Conhecimentos de Base Recomendados
Não é necessário conhecimentos da área do marketing.
Métodos de Ensino
A UC compreende aulas expositivas, em que se pretende que os alunos tenham uma participação activa.
Utilizar-se-ão ainda outros meios como imagens, filmes, dados variados, estudos de mercado e estudos de caso, para que os alunos possam ter uma perspetiva mais próxima da realidade do marketing.
As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.
Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing.
Os alunos são convidados a desenvolver trabalhos em equipa e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.
Com efeito, o trabalho de equipa incorpora métodos centrados na indagação e na cooperação.
Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a plataformas de interação; aos trabalhos em pequenos grupos em sala de aula; à utilização de vídeos para discussão em sala de aula; e ainda à resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como grande objetivo apresentar o marketing como resposta central aos desafios das organizações do século XXI.
O objectivo é mostrar o marketing na sua identidade única de resposta à economia e sociedade atual e às necessidades dos consumidores, possibilitando respostas com inovação, qualidade, eficácia e sustentabilidade.
Em particular, a Unidade Curricular Princípios de Marketing, pretende que os alunos desenvolvem as seguintes competências:
Conhecimento e compreensão do conceitos e na filosofia de marketing,
Aquisição de uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.
Desenvolvimento de um olhar crítico sobre esta realidade, e posicionamento de forma criativa e atenta ao mercado global.
Conhecimentos para trabalhar na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
Competências humanas para trabalhar em equipa.
Pretende-se, assim, que os alunos almejam vir a desempenhar com sucesso e realização pessoal diferentes funções na área do marketing.
Programa
Parte I – Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais do marketing
Parte II – Estudo do mercado
2. A análise do mercado e dos seus intervenientes
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte III – Segmentação e Diferenciação
5. A segmentação
6. O posicionamento
7. A marca
Parte IV – Políticas de Marketing
8. Produto
9. Preço
10. Distribuição
11. Comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Romeu Filipe da Costa OliveiraEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
Kotler, Philip, Armstrong, Gary (2020). Principles of marketing-Global Edition. 18th. Pearson Education.
Outra bibliografia:
• Baynast, Arnaud de, Dionísio, Pedro, Lévy, Julien, Rodrigues, Vicente, Lendrevie, Jacques (2028). Mercator: 25 anos. 17ª ed. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
• Dionísio, Pedro, Guerreiro, João, Faria, Hugo, Rodrigues, Vicente, Canhoto, Rogério (2024). AI_Novator -Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrand Editora.
• Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.