Inglês Aplicado às Ciências Empresariais III

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão ter conhecimentos base de nível B2/B2+ do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Métodos de Ensino

A metodologia adotada é centrada no estudante, com forte componente prática e comunicacional, seguindo os princípios da abordagem por tarefas. Integra as seguintes estratégias:

  • Aprendizagem baseada em tarefas: cada unidade desenvolve-se a partir de tarefas comunicativas com aplicação no mundo real (ex: redigir um e-mail, preparar uma apresentação, interagir numa reunião).
  • Ensino de gramática em contexto: os conteúdos gramaticais são introduzidos de forma progressiva e aplicados em situações reais de comunicação.
  • Exploração de materiais autênticos: utilização de excertos de e-mails, agendas, brochuras e outros documentos empresariais reais.
  • Integração de ferramentas de Inteligência Artificial: os estudantes são orientados para o uso ético e responsável de IA generativa no apoio à produção escrita e desenvolvimento lexical.
  • Trabalho colaborativo e apresentações orais: desenvolvimento de competências interpessoais e comunicacionais em atividades de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

  • Desenvolver competências linguísticas avançadas em inglês de negócios.
  • Preparar os estudantes para contextos reais de comunicação profissional internacional.
  • Estimular a produção autónoma de documentos e apresentações profissionais.

Competências:

  • Redação de relatórios, propostas e documentos formais em inglês.
  • Comunicação oral estruturada e eficaz em contextos de apresentação e negociação.
  • Utilização autónoma e crítica de ferramentas linguísticas e recursos digitais.

Programa

Semana 1

Tema: Introdução à comunicação empresarial em inglês
Conteúdos gramaticais: Verbos modais de obrigação e permissão; revisão de tempos verbais
Avaliação: Diagnóstico inicial de competências linguísticas (formativa)

Semana 2

Tema: Estrutura organizacional e funções de apoio à direção
Conteúdos gramaticais: Present Simple vs Present Continuous
Avaliação: Questionário de vocabulário funcional (formativa)

Semana 3

Tema: Comunicação interna e circuitos informacionais
Conteúdos gramaticais: Voz passiva; formas interrogativas
Avaliação: Tarefa escrita – redação de e-mail formal (formativa)

Semana 4

Tema: Gestão de agendas e organização de reuniões
Conteúdos gramaticais: Future forms (will, going to, present continuous)
Avaliação: Simulação prática: agendamento de reunião com minuta (formativa)

Semana 5

Tema: Atendimento ao cliente interno e externo
Conteúdos gramaticais: Condicionais (0 e 1); expressões de cortesia
Avaliação: Roleplay: atendimento telefónico e presencial (formativa)

Semana 6

Tema: Técnicas de elaboração de relatórios e sínteses
Conteúdos gramaticais: Past Simple vs Present Perfect
Avaliação: Teste de gramática e vocabulário (20%)

Semana 7

Tema: Gestão documental e redação administrativa
Conteúdos gramaticais: Nominalizações; estruturas passivas
Avaliação: Produção escrita: minuta de relatório ou memorando (formativa)

Semana 8

Tema: Gestão de conflitos e resolução de problemas
Conteúdos gramaticais: Modais de dedução e sugestão (must, might, should)
Avaliação: Teste escrito individual com base em situação-problema (30%)

Semana 9

Tema: Comunicação intercultural e etiqueta profissional
Conteúdos gramaticais: Adjetivos e advérbios; comparativos e superlativos
Avaliação: Debate orientado com vocabulário específico (formativa)

Semana 10

Tema: Comunicação digital: e-mail, redes internas, plataformas colaborativas
Conteúdos gramaticais: Reported speech; vocabulário técnico digital
Avaliação: Análise de casos e produção de mensagens adaptadas (formativa)

Semana 11

Tema: Elaboração de documentos para reuniões e apresentações
Conteúdos gramaticais: Relative clauses; estruturas formais
Avaliação: Produção escrita: ordem de trabalhos e ata (20%)

Semana 12

Tema: Gestão de imagem institucional e comunicação corporativa
Conteúdos gramaticais: Discourse markers; linkers
Avaliação: Criação de um comunicado institucional (formativa)

Semana 13

Tema: Preparação de apresentações orais em contexto empresarial
Conteúdos gramaticais: Linguagem de apresentação; sequenciação
Avaliação: Apresentação ensaiada com feedback dos pares (formativa)

Semana 14

Tema: Revisão geral e consolidação
Conteúdos gramaticais: Revisão global dos tópicos abordados
Avaliação: Preparação da apresentação final (orientação e feedback)

Semana 15

Tema: Apresentações orais formais
Avaliação: Apresentação oral final – situação profissional simulada (30%)

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula da Fonseca Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho final - 20.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Frequência - 40.0%
Avaliação Final
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal

Emmerson, P. (2010). Business English Handbook: Advanced. Macmillan Education.

Cotton, D., Falvey, D., & Kent, S. (2013). Market Leader: Business English Course Book (Intermediate/Upper-Intermediate). Pearson Education.

Mascull, B. (2010). Business Vocabulary in Use: Intermediate & Advanced. Cambridge University Press.

 

Bibliografia Secundária

Gillett, A., Hammond, A., & Martala, M. (2009). Successful Writing for Business, Management and Study. Pearson.