Conhecimentos de Base Recomendados
Marketing básico.
Métodos de Ensino
O trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
A docente propõe e apresenta em sala de aula:
- As possíveis artigos e exemplos de estudos de caso para o desenvolvimento do trabalho de equipa
- Os diferentes objetivos e etapas o trabalho de equipa
Resultados de Aprendizagem
OA1 – Compreender o que significa o marketing dos serviços e a sua importância;
OA2- Conhecer as especificidades e variáveis únicas, o processo e os modelos das práticas de serviços
OA3 -Conhecer o comportamento, expectativas e perceções do consumidor enquanto recipiente de um serviço
OA4- Desenvolver uma estratégia para o marketing dos serviços alinhada com a estratégia da empresa
OA5 – Aprofundar as técnicas e os meios das práticas do marketing de serviços
OA6 – Gerir os dados resultantes das práticas de serviços e a relação dos clientes na empresa
Programa
1) A atitude atual do marketing
1.1 O marketing 4.0 e 5.0
1.2 Outras tendências no marketing
2) Especificidades do Marketing de Serviços
2.1. As diferenças entre bens e serviços
2.2. Caracterização do marketing de serviços e principais definições
2.3. Tendências no Sector dos Serviços
2.4. Aspetos éticos nas empresas de serviços
2.5. Áreas específicas da aplicação do marketing dos serviços como o marketing bancário, marketing turístico, marketing das cidades, marketing do terceiro sector.
3) Estratégica no marketing dos Serviços
3.1 O comportamento, expectativas e perceções do consumidor nos serviços
3.2 A investigação em marketing de serviços
3.3 O posicionamento dos serviços em mercados competitivos
3.4 A construção das relações com os clientes
4) O desenvolvimento do marketing dos serviços
4.1. O marketing -mix dos serviços
4.2. Os suportes físicos dos serviços
4.3. A comunicação nos serviços
4.4. A gestão das filas de espera
4.5. A distribuição dos serviços
4.6. O controlo dos serviços e o modelo Servqual
Docente(s) responsável(eis)
Maria Madalena Eça Guimarães de AbreuEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
- Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A., Bitner, Jo e Gremler, Dwayne D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. Second European Edition. London: McGraw Hill Higher Education.
Outra bibliografia:
- Almeida, M. R., Pereira, J. M. (2014). Marketing de Serviços. Edições Sílabo.
- Dionísio, Pedro, Guerreiro, João, Faria, Hugo, Rodrigues, Vicente, Canhoto, Rogério (2024). AI_Novator -Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrand Editora.
- Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
- Huntsman, J L., et al. (2023). Health education via “empowerment” digital marketing of consumer products and services-Promoting therapeutic benefits of self-care for depression and chronic pain, Frontiers in Public Health.
- Oliveira, Carlos Manuel (2023). Human Tech Marketing – O Marketing Molecular e Humano. Lisboa: Atual Editora.