Metodologia das Ciências Sociais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

O modelo pedagógico pressupõe uma iniciação do estudante na investigação científica.

Pressupõe a preparação para a vida ativa mediante um contacto científico atualizado e rigoroso com a academia e com a docente responsável pela unidade curricular. Essa realidade é transposta para as salas de aula mediante a exposição de conteúdos teóricos e mediante a realização de exercícios.

Incentiva-se o conhecimento crítico, o estudo autónomo e em grupo, mediante a análise e a exposição crítica por parte do estudante das principais questões sobre Meodologia das Ciências Sociais.

A investigação científica é incentivada, fomentando o espírito criativo e inovador do estudante.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular baseia-se em três temáticas centrais das ciências sociais. Pretende-se que os alunos reflitam sobre: – a temática da cisão natureza – cultura; – a temática da cisão indivíduo – sociedade; – a temática da cisão “nós” – “os outros”.

Em momento prévio os alunos adquirem capacidades/conhecimentos quanto à concetualização da Metodologia das Ciências Sociais, tipificando as várias ciências, fundamentando-a, distinguindo os problemas metodológicos existentes.

Equacionam-se as condicionantes sentidas pelo investigador e aflora-se o processo de investigação em Ciências Sociais.

Enaltece-se também a importância da pesquisa de terreno em Sociologia e a importância do inquérito na sua construção. 

Conclui-se com a apresentação e aquisição de conhecimentos sobre os modelos metodológicos usuais na investigação social, mormente: os planos experimentais, os planos não experimentais ou descritivos, os planos qualitativos e os planos mistos.

Pretende-se que o estudante compreenda todo o procedimento subjacente a uma investigação científica empírica. 

Competências:

a) estimula a capacidade de investigação científica;

b) estimula a capacidade de estudo autónomo e em grupo;

b) estimula a capacidade de análise e reflexão; e,

c) estimula a capacidade de argumentação.

 

Programa

Parte I – Uma visão global sobre as Ciências Sociais

A Metodologia das Ciências Sociais, conceptualização, formação e desenvolvimento.

Fundamentos teóricos de investigação em Ciências Sociais.

A rutura com o senso comum nas Ciências Sociais: problema, natureza e cultura, indivíduos e sociedade, nós e os outros

Paradigma, metodologias e métodos de investigação: positivista, qualitativo ou interpretativo, sócio-crítico.

A importância da epistemologia para o pensamento crítico.

Parte II – Da teoria à investigação empírica

Problemas metodológicos gerais e problemas específicos da observação e da medida em Ciências Sociais

Investigação quantitativa

Investigação qualitativa

Parte III – O processo de investigação em Ciências Sociais

Problema e hipótese

Revisão da literatura

Definição de variáveis

Amostra

O uso de estatísticas descritivas e inferenciais

A análise de conteúdo

Validade e fiabilidade

O relatório de investigação

Parte IV – A pesquisa em sociologia

Parte V – Planos de Investigação – exemplificação

Docente(s) responsável(eis)

Christina Maria Ferro de Oliveira Gomes

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARVALHO GUERRA, Isabel, Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Lisboa: Principia, 2012.

GUY Rocher, Sociologia Geral- A Acção Social, Editorial Presença.

LONGINO, Helen, Science as Social Knowledge, Priceton: Princeton University Press, 1990.

LUC VAN CAMPENHOUDT et all, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva, 2019.

PEREIRA COUTINHO, Clara, Metodologia de Investigação em Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Coimbra: Almedina, 2024.

RAYMON, Aron, As Etapas do Pensamento Sociológico, Publicações Dom Quixote, 139-211, 475-541

SAMPAIO DA SILVA, Rui, “A Relevância da Epistemologia para o Pensamento Crítico”, Lisboa: Revista Lusófona da Educação, n.º 32, 2016.

SANTOS SILVA, Augusto, MADUREIRA PINTO, José, Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Edições Afrontamento, 2014.

SOUSA SANTOS, Boaventura, “Um discurso sobre as Ciências”, Porto: Edições Afrontamento, 1995