Conhecimentos de Base Recomendados
Topografia e Desenho Técnico.
Métodos de Ensino
É usado o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos diferentes conceitos nas aulas Teórico-Práticas sendo efectuados diversos exercícios de aplicação. Os alunos realizam um trabalho prático de grupo, essencialmente de aplicação prática dos assuntos estudados, que consiste na definição da directriz e rasante de uma pequena estrada, atendendo a um conjunto de condicionantes típicas nestas questões. Procurar-se-á seguir uma metodologia de auto-aprendizagem e comunicação bem como o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de acompanhamento dos trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Estudo das principais características e condicionantes das estradas e vias férreas como obras de Engenharia Civil,
focando especialmente a geometria do traçado; Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Comunicação; Auto-aprendizagem; Competências Específicas: Conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio das atividades relativas ao projeto de vias de comunicação terrestres, nas suas diversas componentes, em particular das infraestruturas de transportes rodoviárias e ferroviárias; saber analisar a interdependência da definição geométrica daquelas infraestruturas com aspetos relacionados com a sustentabilidade económica, social e ambiental.
Programa
Particularidades dos transportes rodoviário e ferroviário: a estrada vs. o caminho de ferro;
Planeamentos rodoviário e ferroviário, nacionais e europeus;
Principais elementos de infraestruturas de transporte rodoviário e ferroviário;
Definição geométrica: os traçados em planta, em perfil longitudinal e perfis transversais;
Fixação do traçado geométrico em função de um largo conjunto de critérios, abordando questões correntemente encontradas no estabelecimento das características geométricas;
Análise e previsão do tráfego e avaliação das condições de circulação em estradas;
Avaliação dos volumes de terras a movimentar para a definição das terraplenagens a realizar, na ótica da construção de uma infraestrutura rodoviária ou ferroviária;
Docente(s) responsável(eis)
Mário Miguel de Abreu MartinsEstágio(s)
NAO
Bibliografia
PRINCIPAL :
- Branco, F., Picado, L., Capitão, S. (2001). Vias de Comunicação – Vol I, Coimbra: DEC, FCTUC
- Junta Autónoma de Estradas (1994). Norma de Traçado. Almada: JAE [7-4-186 (ISEC) – 12378]
- Coleção de “slides” de Power Point usados nas aulas
COMPLEMENTAR:
- Transportation Researc Board (2000). Highway Capacity Manual. Washington, D. C.: TRB [7-4-177 (ISEC) – 11934]
- Wright,P. H., Dixon, K. (2004). Highway Engineering (7th ed.), Hoboken, NJ : John Wiley & Sons, cop. [7-4-204 (ISEC) – 13060]
- Mannering, F. L., Kilareski, W. P. (1998). Principles of highway engineering and traffic analysis. New York : John Wiley & Sons, Inc., [ 7-4-159 (ISEC) – 10884]
- Lamm, R., et al. (1999). Highway design and traffic safety engineering handbook. New York: McGraw-Hill, [7-4-161 (ISEC) – 10885]
- RENFE (2008). Nociones básicas ferroviarias. (2ª ed) Barcelona : Marcombo, cop. [7-4-254 (ISEC) – 15274]
- Profillidis, V.A. (2022). Railway planning, management and engineering, Abingdon, Oxon: Routledge.