Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um carácter eminentemente teórico-prático. A par da metodologia expositiva, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demonstração/ análise e resolução de casos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância das temáticas de comportamento humano e respetivas metodologias de otimização dos recursos humanos. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os estudantes conheçam comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação nas organizações, contribuindo para a criação de valor e para a realização pessoal.
Competências a desenvolver:
– Compreender a relevância das temáticas de comportamento organizacional para as práticas de gestão das pessoas o sucesso das organizações;
– Conhecer abordagens e práticas facilitadoras da vinculação das pessoas às organizações;
– Reconhecer e interpretar práticas de comunicação, liderança e motivação, adequadas a diferentes situações e contextos organizacionais;
– Identificar situações de potencial conflito e interpretar estratégias de gestão de conflito e negociação, adequadas a diferentes situações e contextos organizacionais;
– Participar no desenvolvimento de equipas eficazes de trabalho, interpretando boas práticas de gestão das pessoas.
Programa
1. Introdução ao comportamento organizacional
1.1. Determinantes e níveis de análise
1.2. Gestão e comportamento organizacional
1.3. Comportamento organizacional no âmbito das práticas de gestão de pessoas
2. Vinculação das pessoas na organização
2.1. Socialização, identidade e cultura organizacional
2.2. Contrato psicológico, justiça e empenhamento organizacional
2.3. Ética, responsabilidade social e sustentabilidade
3. Comunicação interpessoal em contexto organizacional
3.1. O processo comunicacional
3.2. Escuta ativa e feedback construtivo
3.3. Estilos comunicacionais e a adequação ao perfil dos interlocutores
4. Liderança
4.1. Abordagens tradicionais Vs abordagens contemporâneas de liderança
4.2. O líder coach Vs o líder tóxico: Caraterização e efeitos
4.3. Liderança e gestão da mudança organizacional
5. Motivação do indivíduo
5.1. Processo motivacional
5.2. Evolução das abordagens teóricas
5.3. Visões e práticas organizacionais contemporâneas
6. Conflito nas organizações
6.1. Caraterização e âmbito do conflito
6.2. Estratégias de gestão de conflitos e perfis comportamentais
6.3. Processo e técnicas de negociação
7. Equipas de trabalho
7.1. Tipos e fases de desenvolvimento de uma equipa
7.2. A formulação de objetivos e critérios de avaliação do desempenho
7.3. Metodologias de gestão do tempo e condução de reuniões
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Américo Pinto MoreiraEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
Robbins, S.P. & Judge, T.A. (2015). Organizational behavior (14th Ed.). New Jersey, Pearson College Div.
Bibliografia complementar
Fortes de Costa, R. (2023). Empowerment leadership: Equipas de excelência. Coimbra: Editora D’Ideias.
Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (8th Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Rego, A. (2022). Comunicação pessoal e organizacional: Teoria e prática (5ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo.
Scandura, T.A. (2021). Essentials of organizational behavior: An evidence-based approach (3th Edition).Sage Publications.