Comportamento Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A lecionação da unidade curricular tem um carácter eminentemente teórico-prático. A par da metodologia expositiva, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demonstração/ análise e resolução de casos práticos.

Resultados de Aprendizagem

 

Objetivos:

Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância das temáticas de comportamento humano e respetivas metodologias de otimização dos recursos humanos. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os estudantes conheçam comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação nas organizações, contribuindo para a criação de valor e para a realização pessoal.

Competências a desenvolver:

 – Compreender a relevância das temáticas de comportamento organizacional para as práticas de gestão das pessoas o sucesso das organizações;

– Conhecer abordagens e práticas facilitadoras da vinculação das pessoas às organizações;

– Reconhecer e interpretar práticas de comunicação, liderança e motivação, adequadas a diferentes situações e contextos organizacionais;

– Identificar situações de potencial conflito e interpretar estratégias de gestão de conflito e negociação, adequadas a diferentes situações e contextos organizacionais;

– Participar no desenvolvimento de equipas eficazes de trabalho, interpretando boas práticas de gestão das pessoas.

Programa

1. Introdução ao comportamento organizacional

 1.1. Determinantes e níveis de análise

 1.2.  Gestão e comportamento organizacional

 1.3.  Comportamento organizacional no âmbito das práticas de gestão de pessoas

 2. Vinculação das pessoas na organização

 2.1.  Socialização, identidade e cultura organizacional

 2.2. Contrato psicológico, justiça e empenhamento organizacional

 2.3.  Ética, responsabilidade social e sustentabilidade

 3. Comunicação interpessoal em contexto organizacional

  3.1.  O processo comunicacional

  3.2.  Escuta ativa e feedback construtivo

  3.3.  Estilos comunicacionais e a adequação ao perfil dos interlocutores

  4. Liderança

  4.1.  Abordagens tradicionais Vs abordagens contemporâneas de liderança

  4.2.  O líder coach Vs o líder tóxico: Caraterização e efeitos

  4.3. Liderança e gestão da mudança organizacional

  5. Motivação do indivíduo

  5.1. Processo motivacional

  5.2.  Evolução das abordagens teóricas

  5.3.  Visões e práticas organizacionais contemporâneas

  6. Conflito nas organizações

  6.1.  Caraterização e âmbito do conflito

  6.2.  Estratégias de gestão de conflitos e perfis comportamentais

  6.3. Processo e técnicas de negociação

  7. Equipas de trabalho

  7.1. Tipos e fases de desenvolvimento de uma equipa

  7.2. A formulação de objetivos e critérios de avaliação do desempenho

  7.3. Metodologias de gestão do tempo e condução de reuniões

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Américo Pinto Moreira

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 Bibliografia fundamental

 Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.

 Robbins, S.P. & Judge, T.A. (2015). Organizational behavior (14th Ed.). New Jersey, Pearson College Div.

 Bibliografia  complementar

 Fortes de Costa, R. (2023). Empowerment leadership: Equipas de excelência. Coimbra: Editora D’Ideias.

 Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (8th Ed.). Thousand Oaks: Sage.

 Rego, A. (2022). Comunicação pessoal e organizacional: Teoria e prática (5ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo.

 Scandura, T.A. (2021). Essentials of organizational behavior: An evidence-based approach (3th Edition).Sage Publications.