Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos base na área de sistemas de informação e desenvolvimento de software
Métodos de Ensino
A unidade curricuIar desenroIa-se em torno de um pIano estratégico para uma organização. As auIas teóricas servem para apresentar os temas Ieccionados, assim como os materiais de estudo. As auIas práticas são usadas para a reaIização do pIano estratégico, reuniões de progresso com o professor e escIarecimentos sobre o desenroIar dos trabaIhos.
Resultados de Aprendizagem
As organizações actualmente são confrontadas com escolhas a diversos níveis, por exemplo: estratégias a definir, modelos de negócio a adoptar, organização dos seus processos internos, suporte tecnológico a utilizar, alinhamento estratégico/tecnológico, selecção de mercados/clientes alvo e localização das suas actividades chave. Esta unidade curricular irá abordar a estratégia organizacional sob três perspectivas: estratégias de negócio a adoptar em cenários suportados por tecnologias de informação e comunicação, alinhamento entre estratégia e as tecnologias de suporte e escolha, assim como adopção de tecnologias de suporte. Nesse sentido, são apresentados conceitos e ferramentas para compreender e analisar o desempenho das organizações num mercado global e estudado o impacto da utilização dos sistemas de informação. Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular consigam:
- Aplicar os fundamentos da gestão estratégica a organizações digitais;
- Analisar o papel dos sistemas de informação (SI) e tecnologias (TI) como motores da transformação organizacional;
- Desenvolver competências de diagnóstico estratégico (análise interna e externa);
- Aplicar metodologias de reengenharia de processos de negócio com suporte tecnológico;
- Projetar soluções tecnológicas usando plataformas low-code;
- Tomar decisões estratégicas em investimentos de SI/TI.
Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Compreender o conceito de estratégia organizacional;
- Perceber a relação entre estratégia organizacional e a capacidade de criar/manter a competitividade;
- Conhecer e seleccionar as ferramentas adequadas ao suporte de uma decisão estratégica;
- Formular um plano estratégico de uma organização suportado por sistemas de informação;
- Alinhar a estratégia com o contexto empresarial e tecnológico: processos, sistemas de informação, pessoas, cultura, produtos e ambiente externo;
- Compreender os passos inerentes à optimização e implementação de processos organizacionais.
Programa
1. Introdução à Gestão Estratégica
1.1. Contexto da gestão estratégica nas organizações digitais
1.2. Evolução histórica e tendências (estratégia clássica vs. estratégia digital)
1.3. Conceito de estratégia organizacional
1.4. Missão, visão e valores
1.5. Benefícios e riscos da gestão estratégica no contexto atual
2. Sistemas de informação e tecnologias : Perspectiva estratégica
2.1. Disrupção digital e transformação organizacional
2.2. Evolução das aplicações IT e impacto nos modelos de negócio
2.3. Factores de sucesso na estratégia dos sistemas de informação
2.4. Estratégias de IS e IT (alinhamento e stratégico e coevolução)
2.5. Gestão de portfolio de investimentos em IS/IT
2.6. Cloud, IA, Big Data, IoT e cibersegurança como fatores estratégicos
2.7. Modelos de negócio digitais
3. Análise do ambiente externo
3.1. A natureza evolutiva da gestão estratégica
3.2. Âmbito do desenvolvimento estratégico
3.3. Ferramentas de análise
3.4. Estudo de casos em setores tecnológicos (fintech, e-health, e-commerce)
4. Análise do ambiente interno
4.1. Vantagem competitiva e recursos estratégicos
4.2. Cadeia de valor e redes de valor digitais
4.3. Ciclo de vida do ciente e integração com SI
4.4. Análise e otimização de processos de negócio
4.5. Business Process Management (BPM) e BPMN
4.6. Introdução a process mining e ferramentas digitais
5. Vantagem competitiva
5.1. Estratégias funcionais para melhorar a eficiência, qualidade, inovação e agilidade
5.2. Posicionamento competitivo e diferenciação
5.3. Modelos de negócio digitais (freemium, subscription, plataforma, AI-as-a-service)
5.4. Implicações das estratégias nos SI/T
5.5. Gestão de risco em investimentos de SI/TI
5.6. Business case para investimentos digitais
6. Governação e gestão estratégica dos SI/TI
6.1. Alinhamento estratégico SI/negócio
6.2. Frameworks de governação (COBIT, ITIL, TOGAF)
6.3. Cloud governance e AI governance
6.4. Competências digitais e cultura organizacional
6.5. Instrumentos de governação e impacto nos processos de negócio
6.6. Transformação digital e frameworks (MIT CISR, McKinsey, Deloitte)
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Margarida Chuva CostaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Santos, A. R. (2008). Gestão Estratégica – Conceitos, modelos e instrumentos, Escolar Editora (2A-3-60 (ISEC) – 14872)
Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Editorial Verbo. (2A-1-85 (ISEC) – 08572)
Rodrigues, J. (2012). Estratégia organizacional: do mercado à ética, Escolar Editora (2A-3-74 (ISEC) – 16567)
Peppard, J., & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy. Wiley, 4th edition.
Bocij, P., Greasley, A., & Hickie, S. (2014). Business Information Systems: Technology Development and Management for the E-Business. Pearson, 5th edition.
Grant, R. M. (2013). Contemporary Strategy Analysis. John Wiley & Sons, 8th edition.
Jonhson, G., Scholes, K., & Whitthington, R. (2008). Exploring Strategy. Printice Hall 8th.