Modelos de Comportamento do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:

a) Compreender os conceitos fundamentais de comportamento do consumidor;

b) Distinguir e utilizar modelos tradicionais e contemporâneos de comportamento do consumidor;

c) Distinguir e utilizar modelos de comportamento do consumidor aplicados ao marketing relacional;

d) Distinguir e utilizar modelos de comportamento do consumidor online;

e) Elaborar modelos de comportamento do consumidor aplicados a situações específicas;

f)  Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Introdução ao estudo do comportamento do consumidor

2. Modelos tradicionais de comportamento do consumidor

Modelo económico. Modelo de aprendizagem. Modelo psicanalítico. Modelo sociológico.

3. Modelos contemporâneos de comportamento do consumidor

Modelo de Nicosia. Modelo de Engel, Kollat e Blackwell. Modelo de Howard e Sheth. Teoria da Ação Refletida. Teoria Sociocognitiva. Teoria do Comportamento Planeado. Modelo de Valores de Consumo. Teoria Decomposta do Comportamento Planeado. Modelo Estímulo-Resposta.

4. Modelos de comportamento do consumidor aplicados ao marketing relacionalValor percebido. Satisfação. Confiança. Compromisso. Lealdade.

5. Modelos de comportamento do consumidor online

Modelo de Aceitação de Tecnologia. Modelo Motivacional. Modelo de Ajustamento Tarefa-Tecnologia. Teoria de Difusão de Inovações.

Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%
Avaliação contínua/periódica
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aktas, H., & Simsek, G. (Eds.). (2020). Consumer Behavior Models. Peter Lang.

Hoyer, W. D., MacInnis, D. J., & Pieters, R. (2023). Consumer Behavior (8th ed.). Cengage Learning.

Mothersbaugh, D., Kleiser, S. B., & Hawkins, D. (2023). Consumer Behavior: Building Marketing Strategy (15th ed.). McGraw-Hill Schiffman, L. G., & Wisenblit, J. (2019). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being (12th ed.). Pearson.

Solomon, M. R., & Russell, C. A. (2023). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being (14th ed.). Pearson.