Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de matemática e física obtidos nas unidades curriculares dos semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas usa-se uma metodologia que consiste em fazer uma introdução teórica, seguindo-se a realização de exercícios práticos de aplicação. Os exercícios retratam situações reais, familiarizando os alunos com o modo de aplicação da mecânica dos fluidos à resolução de problemas de engenharia. Na apresentação teórica usa-se o método expositivo e inquisitivo. Nas aplicações práticas explica-se a resolução de alguns casos e depois incentivam-se os alunos a resolver outros casos, por si mesmos. Nas aulas laboratoriais são realizados diversos ensaios, com valor didático, permitindo ao aluno confrontar a teoria com os resultados práticos obtidos.
Resultados de Aprendizagem
É objetivo desta unidade curricular facultar a formação básica em mecânica dos fluidos (a complementar na unidade curricular de Hidráulica Geral 2), necessária para o exercício da atividade de Engenheiro no domínio do planeamento, projeto e gestão de sistemas hidráulicos.
É esperado que o aluno, após obter aproveitamento na unidade curricular, seja capaz de:
– resolver problemas no domínio da hidrostática;
– analisar, conceber e dimensionar instalações simples de escoamentos em pressão contendo ou não turbomáquinas hidráulicas;
– avaliar os esforços gerados pelos escoamentos nas suas fronteiras sólidas e respetivas estruturas de suporte ou amarração.
Programa
1. PROPRIEDADES DOS FLUIDOS: Forças exteriores; Compressibilidade; Viscosidade; Tensão superficial; Tensão de saturação.
2. HIDROSTÁTICA: Lei hidrostática de pressões; Manómetros; Impulsões hidrostáticas em superfícies planas e curvas; Flutuabilidade.
3. HIDROCINEMÁTICA: Trajetórias e linhas de corrente; Classificação dos escoamentos; Equação da continuidade.
4. CONCEITOS E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HIDRODINÂMICA: Teorema de Bernoulli; Linhas piezométrica e de energia; Variação da cota piezométrica na normal às linhas de corrente; Movimentos irrotacionais; Camada limite. Separação.
5. ESTUDO GLOBAL DOS ESCOAMENTOS LÍQUIDOS: Teorema de Bernoulli generelizado; Potência hidráulica – Bombas e turbinas; Teorema de Euler.
6. LEIS DE RESISTÊNCIA DOS ESCOAMENTOS UNIFORMES: Tensão tangencial na fronteira sólida; Escoamentos laminares uniformes; Leis de resistência dos escoamentos turbulentos; Leis de resistência empíricas para o regime turbulento.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim José de Oliveira SousaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Recomendada:
Apontamentos de Hidráulica Geral 1. Pedro N. M. Afonso. ISEC 2022.
Quintela, A.C. (2000). Hidráulica. Fundação Calouste Gulbenkian.
Complementar:
Novais-Barbosa, J. (1985). Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, Vols. 1 e 2. Porto Editora.
Lencastre, A. (2005). Hidráulica Geral. Hidroprojecto.
Massey, B.S. (2002) Mecânica dos Fluidos. Fundação Calouste Gulbenkian.
Oliveira, L. A., & Lopes, A. G. (2016). Mecânica dos Fluidos. Edições Técnicas e Profissionais.
Çengel, Y. A., & Cimbala, J. M. (2015). Mecânica dos Fluidos: Fundamentos e Aplicações. McGraw-Hill.
Elger, D.F., LeBret, B.A., Crowe, C.T. & Roberson, J.A., & (2019). Engineering Fluid Mechanics. John Wiley & Sons.
Munson, B.R., Rothmayer, A.P., & Okiishi, T. H. (2012). Fundamentals of Fluid Mechanics. Wiley.
Marriott, M., Featherstone, R.E., & Nalluri, C. (2016). Nallury & Featherstone’s Civil Engineering Hydraulics. Wiley-Blackwell.