Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
Avaliação contínua contempla os seguintes momentos:
a) Participação em aulas (10%)
b) Realização do projeto final (50%) e apresentação (40%)
Resultados de Aprendizagem
Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreender os seus princípios básicos e funcionalidades de forma a usá-las de forma ética, responsável e criativa, em diversos contextos.
Saber identificar o impacto das tecnologias digitais das informação e comunicação nos cidadãos, particularmente nas suas práticas sociais, mas também no que respeita as suas práticas individuais.
Conseguir fazer um uso crítico dos media digitais em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos (conteúdos/informação, etc.) em ambiente digital.
Apropriar-se de processos de pesquisa e produção de informação, usando os meios digitais aos seu dispor de forma crítica, eficiente e eficaz
Programa
1.Introdução à Cultura Digital
1.1 Conceitos básicos de cultura digital: definição, história e evolução.
2. Fundamentos da Tecnologia e Sociedade
2.1 Impacto da tecnologia na sociedade.
2.2 Ética e responsabilidade na era digital.
2.3 Discussão sobre ética e responsabilidade na era digital.
3 Novas dinâmicas comunicacionais
3.1 Sociedade em rede e sociedade plataformizada: onde estamos?
3.2 Discussão sobre as novas dinâmicas, com base no apresentado anteriormente
4 Comunicação Digital e Redes Sociais
4.1 Conceito de transmedialidade: características dos “novos meios”
4.2 Redes sociais e sua influência na cultura digital.
4.3 Análise de exemplo e ferramentas digitais
5 Cultura Digital e Inovação
5.1 Transformação digital e inovação tecnológica.
5.2 Análise de exemplos e ferramentas digitais
6 Desafios e Futuro da Cultura Digital
6.1 Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e futuro da cultura digital.
6.2 Segurança digital e desafios emergentes.
6.3 Análise de exemplos
Métodos de Avaliação
- - participação em aulas - 10.0%
- - Realização do projeto final (50%) e apresentação (40%) - 90.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cardoso, G. (2023). A Comunicação da Comunicação. As pessoas são a Mensagem. Lisboa: Editora Mundos Sociais.
Castells, Manuel (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura – Volume I A Sociedade em Rede. Fundação Calouste Gulbenkian.
Jenkins, Henry (2006). Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York and London. New York University Press.
Van Dijck, J., Poell, T. & De Waal, Martijn (2018). The Platform Society
Public Values in a Connective World. Oxford: University Press.
Lévy, Pierre (1999). Cibercultura. Lisboa: Editora 34.
Pratten, R. (2011). Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners. Marston Gate, self-published.