Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos deverão ter conhecimentos base de nível B2/B2+ do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Métodos de Ensino
A metodologia adotada é centrada no estudante, com forte componente prática e comunicacional, seguindo os princípios da abordagem por tarefas. Integra as seguintes estratégias:
- Aprendizagem baseada em tarefas: cada unidade desenvolve-se a partir de tarefas comunicativas com aplicação no mundo real (ex: redigir um e-mail, preparar uma apresentação, interagir numa reunião).
- Ensino de gramática em contexto: os conteúdos gramaticais são introduzidos de forma progressiva e aplicados em situações reais de comunicação.
- Exploração de materiais autênticos: utilização de excertos de e-mails, agendas, brochuras e outros documentos empresariais reais.
- Integração de ferramentas de Inteligência Artificial: os estudantes são orientados para o uso ético e responsável de IA generativa no apoio à produção escrita e desenvolvimento lexical.
- Trabalho colaborativo e apresentações orais: desenvolvimento de competências interpessoais e comunicacionais em atividades de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
- Desenvolver competências linguísticas avançadas em inglês de negócios.
- Preparar os estudantes para contextos reais de comunicação profissional internacional.
- Estimular a produção autónoma de documentos e apresentações profissionais.
Competências:
- Redação de relatórios, propostas e documentos formais em inglês.
- Comunicação oral estruturada e eficaz em contextos de apresentação e negociação.
- Utilização autónoma e crítica de ferramentas linguísticas e recursos digitais.
Programa
Semana 1
Tema: Introdução à comunicação empresarial em inglês
Conteúdos gramaticais: Verbos modais de obrigação e permissão; revisão de tempos verbais
Avaliação: Diagnóstico inicial de competências linguísticas (formativa)
Semana 2
Tema: Estrutura organizacional e funções de apoio à direção
Conteúdos gramaticais: Present Simple vs Present Continuous
Avaliação: Questionário de vocabulário funcional (formativa)
Semana 3
Tema: Comunicação interna e circuitos informacionais
Conteúdos gramaticais: Voz passiva; formas interrogativas
Avaliação: Tarefa escrita – redação de e-mail formal (formativa)
Semana 4
Tema: Gestão de agendas e organização de reuniões
Conteúdos gramaticais: Future forms (will, going to, present continuous)
Avaliação: Simulação prática: agendamento de reunião com minuta (formativa)
Semana 5
Tema: Atendimento ao cliente interno e externo
Conteúdos gramaticais: Condicionais (0 e 1); expressões de cortesia
Avaliação: Roleplay: atendimento telefónico e presencial (formativa)
Semana 6
Tema: Técnicas de elaboração de relatórios e sínteses
Conteúdos gramaticais: Past Simple vs Present Perfect
Avaliação: Teste de gramática e vocabulário (20%)
Semana 7
Tema: Gestão documental e redação administrativa
Conteúdos gramaticais: Nominalizações; estruturas passivas
Avaliação: Produção escrita: minuta de relatório ou memorando (formativa)
Semana 8
Tema: Gestão de conflitos e resolução de problemas
Conteúdos gramaticais: Modais de dedução e sugestão (must, might, should)
Avaliação: Teste escrito individual com base em situação-problema (30%)
Semana 9
Tema: Comunicação intercultural e etiqueta profissional
Conteúdos gramaticais: Adjetivos e advérbios; comparativos e superlativos
Avaliação: Debate orientado com vocabulário específico (formativa)
Semana 10
Tema: Comunicação digital: e-mail, redes internas, plataformas colaborativas
Conteúdos gramaticais: Reported speech; vocabulário técnico digital
Avaliação: Análise de casos e produção de mensagens adaptadas (formativa)
Semana 11
Tema: Elaboração de documentos para reuniões e apresentações
Conteúdos gramaticais: Relative clauses; estruturas formais
Avaliação: Produção escrita: ordem de trabalhos e ata (20%)
Semana 12
Tema: Gestão de imagem institucional e comunicação corporativa
Conteúdos gramaticais: Discourse markers; linkers
Avaliação: Criação de um comunicado institucional (formativa)
Semana 13
Tema: Preparação de apresentações orais em contexto empresarial
Conteúdos gramaticais: Linguagem de apresentação; sequenciação
Avaliação: Apresentação ensaiada com feedback dos pares (formativa)
Semana 14
Tema: Revisão geral e consolidação
Conteúdos gramaticais: Revisão global dos tópicos abordados
Avaliação: Preparação da apresentação final (orientação e feedback)
Semana 15
Tema: Apresentações orais formais
Avaliação: Apresentação oral final – situação profissional simulada (30%)
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula da Fonseca LopesMétodos de Avaliação
- - Trabalho final - 20.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
Emmerson, P. (2010). Business English Handbook: Advanced. Macmillan Education.
Cotton, D., Falvey, D., & Kent, S. (2013). Market Leader: Business English Course Book (Intermediate/Upper-Intermediate). Pearson Education.
Mascull, B. (2010). Business Vocabulary in Use: Intermediate & Advanced. Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária
Gillett, A., Hammond, A., & Martala, M. (2009). Successful Writing for Business, Management and Study. Pearson.