Conhecimentos de Base Recomendados
- Teoria elementar de conjuntos
- Lógica
- Leis de DeMorgan
Métodos de Ensino
Os conteúdos são apresentados através de exposição teórica orientada, que introduz os conceitos fundamentais da probabilidade, variáveis aleatórias, distribuições, amostragem, estimação e testes de hipóteses. Esta componente é complementada por aulas práticas de resolução de problemas, com aplicações a contextos de engenharia mecânica e interpretação de resultados.
A metodologia privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa, promovendo a discussão de soluções e a análise crítica de erros. As tarefas em aula integram o uso crítico de ferramentas de Inteligência Artificial, incentivando os estudantes a validar resultados, identificar limitações e refletir sobre implicações éticas na análise estatística.
A unidade curricular fomenta o desenvolvimento das competências matemáticas propostas por Niss: pensar, raciocinar, modelar, resolver e comunicar matematicamente, estabelecendo a ligação entre o rigor teórico e a aplicação prática a problemas reais da engenharia.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Pensar e raciocinar matematicamente sobre fenómenos aleatórios, utilizando conceitos de probabilidade (acontecimentos, independência, probabilidade condicionada, teoremas fundamentais) para interpretar situações em engenharia mecânica.
Modelar matematicamente variáveis aleatórias discretas e contínuas, selecionando e aplicando distribuições de probabilidade adequadas (Bernoulli, Binomial, Poisson, Normal, Exponencial, t-Student, Qui-quadrado), bem como explorar relações bivariadas (independência, covariância, correlação).
Representar e manipular entidades matemáticas através de funções de probabilidade e distribuição, estatísticas amostrais e distribuições amostrais, traduzindo dados em estruturas formais.
Colocar e resolver problemas matemáticos de estimação pontual e intervalar, elaborando intervalos de confiança para médias e variâncias, e realizar testes de hipóteses paramétricos, articulando o rigor matemático com a interpretação de resultados em contextos aplicados.
Comunicar em, com e sobre a estatística, apresentando raciocínios, conclusões e incertezas de forma clara em relatórios técnicos e colaborativos.
Fazer uso de ferramentas digitais e de Inteligência Artificial de forma crítica e responsável, explorando a simulação estatística, validando resultados e refletindo sobre implicações éticas na análise de dados.
Programa
1-Probabilidades
Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados, acontecimentos. Definição de probabilidade. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema da probabilidade total. Teorema de Bayes.
2-Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade Discretas
Introdução. Variáveis aleatórias discretas: Definição; Função de probabilidade; Função distribuição; Parâmetros de localização e de dispersão. Distribuições especiais discretas: Distribuição de Bernoulli; Distribuição Binomial; Distribuição Hipergeométrica; Distribuição de Poisson. Variáveis aleatórias bidimensionais discretas: Definição; Funções conjuntas de probabilidade e distribuição; Função de probabilidade marginal; Função de probabilidade condicionada; Independência de variáveis aleatórias; Covariância e Coeficiente de correlação linear.
3-Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade Contínuas
Definição; Função densidade de probabilidade; Função distribuição; Parâmetros de localização e de dispersão. Distribuições especiais contínuas: Breve referência às Distribuições Uniforme e Exponencial; Distribuição Normal; Distribuição Qui-Quadrado; Distribuição t-Student.
4-Amostragem e Distribuições Amostrais
Introdução. Amostra aleatória. Estatísticas. Distribuição da Média Amostral. Distribuição da Variância Amostral.
5-Estimação
Noções fundamentais da estimação Pontual e Intervalar. Intervalos de confiança para o valor médio e para a variância de uma população.
6-Testes de Hipóteses Paramétricos
Noções fundamentais. Testes para o valor médio e para a variância de uma população.
Docente(s) responsável(eis)
Deolinda Maria Lopes Dias RasteiroEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
RASTEIRO, D. (2025). Apontamentos e caderno de exercícios de apoio às aulas (disponíveis no Moodle inforestudante.ipc.pt/nonio).
MONTGOMERY, D., & RUNGER, G. (2018) – Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley.
(Biblioteca do ISEC: 3-3-192 (ISEC) – 15053, edição de 2007)
MURTEIRA, B.J.F. (1993). Probabilidade e Estatística, Volumes I e II. McGraw Hill.
(Biblioteca do ISEC: Vol I – 3-3-50 (ISEC) V.1º v. – 05528; Vol II – 3-3-51 (ISEC) V.2º v. – 07049)
PEDROSA, A.C., & GAMA, S.M.A. (2018)– Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora.
(Biblioteca do ISEC: 3-3-236 (ISEC) – 18887)
MEZZADRI, D. (2025). The paradox of ethical AI-assisted research. Journal of Academic Ethics. Advance online publication. https://doi.org/10.1007/s10805-025-09671-7 (disponível pdf online)
WIESE, L. J., Patil, I., Schiff, D. S., & Magana, A. J. (2025). AI ethics education: A systematic literature review. Computers & Education: Artificial Intelligence, 8, Article 100405. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2025.100405 (disponível pdf online)
Bibliografia Complementar
GUIMARÃES, R.C., & CABRAL, J.A.S. ( 2010). Estatística. Portugal: Verlag Dashöfer.
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