright, P. M. (2013). HRM & Performance: Achievements and Challenges. John Wiley & Sons.

Quinn, R. E., Bright, D. S., & Sturm, R. E. (2020). Becoming a Master Manager: A Competing Values Approach (7th ed.). John Wiley & Sons.