Conhecimentos de Base Recomendados
Noções gerais de utilização das principais ferramentas do Microsoft Office.
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.
Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.
Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular desenvolverá competências de atuação profissional e de forte aplicação prática. Pretende estimular capacidades reflexivas e de atuação sobre práticas de secretariado e assessoria, dos processos inerentes à inovação nas organizações, bem como assessorar a direção relativamente à introdução de melhorias continuas nas práticas de trabalho.
Competências saber-saber
1) Compreender atividades de secretariado e assessoria no contexto do funcionamento estratégico das organizações;
2) Compreender a importância dos normativos da Qualidade para a inovação das organizações;
3) Compreender, gerir e avaliar boas práticas de secretariado.
Competências saber-fazer
1) Saber articular práticas de assessoria com objetivos organizacionais;
2) Aplicar práticas de organização de processos de trabalho;
3) Aplicar técnicas de comunicação nas organizações;
4) Assessorar e aconselhar a direção sobre necessidades de informação.
Programa
1. Assessoria de Direção e o Desenvolvimento Organizacional
a) Importância da Assessoria e o desenvolvimento dos objetivos das organizações;
b) Práticas relevantes de Assessoria de Direção para o desenvolvimento das organizações.
2. Comunicação Organizacional e as práticas de Assessoria
2.1. Análise às necessidades de comunicação
a) Relações Públicas e a atuação da Comunicação Institucional;
b) Técnicas de apoio à identificação de públicos estratégicos nas organizações.
2.2. Comunicação Interna e a Assessoria
a) Comunicação Interna, os eixos e as orientações estratégicas;
b) Desenvolvimento da Comunicação Interna e o apoio da Assessoria.
2.3. A Qualidade e a Auditoria Interna
a) Normativos de atuação da Qualidade nas Organizações;
b) Melhoria continua e a Qualidade.
3.Práticas aplicadas
a) Redação do relatório de identificação de necessidades de informação estratégias;
b) Redação do relatório qualidade e a identificação de oportunidades de melhoria.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel da Costa Natividade RodriguesEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2004). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora.
Bibliografia Complementar
Beckhard, R. (1969). Organization development: Strategies and models. Addison-Wesley.
Davidow, W. H., & Malone, M. S. (1992). The virtual corporation: Structuring and revitalizing the corporation for the 21st century. HarperBusiness.
Détrié, P., & Broyez, C. (2001). La communication interne au service du management. Éditions Liaisons.
Lawler, E. E., Nadler, D. A., & Cammann, C. (Eds.). (1980). Organizational assessment. John Wiley & Sons.
Lopes, A., & Capricho, L. (2002). Manual de gestão da qualidade. Sílabo.
Rocha, J. (2006). Gestão da qualidade. Escolar Editora.
Smith, L., & Mounter, P. (2005). Effective internal communication. Kogan Page.
Schein, E. H. (1999). Process consultation revisited: Building the helping relationship. Addison Wesley.