Estruturas em Edifícios

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções sobre materiais, fundamentos de mecânica e resistência dos materiais

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas usam-se os métodos expositivo e inquisitivo. Durante a abordagem dos assuntos programáticos, incentiva-se o espírito crítico e a compreensão física dos mesmos, com uma participação ativa nas aulas.

Os alunos realizarão a resolução de exercícios individualmente ou em grupo.  

Os alunos serão também incentivados a realizar pesquisas bibliográficas sobre os assuntos abordados. A discussão geral dos tópicos lecionados (troca de ideias entre docente e os alunos) e o esclarecimento de dúvidas serão fundamentais para que os alunos compreendam e consolidem os conhecimentos técnicos definidos no programa.

Nas aulas serão exploradas além das competências de aprendizagem individuais, o trabalho em equipa através do esclarecimento de dúvidas e a realização de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Aprender a teoria e a prática sobre a execução, produção e dimensionamento de estruturas para edifícios (estruturas de betão, aço e madeira).

Competências genéricas: Aplicar os conhecimentos na resolução de problemas práticos; aumento da compreensão sobre os temas associados ao espaço urbano; realizar julgamentos/tomadas de decisões; aumentar a capacidade para comunicar e discutir assuntos tecnológicos; desenvolver o sentido critico e de autoaprendizagem.

Competências específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão na área das estruturas; aprender os princípios fundamentais sobre o comportamento de estruturas; identificar e compreender o funcionamento dos diferentes tipos de elementos estruturais; adquirir conhecimentos sobre as regras a cumprir na execução de estruturas; aprender os princípios teóricos envolvidos no dimensionamento de elementos estruturais; estratégias para melhorar a ecoeficiência das estruturas.

Programa

Parte 1 – Conceitos fundamentais

Materiais usados nas estruturas de edifícios: aço, madeira e betão. Propriedades mecânicas dos vários materiais (aço, madeira e betão). Notas históricas do betão armado como material estrutural. Noções gerais sobre os vários tipos de elementos estruturais e suas funções (vigas, pilares, lajes, paredes e sapatas). Princípios sobre a verificação da segurança de estruturas: estados limites últimos e estados limite de utilização. Materiais e soluções mais sustentáveis. Importância da durabilidade das estruturas.

Parte 2 – Sistemas estruturais de edifícios

Estruturas de aço: vantagens e desvantagens, perfis metálicos, ligações, execução, casos de estudo. Estruturas de madeira: madeira maciça e madeira lamelada colada, vantagens e desvantagens, ligações, execução, casos de estudo. Estruturas de betão armado: Comportamento de estruturas de betão armado, tipos de betão e aço, betões ecoeficiente, fendilhação, tipos de armaduras, regulamentos sobre o dimensionamento de estruturas de betão (EN 1992), regras de execução de estruturas de betão armado (EN 13670), casos de estudo.

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Nuno Francisco do Carmo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CEN. (2004). EN 1992-1-1 Eurocódigo 2: Projeto de estruturas de betão – Parte 1-1: Regras gerais e regras para edifícios. Comité Europeu de Normalização.

fib. (2013). Model Code for Concrete Structures 2010 (MC2010). Fédération Internationale du Béton, Ernst & Sohn.

IPQ. (2011). EN 13670: Execução de estruturas de betão. Instituto Português da Qualidade.

Park, R., & Gamble, W. L. (1980). Reinforced concrete slabs. John Wiley & Sons.

Leonhardt, F. (1977–1980). Construções de concreto (Vols. 1–4). Interciência.

Appleton, J. (2013). Estruturas de betão. ORION.

Cachim, P., & Morais, M. (2011). Estruturas de betão: Bases de cálculo segundo o Eurocódigo 2. Publindústria.

CEN. (2008). EN 1995 Eurocódigo 5: Projeto de estruturas de madeira. Comité Europeu de Normalização.

CEN. (2005). EN 1993 Eurocódigo 3: Projeto de estruturas de aço. Comité Europeu de Normalização.

Cachim, P. B. (2007). Construções em madeira. Publindústria.

Negrão, J., & Faria, A. (2009). Projeto de estruturas de madeira. Publindústria.

Simões, R. (2014). Manual de dimensionamento de estruturas metálicas (3ª ed.). CMM.