Cultura Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

 

Avaliação contínua contempla os seguintes momentos:

a) Participação em aulas (10%)

b) Realização do projeto final (50%) e apresentação (40%)

Resultados de Aprendizagem

Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreender os seus princípios básicos e funcionalidades de forma a usá-las de forma ética, responsável e criativa, em diversos contextos.

Saber identificar o impacto das tecnologias digitais das informação e comunicação nos cidadãos, particularmente nas suas práticas sociais, mas também no que respeita as suas práticas individuais.

Conseguir fazer um uso crítico dos media digitais em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos (conteúdos/informação, etc.) em ambiente digital.

Apropriar-se de processos de pesquisa e produção de informação, usando os meios digitais aos seu dispor de forma crítica, eficiente e eficaz

Programa

1.Introdução à Cultura Digital

1.1 Conceitos básicos de cultura digital: definição, história e evolução.

2. Fundamentos da Tecnologia e Sociedade

2.1 Impacto da tecnologia na sociedade.

2.2 Ética e responsabilidade na era digital.

2.3 Discussão sobre ética e responsabilidade na era digital.

3 Novas dinâmicas comunicacionais

3.1 Sociedade em rede e sociedade plataformizada: onde estamos?

3.2 Discussão sobre as novas dinâmicas, com base no apresentado anteriormente

4 Comunicação Digital e Redes Sociais

4.1 Conceito de transmedialidade: características dos “novos meios”

4.2 Redes sociais e sua influência na cultura digital.

4.3 Análise de exemplo e ferramentas digitais

5 Cultura Digital e Inovação

5.1 Transformação digital e inovação tecnológica.

5.2 Análise de exemplos e ferramentas digitais

6 Desafios e Futuro da Cultura Digital

6.1 Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e futuro da cultura digital.

6.2 Segurança digital e desafios emergentes.

6.3 Análise de exemplos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - participação em aulas - 10.0%
  • - Realização do projeto final (50%) e apresentação (40%) - 90.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardoso, G. (2023). A Comunicação da Comunicação. As pessoas são a Mensagem. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Castells, Manuel (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura – Volume I A Sociedade em Rede. Fundação Calouste Gulbenkian.

Jenkins, Henry (2006). Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York and London. New York University Press.

Van Dijck, J., Poell, T. & De Waal, Martijn (2018). The Platform Society

Public Values in a Connective World. Oxford: University Press.

Lévy, Pierre (1999). Cibercultura. Lisboa: Editora 34.

Pratten, R. (2011). Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners. Marston Gate, self-published.