Estratégia Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base na área de sistemas de informação e desenvolvimento de software

Métodos de Ensino

A unidade curricuIar desenroIa-se em torno de um pIano estratégico para uma organização. As auIas teóricas servem para apresentar os temas Ieccionados, assim como os materiais de estudo. As auIas práticas são usadas para a reaIização do pIano estratégico, reuniões de progresso com o professor e escIarecimentos sobre o desenroIar dos trabaIhos. 

Resultados de Aprendizagem

As organizações actualmente são confrontadas com escolhas a diversos níveis, por exemplo: estratégias a definir, modelos de negócio a adoptar, organização dos seus processos internos, suporte tecnológico a utilizar, alinhamento estratégico/tecnológico, selecção de mercados/clientes alvo e localização das suas actividades chave. Esta unidade curricular irá abordar a estratégia organizacional sob três perspectivas: estratégias de negócio a adoptar em cenários suportados por tecnologias de informação e comunicação, alinhamento entre estratégia e as tecnologias de suporte e escolha, assim como adopção de tecnologias de suporte. Nesse sentido, são apresentados conceitos e ferramentas para compreender e analisar o desempenho das organizações num mercado global e estudado o impacto da utilização dos sistemas de informação. Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular consigam:

  • Aplicar os fundamentos da gestão estratégica a organizações digitais;
  • Analisar o papel dos sistemas de informação (SI) e tecnologias (TI) como motores da transformação organizacional;
  • Desenvolver competências de diagnóstico estratégico (análise interna e externa);
  • Aplicar metodologias de reengenharia de processos de negócio com suporte tecnológico;
  • Projetar soluções tecnológicas usando plataformas low-code;
  • Tomar decisões estratégicas em investimentos de SI/TI.

Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

  • Compreender o conceito de estratégia organizacional;
  • Perceber a relação entre estratégia organizacional e a capacidade de criar/manter a competitividade;
  • Conhecer e seleccionar as ferramentas adequadas ao suporte de uma decisão estratégica;
  • Formular um plano estratégico de uma organização suportado por sistemas de informação;
  • Alinhar a estratégia com o contexto empresarial e tecnológico: processos, sistemas de informação, pessoas, cultura, produtos e ambiente externo;
  • Compreender os passos inerentes à optimização e implementação de processos organizacionais.

Programa

1. Introdução à Gestão Estratégica

    1.1. Contexto da gestão estratégica nas organizações digitais

    1.2. Evolução histórica e tendências (estratégia clássica vs. estratégia digital)

    1.3. Conceito de estratégia organizacional

    1.4. Missão, visão e valores

    1.5. Benefícios e riscos da gestão estratégica no contexto atual

2. Sistemas de informação e tecnologias : Perspectiva estratégica

    2.1. Disrupção digital e transformação organizacional

    2.2. Evolução das aplicações IT e impacto nos modelos de negócio

    2.3. Factores de sucesso na estratégia dos sistemas de informação

    2.4. Estratégias de IS e IT (alinhamento e  stratégico e coevolução)

    2.5. Gestão de portfolio de  investimentos em IS/IT

    2.6. Cloud, IA, Big Data, IoT e cibersegurança como fatores estratégicos

    2.7. Modelos de negócio digitais

3. Análise do ambiente externo

    3.1. A natureza evolutiva da gestão estratégica 

    3.2. Âmbito do desenvolvimento estratégico

    3.3. Ferramentas de análise

    3.4. Estudo de casos em setores tecnológicos (fintech, e-health, e-commerce)

4. Análise do ambiente interno

    4.1. Vantagem competitiva e recursos estratégicos

    4.2. Cadeia de valor e redes de valor digitais

    4.3. Ciclo de vida do ciente e integração com SI

    4.4. Análise e otimização de processos de negócio

    4.5. Business Process Management (BPM) e BPMN

    4.6. Introdução a process mining e ferramentas digitais

5. Vantagem competitiva

    5.1. Estratégias funcionais para melhorar a eficiência, qualidade, inovação e agilidade

    5.2. Posicionamento competitivo e diferenciação

    5.3. Modelos de negócio digitais (freemium, subscription, plataforma, AI-as-a-service)

    5.4. Implicações das estratégias nos SI/T

    5.5. Gestão de risco em investimentos de SI/TI

    5.6. Business case para investimentos digitais

6. Governação e gestão estratégica dos SI/TI

   6.1. Alinhamento estratégico SI/negócio

   6.2. Frameworks de governação (COBIT, ITIL, TOGAF)

   6.3. Cloud governance e AI governance

   6.4. Competências digitais e cultura organizacional

   6.5. Instrumentos de governação e impacto nos processos de negócio

   6.6. Transformação digital e frameworks (MIT CISR, McKinsey, Deloitte)

 

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Margarida Chuva Costa

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Santos, A. R. (2008). Gestão Estratégica – Conceitos, modelos e instrumentos, Escolar Editora (2A-3-60 (ISEC) – 14872)

Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Editorial Verbo. (2A-1-85 (ISEC) – 08572)

Rodrigues, J. (2012). Estratégia organizacional: do mercado à ética, Escolar Editora (2A-3-74 (ISEC) – 16567)

Peppard, J., & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy. Wiley, 4th edition.

Bocij, P., Greasley, A., & Hickie, S. (2014). Business Information Systems: Technology Development and Management for the E-Business. Pearson, 5th edition.

Grant, R. M. (2013). Contemporary Strategy Analysis. John Wiley & Sons, 8th edition.

Jonhson, G., Scholes, K., & Whitthington, R. (2008). Exploring Strategy. Printice Hall 8th.