Práticas de Secretariado e Assessoria I

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções gerais de utilização das principais ferramentas do Microsoft Office.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.

Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular desenvolverá competências de atuação profissional e de forte aplicação prática. Pretende estimular capacidades reflexivas e de atuação sobre práticas de secretariado e assessoria, dos processos inerentes à inovação nas organizações, bem como assessorar a direção relativamente à introdução de melhorias continuas nas práticas de trabalho. 

Competências saber-saber

1) Compreender atividades de secretariado e assessoria no contexto do funcionamento estratégico das organizações;

2) Compreender a importância dos normativos da Qualidade para a inovação das organizações;

3) Compreender, gerir e avaliar boas práticas de secretariado.

Competências saber-fazer

1) Saber articular práticas de assessoria com objetivos organizacionais;

2) Aplicar práticas de organização de processos de trabalho; 

3) Aplicar técnicas de comunicação nas organizações; 

4) Assessorar e aconselhar a direção sobre necessidades de informação.

Programa

1. Assessoria de Direção e o Desenvolvimento Organizacional
a) Importância da Assessoria e o desenvolvimento dos objetivos das organizações;
b) Práticas relevantes de Assessoria de Direção para o desenvolvimento das organizações.

2. Comunicação Organizacional e as práticas de Assessoria

2.1. Análise às necessidades de comunicação

a) Relações Públicas e a atuação da Comunicação Institucional;
b) Técnicas de apoio à identificação de públicos estratégicos nas organizações.

2.2. Comunicação Interna e a Assessoria
a) Comunicação Interna, os eixos e as orientações estratégicas;
b) Desenvolvimento da Comunicação Interna e o apoio da Assessoria.

2.3. A Qualidade e a Auditoria Interna
a) Normativos de atuação da Qualidade nas Organizações;
b) Melhoria continua e a Qualidade.

3.Práticas aplicadas
a) Redação do relatório de identificação de necessidades de informação estratégias;
b) Redação do relatório qualidade e a identificação de oportunidades de melhoria.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel da Costa Natividade Rodrigues

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal 

Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2004). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora.

Bibliografia Complementar

Beckhard, R. (1969). Organization development: Strategies and models. Addison-Wesley. 

Davidow, W. H., & Malone, M. S. (1992). The virtual corporation: Structuring and revitalizing the corporation for the 21st century. HarperBusiness. 

Détrié, P., & Broyez, C. (2001). La communication interne au service du management. Éditions Liaisons. 

Lawler, E. E., Nadler, D. A., & Cammann, C. (Eds.). (1980). Organizational assessment. John Wiley & Sons. 

Lopes, A., & Capricho, L. (2002). Manual de gestão da qualidade. Sílabo. 

Rocha, J. (2006). Gestão da qualidade. Escolar Editora.

Smith, L., & Mounter, P. (2005). Effective internal communication. Kogan Page.

Schein, E. H. (1999). Process consultation revisited: Building the helping relationship. Addison Wesley.