Marketing de Serviços

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing básico.

Métodos de Ensino

O trabalho de equipa incorpora:

Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto

Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa

 

A docente propõe e apresenta em sala de aula:

  • As possíveis artigos e exemplos de estudos de caso para o desenvolvimento do trabalho de equipa
  • Os diferentes objetivos e etapas o trabalho de equipa

Resultados de Aprendizagem

OA1 – Compreender o que significa o marketing dos serviços e a sua importância;
OA2- Conhecer as especificidades e variáveis únicas, o processo e os modelos das práticas de serviços
OA3 -Conhecer o comportamento, expectativas e perceções do consumidor enquanto recipiente de um serviço
OA4- Desenvolver uma estratégia para o marketing dos serviços alinhada com a estratégia da empresa
OA5 – Aprofundar as técnicas e os meios das práticas do marketing de serviços
OA6 – Gerir os dados resultantes das práticas de serviços e a relação dos clientes na empresa

Programa

1)     A atitude atual do marketing

1.1            O marketing 4.0 e 5.0

1.2            Outras tendências no marketing

 

2)     Especificidades do Marketing de Serviços

2.1.           As diferenças entre bens e serviços

2.2.           Caracterização do marketing de serviços e principais definições

2.3.           Tendências no Sector dos Serviços

2.4.           Aspetos éticos nas empresas de serviços

2.5.           Áreas específicas da aplicação do marketing dos serviços como o marketing bancário, marketing turístico, marketing das cidades, marketing do terceiro sector.

 

3)     Estratégica no marketing dos Serviços

3.1            O comportamento, expectativas e perceções do consumidor nos serviços

3.2            A investigação em marketing de serviços

3.3            O posicionamento dos serviços em mercados competitivos

3.4            A construção das relações com os clientes

 

4)     O desenvolvimento do marketing dos serviços

4.1.           O marketing -mix dos serviços

4.2.           Os suportes físicos dos serviços

4.3.           A comunicação nos serviços

4.4.           A gestão das filas de espera

4.5.           A distribuição dos serviços

4.6.           O controlo dos serviços e o modelo Servqual

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Eça Guimarães de Abreu

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental

  • Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A., Bitner, Jo e Gremler, Dwayne D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. Second European Edition. London: McGraw Hill Higher Education.

 

Outra bibliografia:

  • Almeida, M. R., Pereira, J. M. (2014). Marketing de Serviços. Edições Sílabo.
  • Dionísio, Pedro, Guerreiro, João, Faria, Hugo, Rodrigues, Vicente, Canhoto, Rogério (2024). AI_Novator -Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrand Editora.
  • Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
  • Huntsman, J L., et al. (2023). Health education via “empowerment” digital marketing of consumer products and services-Promoting therapeutic benefits of self-care for depression and chronic pain, Frontiers in Public Health.
  • Oliveira, Carlos Manuel (2023). Human Tech Marketing – O Marketing Molecular e Humano. Lisboa: Atual Editora.