Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais;
2) ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos; 3) colaborativa, pela realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final da unidade curricular, o estudante esteja habilitado a:
a) analisar e interpretar os diferentes aspetos do conceito de inovação para desenvolver uma compreensão integrada e multifacetada dainovação;
b) aplicar habilidades analíticas e criativas, estimulando o pensamento critico e capacidade de resolver problemas de maneira inovadora;
c) elaborar planos e gerir projetos de inovação para garantir a implementação bem-sucedida de iniciativas inovadoras;
d) desenvolver e implementar estratégias a inovação para responder a desafios emergentes em ambientes dinâmicos.
Programa
1. O conceito de inovação
1.1. Tipos de inovação
1.2. Inovação versus invenção
1.3. Inovação e crescimento económico
1.4. Tipologias e classificações de inovação
2. Como inovar
2.1. Atitude
2.2. Onde procurar inovações
2.3. Tipos de inovações
2.4. Soluções
2.5. Alternativas
3. Planeamento da inovação
3.1. Inovação e mercados
3.2. Padrões de consumo
3.3. Difusão da inovação
4. Estratégia para a inovação
4.1. Capacidades, redes e plataformas
4.2. Planeamento do produto inovador
4.3. Gestão de um portfólio de produtos inovadores
4.4. Lançamento e melhoria contínua de produtos inovadores
Métodos de Avaliação
- - Teste individual - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Castaneda, D., & Cuellar, S. (2020). Knowledge sharing and innovation: A systematic review. Knowledge and Process Management, 27(3), 159–173. https://doi.org/10.1002/kpm.1637
Marion, T., & Fixson, S. (2021). The Transformation of the Innovation Process: How Digital Tools are Changing Work, Collaboration, and Organizations in New Product Development*. Journal of Product Innovation Management, 38(1), 192–215.
https://doi.org/10.1111/jpim.12547
Pratono, A. (2022). The strategic innovation under information technological turbulence: the role of organisational resilience in competitive advantage. Competitiveness Review: An International Business Journal, 32(3), 475–491. https://doi.org/10.1108/CR-03-2021-0046 Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação (5th ed.). Bookman Editora.