Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base recomendados nesta unidade curricular estão associados à análise ética da informação e juízo crítico da sua interpretação alicerçada nos regulamentos e normas inerentes à profissão de gestor.
Métodos de Ensino
A generalidade da UC compreende aulas expositivas, com uma participação crítica dos alunos, sendo ainda largamente utilizado materiais diretamente relevantes na área.
Utiliza-se também a análise de informação corrente e atual, desenvolvendo-se o estudo de casos reais com a elaboração de trabalhos de grup0, pelo que as metodologias de ensino–aprendizagem traduzem-se nas seguintes abordagens:
─ teórico-expositiva;
─ ativa;
─ participativa; e
─ auto–estudo orientado pelo docente
Resultados de Aprendizagem
A profissão de gestor tem como objetivo administrar, em função das informações e orientações da gestão de topo, os recursos existentes na empresa, pelo que se constitui uma profissão que apoia a tomada de decisão, como tal, deve alicerçar-se em princípios de responsabilidade, confiança e ética perante a sociedade.
No contexto da regulação do comportamento ético nas profissões, surgem códigos de ética, código deontológicos, com o objetivo de determinar a forma pela qual os profissionais se devem guiar no exercício das suas funções.
De acordo com diversos estudos a aprendizagem da ética melhora a perceção do comportamento ético, sendo este o grande objetivo desta unidade curricular.
No final desta unidade curricular os estudantes deverão conhecer os fundamentos éticos inerentes à profissão de gestor pelo que deverão ser capazes de estabelecer relação entre os seus comportamentos e os princípios e normas de ética e deontologia profissional, estabelecidos nos normativos a sua profissão em diferentes aspetos.
Programa
PARTE I:
Introdução e conceitos
I.1 – Contextualização do fenómeno ético na atualidade
I.2 – Necessidade da ética
I.3 – Utilidade social da ética
I.4 – Fontes de ética
I.5 – A formalização da ética
I.6 – Tipologia dos documentos éticos
1.7 – Moral (objeto e conceito)
1.8 – Ética (objeto e conceito)
1.9 – Deontologia (objeto e conceito)
1.10 – Regras éticas
1.11 – Comportamento ético
1.12 – Axiologia
1.13 – Valores, atitudes e comportamentos humanos
PARTE II:
Ética negócios e profissão
II.1 – Definições e objetivos
II.2 – Exemplos de códigos de ética/códigos deontológicos de profissões reguladas
II.3 – Necessidade de códigos de ética/códigos deontológicos nas profissões e nas organizações
II.4 – O meio envolvente
II.5 – Os empresários, as suas motivações e os seus objetivos
II.6 – A formação ética nas diversas instituições
II.7 – Problemas de ética nos negócios
II.8 – O papel da administração pública e do poder político
PARTE III:
Análise de soluções práticas de normalização da profissão de gestor
Docente(s) responsável(eis)
Guilhermina Maria de Silva FreitasEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental
Alis, D., Besseyre des Horts, C. H., Chevalier, F., Fabi, B. e Peretti, J-M. (2014). Gestão dos Recursos Humanos – uma Abordagem Internacional. Lisboa: Instituto Piaget.
Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia.
Conrad, Christian A. (2022) :” Business Ethics – A Philosophical and Behavioral Approach”. Springer International Publishing. ISBN 9783030988432.
Howaniec, Honorata (2023): “Corporate Social Responsibility and Marketing Ethics: The Effects of Value-Based Marketing on Consumer Behaviour”. Taylor and Francis. ISBN 9781032329222.
Wernaart Bart (2021) :” Ethics And Business – A Global Introduction” TAYLOR & FRANCIS. 9781032046242
Bibliografia Complementar
Almeida, F., Seixas, A., Gama, P. e Peixoto, P. (2015). A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal: um Estudo sobre a Ética dos Alunos Portugueses. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Aristóteles (2015). Ética a Nicómaco (5.ª ed.). Tradução, prefácio e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal Editores.
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – o Marketing na Era Digital. Lisboa: Dom Quixote.
Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Os Novos Horizontes do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
HOPKINS, Willie E. (1997) “Ethical Dimensions of Diversity”. Sage Publications. ISBN 9780803972896
MAURICE, Jak (1996) “Accounting Ethics”. Pitman Publishing London
NASH, Laura L. (2001) “Ética nas Empresas – Boas intenções à parte”. Makron Books. Rio de Janeiro
TOFLER, Barbara Ley (1991) “Ética no Trabalho”. Wiley.Rio de Janeiro
Boatright, John R.(2016) “Ethics and the conduct of Business” – Pearson. ISBN 978-0134167657
Ridley, Charles R and Johnson, W. Brad (2008) “The Elements of Ethics for profissionals” – Palgrave Pegoraro, Olinto (2006) “Ética dos maiores mestres através da História” – Editora Vozes, Ltda – Brasil