Conhecimentos de Base Recomendados
Utilização dos Valores Comportamentais. (Soft Skills). Conhecimentos de Liderança, Motivação, Mudança, Comunicação ,Negociação e Conflito.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teóricas e aulas práticas, tendo as primeiras um carácter eminentemente expositivo de matéria, e as segundas, um carácter prático, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução e debate diversos temas e casos exemplificativos da vida real das organizações que ilustrem as matérias leccionadas.
O objetivo destes trabalhos é triplo: i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações; ii) familiarização do corpo discente com a realização de trabalhos práticos; iii) potenciar as relações com outras disciplinas.
Resultados de Aprendizagem
Destacar a importância do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para a gestão dos recursos humanos em geral, e do comportamento humano e grupal em particular.
Apresentar os diferentes níveis de análise do modelo do “Comportamento Organizacional”, nomeadamente a motivação do indivíduo e a liderança de grupos. Sensibilizar os alunos para as necessidades decorrentes do funcionamento das sociedades da informação, nomeadamente nos domínios da aquisição/actualização de informação e da mutação profissional.
Estimular as capacidades de trabalho em equipa, do potencial de simulação e do gosto pela assunção do risco.
Programa
CAPÍTULO 1 – O QUE É O “COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”?
1.1 Conceito e evolução histórica do comportamento organizacional
1.2 Abordagens clássicas, humanistas e contemporâneas
1.3 Níveis de análise: individual, grupal e organizacional
1.4 Cultura organizacional e seus impactos no comportamento
1.5 Ética e responsabilidade social no contexto organizacional
CAPÍTULO 2 – A MOTIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
2.1 Teorias clássicas da motivação: Maslow, Herzberg, McGregor
2.2 Teorias contemporâneas: Expectativa, Equidade, Reforço
2.3 Fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação
2.4 Motivação e desempenho: correlações práticas
2.5 Estratégias organizacionais para fomentar a motivação
CAPÍTULO 3 – A LIDERANÇA
3.1 Diferença entre liderança e gestão
3.2 Estilos de liderança: autocrática, democrática, liberal
3.3 Teorias da liderança: traços, comportamentais, situacionais
3.4 Liderança transformacional e transacional
3.5 Desenvolvimento de competências de liderança nas organizações
CAPÍTULO 4 – A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
4.1 Tipos de comunicação: formal, informal, vertical, horizontal
4.2 Barreiras à comunicação eficaz
4.3 Comunicação interpessoal e organizacional
4.4 Tecnologias da comunicação e seus impactos
4.5 Comunicação como instrumento de gestão e liderança
CAPÍTULO 5 – DINÂMICA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
5.1 Tipos de mudança: estrutural, cultural, tecnológica, estratégica
5.2 Resistência à mudança: causas e estratégias de superação
5.3 Modelos de gestão da mudança: Lewin, Kotter, ADKAR
5.4 Papel da liderança na condução da mudança
5.5 Cultura de inovação e aprendizagem organizacional
Docente(s) responsável(eis)
João Pedro Dias Fontes CostaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Base
Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH Editora.
Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações (2.ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill.
Northouse, P. G. (2021). Leadership: Theory and Practice (9th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Robbins, S. P.; Judge, T. A. (2020). Comportamento Organizacional (18.ª ed.). São Paulo: Pearson.
Bibliografia Complementar
Goleman, D. (2018). Trabalhar com Inteligência Emocional (edição revista). Lisboa: Temas e Debates.
Yukl, G. (2019). Leadership in Organizations (9th ed.). New York: Pearson.