Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais
2) Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
– Compreender os fundamentos da Inteligência Artificial (IA), distinguindo entre IA preditiva e IA generativa.
– Reconhecer o impacto estratégico da IA nos modelos de negócio, nos processos de decisão e na liderança organizacional.
– Aplicar ferramentas de IA acessíveis (dashboards, assistentes inteligentes, modelos generativos) em contextos de gestão.
– Identificar oportunidades e barreiras para a adoção da IA em organizações, considerando princípios éticos e enquadramento legal (RGPD e AI Act).
– Desenvolver competências práticas de interação com sistemas de IA (prompting, automação de tarefas, geração de conteúdos).
– Conceber um plano de ação personalizado para a integração de soluções de IA em contextos profissionais.
Programa
1. A nova Era da Gestão com IA
– Fundamentos
– Evolução histórica
– Modelos (IA preditiva vs. generativa)
2. Como a IA está a transformar os negócios
– Aplicações estratégicas
– Setores de impacto
– Papel do gestor
3. IA para todos
– Dashboards
– Dados acessíveis
– Assistentes inteligentes
– Agentes personalizados
4. Ética e boas práticas
– Privacidade
– Vieses
– Regulamentação (RGPD, AI Act.)
– Governança responsável
5. Aplicações práticas com IA
– ChatGPT, Gemini, Copilot
– Prompting responsável
– Automação de tarefas
6. IA e Liderança
– Gestão de equipas
– Comunicação
– Resistência à mudança
– Cultura organizacional
7. Ferramentas emergentes
– Avaliação crítica de 10 soluções aplicáveis à gestão
8. Plano de ação personalizado
– Definição de objetivos
– Indicadores
– Roadmap para adoção de IA
Docente(s) responsável(eis)
Ricardo Filipe Carreira RamosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Abbas, M., Jam, F. A., & Khan, T. I. (2024). Is it harmful or helpful? Examining the causes and consequences of generative AI usage among university students. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 21, Article 10.https://doi.org/10.1186/s41239-024-00430-9
Cox, A. (2022). The ethics of AI for information professionals: Eight scenarios. Journal of the Australian Library and Information Association, 71(3), 201–214.https://doi.org/10.1080/24750158.2022.2084885
Domingos, P. (2015). The master algorithm: How the quest for the ultimate learning machine will remake our world. Basic Books.
European Data Protection Board. (2023). Guidelines on the use of personal data in artificial intelligence systems.https://edpb.europa.eu
European Parliament and Council. (2024). Regulation (EU) 2024/1689 of the European Parliament and of the Council of 13 June 2024 laying down harmonised rules on artificial intelligence (Artificial Intelligence Act). Official Journal of the European Union.https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A32024R1689
Floridi, L. (2021). Ethics, governance, and policies in artificial intelligence. Springer.
Gibney, E. (2024). Not all “open source” AI models are actually open: Here’s a ranking. Nature.https://doi.org/10.1038/d41586-024-02012-5
Google. (2023). Gemini Help Center. Google Support.https://support.google.com/gemini
Liesenfeld, A., & Dingemanse, M. (2024). Rethinking open source generative AI: Open-washing and the EU AI Act. In Proceedings of the 2024 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT ’24) (pp. 1774–1787). Association for Computing Machinery.https://doi.org/10.1145/3630106.3659005
Microsoft. (2023). Microsoft Copilot documentation. Microsoft Learn.https://learn.microsoft.com/en-us/microsoft-365/copilot/
Nogueira, L. A. (2025). Cutting through the noise: Assessing tools that employ artificial intelligence. IFLA Journal, 51(3), 735–749.https://doi.org/10.1177/03400352241304121
(Nota: “Special issue” não precisa estar indicado na referência APA; é opcional e muitas vezes omitido.)
OpenAI. (2023). ChatGPT user guide. OpenAI.https://help.openai.com
Russell, S. J., & Norvig, P. (2021). Artificial intelligence: A modern approach (4th ed.). Pearson.
Tian-Zheng, W., Wang, J., Godbole, A., Choi, J., & Jia, R. (2025). Interrogating LLM design under copyright law. In Proceedings of the 2025 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT ’25) (pp. 3030–3045). Association for Computing Machinery.https://doi.org/10.1145/3715275.3732193