Mercado de Ações

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Após uma breve exposição de enquadramento teórico das matérias, privilegiam-se metodologias de ensino-aprendizagem ativas, com uma
elevada componente prática, procurando o envolvimento e participação ativa dos alunos ao longo do período letivo. Para o efeito, utilizar-se-
ão os seguintes instrumentos:
a) realização, por parte dos alunos, de um conjunto de exercícios pedagógicos sobres os diferentes tópicos do programa, sob a orientação do docente;
b) realização de um pequeno trabalho prático individual sobre o tópico 5. do programa.

Resultados de Aprendizagem

Através desta UC, os alunos deverão adquirir as seguintes competências:
1) saber identificar as principais caraterísticas deste tipo de títulos de rendimento variável;
2) saber identificar e compreender as operações e regras de funcionamento dos mercados primário e secundário de ações a contado e as
diferentes funções dos seus principais intervenientes;
3) saber utilizar as diferentes metodologias de avaliação do valor fundamental de uma ação que são usadas no mercado pelas diferentes
equipas de “equity research”;
4) saber aplicar os princípios e ferramentas da análise técnica no contexto da negociação de ações no mercado a contado.

Programa

1. INTRODUÇÃO
1.1 Conceito de ação e formas de representação e transmissibilidade
1.2 Ações com e sem valor nominal
1.3 Ações próprias
1.4 Tipos de ações e natureza da emissão
2. FUNCIONAMENTO DO MERCADO A CONTADO
2.1 Enquadramento e mercado primário
2.2 Estrutura do mercado secundário
2.3 Negociação no mercado a contado
2.4 Eventos (destacamento de direitos e renominalização)
3. AVALIAÇÃO DE AÇÕES ATRAVÉS DE MODELOS DE FLUXOS DE CAIXA DESCONTADOS
3.1 Avaliação através do modelo de desconto de dividendos
3.1.1 O modelo geral
3.1.2 Variantes do modelo geral
3.2 Avaliação através dos modelos de fluxos de caixa livre descontados
3.2.1 Pelo método dos fluxos de caixa livre descontados para a empresa
3.2.2 Pelo método dos fluxos de caixa livre descontados para os acionistas
3.2.3 Análise de sensibilidade
4. AVALIAÇÃO DE AÇÕES ATRAVÉS DE MÚLTIPLOS DE MERCADO
4.1 Filosofia subjacente
4.2 Principais múltiplos de mercado e sua aplicação
5. NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES COM BASE NA ANÁLISE TÉCNICA
5.1 A psicologia do mercado
5.2 Movimentos de preços e volume
5.3 Análise de gráficos e indicadores quantitativos

Docente(s) responsável(eis)

Artur Jorge Peixoto Conceição Vilares Morgado

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

  • Damodaran, A. (2006), Damodaran on Valuation – Security Analysis for Investment and Corporate Finance, 2nd Edition, JohnWiley & Sons.
  • Kirkpatrick II, C., and Dahlquist, J. (2016), Technical Analysis: The Complete Resource for Financial Market Technicians, 3rd Edition, Pearson Education.
  • Koller, T., Goedhart, M., Wessels, D. (2025), Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, Wiley.
  • Pacheco, L., Soares, S., Tavares, F., Lobão, J, Madaleno, M. (2024), Avaliação de Empresas, 2.ª Edição, Edições Sílabo.

Complementar:

  • Damodaran, A. (2018), The Dark Side of Valuation – Valuing Young, Distressed, and Complex Businesses, 3rd Edition, JohnWiley & Sons.
  • Neves, J. C. (2002), Avaliação de Empresas e Negócios, Mcgraw-Hill-Portugal.
  • Palepu, K.; Healy, P.; Peek, E. (2020), Business Analysis and Valuation: IFRS edition, 4th Edition. Cengage Learning.
  • Penman, S. (2012), Financial Statement Analysis and Security Valuation, 5th Edition, McGraw-Hill.