Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
O modelo pedagógico pressupõe uma iniciação do estudante na investigação científica.
Pressupõe a preparação para a vida ativa mediante um contacto científico atualizado e rigoroso com a academia e com a docente responsável pela unidade curricular. Essa realidade é transposta para as salas de aula mediante a exposição de conteúdos teóricos e mediante a realização de exercícios.
Incentiva-se o conhecimento crítico, o estudo autónomo e em grupo, mediante a análise e a exposição crítica por parte do estudante das principais questões sobre Meodologia das Ciências Sociais.
A investigação científica é incentivada, fomentando o espírito criativo e inovador do estudante.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular baseia-se em três temáticas centrais das ciências sociais. Pretende-se que os alunos reflitam sobre: – a temática da cisão natureza – cultura; – a temática da cisão indivíduo – sociedade; – a temática da cisão “nós” – “os outros”.
Em momento prévio os alunos adquirem capacidades/conhecimentos quanto à concetualização da Metodologia das Ciências Sociais, tipificando as várias ciências, fundamentando-a, distinguindo os problemas metodológicos existentes.
Equacionam-se as condicionantes sentidas pelo investigador e aflora-se o processo de investigação em Ciências Sociais.
Enaltece-se também a importância da pesquisa de terreno em Sociologia e a importância do inquérito na sua construção.
Conclui-se com a apresentação e aquisição de conhecimentos sobre os modelos metodológicos usuais na investigação social, mormente: os planos experimentais, os planos não experimentais ou descritivos, os planos qualitativos e os planos mistos.
Pretende-se que o estudante compreenda todo o procedimento subjacente a uma investigação científica empírica.
Competências:
a) estimula a capacidade de investigação científica;
b) estimula a capacidade de estudo autónomo e em grupo;
b) estimula a capacidade de análise e reflexão; e,
c) estimula a capacidade de argumentação.
Programa
Parte I – Uma visão global sobre as Ciências Sociais
A Metodologia das Ciências Sociais, conceptualização, formação e desenvolvimento.
Fundamentos teóricos de investigação em Ciências Sociais.
A rutura com o senso comum nas Ciências Sociais: problema, natureza e cultura, indivíduos e sociedade, nós e os outros
Paradigma, metodologias e métodos de investigação: positivista, qualitativo ou interpretativo, sócio-crítico.
A importância da epistemologia para o pensamento crítico.
Parte II – Da teoria à investigação empírica
Problemas metodológicos gerais e problemas específicos da observação e da medida em Ciências Sociais
Investigação quantitativa
Investigação qualitativa
Parte III – O processo de investigação em Ciências Sociais
Problema e hipótese
Revisão da literatura
Definição de variáveis
Amostra
O uso de estatísticas descritivas e inferenciais
A análise de conteúdo
Validade e fiabilidade
O relatório de investigação
Parte IV – A pesquisa em sociologia
Parte V – Planos de Investigação – exemplificação
Docente(s) responsável(eis)
Christina Maria Ferro de Oliveira GomesEstágio(s)
NAO
Bibliografia
CARVALHO GUERRA, Isabel, Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Lisboa: Principia, 2012.
GUY Rocher, Sociologia Geral- A Acção Social, Editorial Presença.
LONGINO, Helen, Science as Social Knowledge, Priceton: Princeton University Press, 1990.
LUC VAN CAMPENHOUDT et all, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva, 2019.
PEREIRA COUTINHO, Clara, Metodologia de Investigação em Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Coimbra: Almedina, 2024.
RAYMON, Aron, As Etapas do Pensamento Sociológico, Publicações Dom Quixote, 139-211, 475-541
SAMPAIO DA SILVA, Rui, “A Relevância da Epistemologia para o Pensamento Crítico”, Lisboa: Revista Lusófona da Educação, n.º 32, 2016.
SANTOS SILVA, Augusto, MADUREIRA PINTO, José, Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Edições Afrontamento, 2014.
SOUSA SANTOS, Boaventura, “Um discurso sobre as Ciências”, Porto: Edições Afrontamento, 1995