Materiais

Conhecimentos de Base Recomendados

Nâo existem conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As aulas teóricas são essencialmente dedicadas à exposição de conteúdos, utilizando o quadro e recorrendo à projecção de diapositivos com figuras, diagramas, esquemas ou tabelas auxiliares. Na condução destas aulas, a participação dos alunos é frequentemente suscitada através da formulação de questões que os levam a reflectir sobre os assuntos tratados e criam oportunidades para a clarificação de conceitos.
Nas aulas práticas, os alunos tomam contacto com componentes de diferentes tipos de materiais e são familiarizados com equipamentos e métodos experimentais utilizados na determinação de propriedades mecânicas.
São realizados ensaios de tração em materiais metálicos e poliméricos e calculadas as principais propriedades mecânicas a partir da curva força/alongamento.
São realizados ensaios de dureza brinell, Rocckwell e Vickers em difentes materiais metálicos.
São realizados ensaios de impactoCharpy em diferentes materiais metálicos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) tem como principais objectivos: Familiarizar os alunos com diferentes tipos de materiais de engenharia e suas propriedades e aplicações típicas; Proporcionar formação de base em ciência dos materiais, necessária para a compreensão das relações entre a composição, estrutura e propriedades dos materiais; Introduzir os alunos aos métodos experimentais mais utilizados na avaliação das propriedades mecânicas dos materiais e conhecer os principios de conformação mais utilizados para as diferentes classes de materiais.
É objetivo ampliar os conhecimentos de modo mais aprofundado dos aços, relacionando o conhecimento adquirido com a aplicação industrial destes materiais.

No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de: Conhecer uma gama diversificada de materiais de engenharia e sua classificação; Compreender aspectos fundamentais da relação entre a composição, estrutura e propriedades dos materiais; Conhecer e compreender as propriedades específicas e potencialidades de utilização dos materiais de engenharia mais comuns; Realizar ensaios de avaliação de propriedades mecânicas dos materiais e interpretar os respectivos resultados.

Programa

1. Introdução aos Materiais
A importância dos materiais na Engenharia. Ciência e Engenharia dos Materiais.
Relação entre a composição química, estrutura, propriedades e processamento dos materiais.
O papel dos materiais na economia circular.

2. Propriedades Mecânicas dos Materiais
Tensão e extensão elástica e plástica; Ensaio de tração e determinação das propriedades mecânicas a partir na curva força-alongamento. Compreensão dos conceitos de módulo de elasticidade, tensão de rotura, tensão de cedência, encruamento, ductilidade e tenacidade.
Ensaio de dureza Brinell, Rockwell e Vickers.
Fractura dos materiais – ensaios de impactos.
Demonstração prática da realização de ensaios de tração, dureza e impacto a materiais de diferentes classes.

3. Classificação dos Materiais e Principais Características
Caracterização das classes e subclasses dos materiais e das principais propriedades que as caracterizam:
Materiais metálicos;
Materiais cerâmicos;
Materiais poliméricos;
Materiais compósitos;
Propriedades e exemplos de aplicação industrial dos materiais mais representativos de cada classe.

4. Processamento de Materiais
Relação entre propriedades Mecânicas dos materiais e os processos de fabrico mais adequados para conformação.
Princípio de conformação das principais técnicas de processamento de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos.

5. Sistema de Ligas Ferro-Carbono
Ligas metálicas, estruturas amorfas e cristalinas, tamanho de grão e estruturas mono e policristalinas.
Diagramas de equilíbrio do sistema de ligas Fe-C e classificação dos aços e ferros fundidos.
Solubilidade do carbono no ferro e compostos formados em condições de equilíbrio.
Microestruturas resultantes da transformação da austenite em equilíbrio.
Relação entre composição, microestrutura, propriedades mecânicas e aplicações industriais dos aços.

6. Caracterização dos Aços
Classificação dos aços quanto à sua composição química: aços não ligados e aços ligados; outras classificações.
Microestruturas resultantes da transformação da austenite com e sem difusão: Transformação Perlitica, martensítica e bainítica.
Aços ligados: Distribuição dos elementos de liga e Influência dos elementos de liga nas propriedades dos aços.
Tratamento Térmico dos Aços: Tratamentos térmicos de recozimento, de têmpera, e de revenido.
Tratamentos térmicos de endurecimento superficial.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando António Gaspar Simões

Métodos de Avaliação

• A avaliação de conhecimentos será realizada por intermédio de avaliação distribuída ao longo do semestre com 2 períodos de avaliação. A primeira prova de avaliação será realizada a meio do semestre e dirá respeito aos conteúdos lecionados até esse momento. A segunda prova de avaliação realizada no final do semestre, antes da época de exames, dirá respeito aos conteúdos lecionados, não avaliados até momento.

• A resposta a questões apresentadas nas aulas T/TP, sem divulgação prévia aos alunos, e a frequência de pelo menos 75% das aulas laboratoriais efetivamente lecionadas, será contabilizada com uma nota até ao máximo de 1 valor, contabilizada apenas no ano letivo em causa e em todas as épocas de avaliação realizadas.

• A nota final da avaliação distribuída será a média das notas obtidas na 1º prova e 2ª prova, calculada para 20 valores, acrescida da valoração relativa às questões apresentadas em aula e da frequência das aulas práticas (máx. 1 valor).

• Os alunos que não obtenham aprovação na avaliação distribuída ou que não tenham submetido a esta avaliação, poderão ser avaliados nas respetivas épocas de exame. Os alunos que estejam em condições de ser contabilizada a valoração das questões e frequência das aulas práticas, à nota final de exame, calculada para 20 valores, será acrescida a valoração relativa às questões apresentadas em aula e da frequência das aulas práticas (máx. 1 valor).

• A aprovação na unidade curricular requer a obtenção de uma classificação de pelo menos 10 valores, sendo permitido que os alunos aprovados na avaliação distribuída submetam a exame para melhoria de nota.

• Os exames realizados fora dos períodos de avaliação previstos no calendário escolar poderão assumir a forma de prova oral.


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bibliografia Recomendada:
    • Carbas, Ricardo (2023). Introdução à Ciência e Engenharia dos Materiais. Engebook. (Disponível na biblioteca do ISEC: 4-14-116)
    • Silva, L. F. M., Alves, F. J. L., & Marques, A. T. (2023). Materiais de Construção. Publindústria. (Disponível na biblioteca do ISEC: 4-14-111)
    • Smith, W. F. (1998). Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais, McGraw-Hill de Portugal. (Disponível na biblioteca do ISEC: 4-14-73)

    Bibliografia Complementar:
    • Silva, J. (2024). Tratamentos Térmicos dos Aços. Uma Abordagem ao mundo dos Tratamentos Térmicos. Engebook. (Disponível na biblioteca do ISEC: 4-4-41 ISEC)
    • Pouzada, A. S., & Bernardo, C. A. (1983). Introdução à Engenharia de Polímeros, Universidade do Minho.
    • Barralis, J., & Maeder, G. (2005). Prontuário de Metalurgia, Fundação Calouste Gulbenkian. (Disponível na biblioteca do ISEC: 4-3-94)
    • Seabra, A. V. (1995). Metalurgia Geral, Vol. II. Laboratório Nacional de Engenharia Civil. (Disponível na biblioteca do ISEC: 4-3-78 ISEC)