Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos assuntos teóricos. Sempre que possível, serão
implementadas metodologias ativas em aula centradas no aluno, nomeadamente a sala de aula invertida. Esta solução, que requer uma
preparação prévia das alunas e dos alunos, permite uma utilização mais eficaz das horas de contacto. Durante as aulas, são utilizadas
atividades interativas, através de plataformas digitais pedagógicas, objetivando uma maior participação e interesse das alunas e dos
alunos. Sempre que possível serão utilizadas ferramentas numéricas para simular a dispersão de poluentes na atmosfera ou em outros
meios, bem como para simular vários riscos urbanos. A participação ativa dos alunos é fomentada através de momentos de partilhas de
experiência e de cultura geral sobre as temáticas lecionadas, pela leitura de notícias ou através de outros meios de comunicação social
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, as alunas e os alunos deverão ser capazes de:
– explicar as temáticas relacionadas com o ambiente e a sua proteção;
– refletir sobre a importância a atmosfera no clima;
– distinguir poluição e alterações climáticas;
– refletir sobre o atual conhecimento sobre alterações climáticas, medidas de mitigação e de adaptação.
– Identificar os principais riscos urbanos e as suas consequências
Em termos de competências transversais, espera-se que as alunas e os alunos sejam capazes de:
– comunicar oralmente e de forma escrita;
– pesquisar e resumir informação em fontes de informação fidedignas.
– trabalhar em equipa
Programa
1. Ambiente. Águas continentais e marinhas. Hidrologia e recursos hídricos. Agricultura e solo. Ar. Florestas. Ecossistemas.
2. Atmosfera. Pressão e massa.Estrutura e composição. Conceito de camada limite. Tempo de residência.
3. Poluentes e fontes de poluição. Emissões na UE por setores de atividades. Química atmosférica. Aerossóis. Dispersão e transporte
atmosférico.
4. Alterações climáticas. Clima e meteorologia. Alteração climáticas vs Poluição atmosférica. Legislação de controlo da qualidade do ar.
Evidências científicas. Mitigação. Impactes, adaptação e vulnerabilidade. Estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas.
5. Riscos: definição, tipologia (naturais, tecnológicos e industriais). Avaliação nacional de riscos. Risco e alterações climáticas. Noções de
perigo, risco e vulnerabilidade. Matriz de risco. Noção de catástrofe. Base de dados de catástrofes. Quadro de ação Sendai.
6. Riscos urbanos: causas e consequências. ODS11. Conceito de resiliência urbana.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ANEPC (2019), Avaliação Nacional de Riscos. Disponível em https://prociv.gov.pt/pt/documentacao/avaliacao-nacional-de-risco/
IPCC (2023). AR6 Synthesis report: climate change 2023. Intergovernmental panel on climate change. Disponível em: https://www.ipcc.ch
Lourenco L. e Vieira A. (2020). Catástrofes naturais: uma abordagem global. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University
Press
Stewart, I., Donovan, K. (2008). Natural Hazards. Understanding Environmental Issues. Sage, 207, 234. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/266741128_Natural_Hazards